ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO ENSINO SUPERIOR: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO E DE RESISTÊNCIA

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO ENSINO SUPERIOR: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO E DE RESISTÊNCIA
Autores
  • Adriana Miranda Pimentel
  • Paulo Sobral Moraes
  • Jonathan Cleber de Souza Santana
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 5] Diversidade e políticas de afirmação
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/177096-estudantes-quilombolas-no-ensino-superior--historias-de-formacao-e-de-resistencia
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Estudantes quilombolas, Ensino Superior, Formação
Resumo
No início dos anos 2000, as universidades brasileiras iniciam um novo momento na sua história ao incluir, através de ações de política afirmativa, estudantes provenientes de grupos sociais e culturais distintos daqueles que normalmente a integravam. A universidade, como espaço de produção de conhecimento, e por consequência, de disputa de narrativas, por muito tempo perpetuou a hegemonia de um único saber, o saber científico, criando assim barreiras para a inclusão de outros saberes e formas de compreensão do mundo. Este artigo apresenta estudos realizados sobre as experiências de estudantes quilombolas no ensino superior, bem como discute resultados de uma pesquisa em uma universidade federal no nordeste brasileiro. Foram realizadas entrevistas narrativas com seis estudantes quilombolas. As entrevistas foram transcritas, lidas e a partir destas foram identificadas categorias de análise. As narrativas revelam situações de negligência e discriminação vividas ao longo da formação na escola básica e que se perpetuam no ensino superior. Os estudantes experimentam o impacto com a cidade grande, dificuldades para acompanhar as atividades acadêmicas, preconceito e a “tomada de consciência” sobre o que é “ser quilombola”. As narrativas evidenciam assimetrias na relação entre os saberes tradicional e acadêmico, no entanto, é de diferentes proporções dependendo da área na qual o estudante está inserido e o diálogo tem ocorrido mais fortemente quando pautado pelo estudante, em particular pelo envolvimento nos coletivos aos quais pertence.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIMENTEL, Adriana Miranda; MORAES, Paulo Sobral; SANTANA, Jonathan Cleber de Souza. ESTUDANTES QUILOMBOLAS NO ENSINO SUPERIOR: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO E DE RESISTÊNCIA.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/177096-ESTUDANTES-QUILOMBOLAS-NO-ENSINO-SUPERIOR--HISTORIAS-DE-FORMACAO-E-DE-RESISTENCIA. Acesso em: 15/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes