“CORRIDA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: ORIGENS SOCIAIS E OPORTUNIDADES INDIVIDUAIS NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
“CORRIDA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: ORIGENS SOCIAIS E OPORTUNIDADES INDIVIDUAIS NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Marcelo da Silva Araujo
  • Otavio Lima Oliveira
  • Victor Hugo Raposo Ferreira
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 7] Educação Memória História
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/178287-corrida-da-trajetoria-escolar-como-ferramenta-pedagogica--origens-sociais-e-oportunidades-individuais-no-ensino
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Trajetórias escolares e desigualdades educacionais, metodologia de ensino, Ensino Médio
Resumo
O presente trabalho reflete sobre uma experiência pedagógica intitulada “Corrida da Trajetória Escolar”. Realizada enquanto atividade letiva em turmas de 1ª série do Ensino Médio do Colégio Pedro II, campus Niterói, ela constituiu parte da atuação de bolsistas do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense – PIBID/UFF, sob a supervisão de professor regente de Sociologia. A proposta foi uma adaptação da “Corrida dos Privilégios”, costumeiramente realizada por movimentos sociais e estudantis, com foco no tensionamento de questões relacionadas às pautas identitárias e de minorias, como o racismo, machismo e a lgbtfobia. O objetivo é trazer à discussão tópicos relacionados à trajetória escolar dos discentes, em diálogo com os conceitos de habitus, capital cultural e violência simbólica, do sociólogo francês Pierre Bourdieu, e, ainda, meritocracia, além de categorias analíticas elaboradas pelos autores. Ainda é incipiente o uso dessa metodologia para fins pedagógicos nos ambientes escolares, tornando importante estabelecer um diálogo que posicione o uso dessa dinâmica para fins didáticos.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ARAUJO, Marcelo da Silva; OLIVEIRA, Otavio Lima; FERREIRA, Victor Hugo Raposo. “CORRIDA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR” COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: ORIGENS SOCIAIS E OPORTUNIDADES INDIVIDUAIS NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/178287-CORRIDA-DA-TRAJETORIA-ESCOLAR-COMO-FERRAMENTA-PEDAGOGICA--ORIGENS-SOCIAIS-E-OPORTUNIDADES-INDIVIDUAIS-NO-ENSINO. Acesso em: 15/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes