O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS ASSOCIADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DEBELADOR DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS ASSOCIADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DEBELADOR DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Autores
  • Lígia de Paula Louvem
  • ANYSIA CARLA LAMÃO PESSANHA
  • Oswaldo Moreira Ferreira
  • Tauã Lima Verdan Rangel
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 11] Informação, educação e tecnologias
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/180379-o-uso-das-novas-tecnologias-associadas-a-educacao-ambiental-como-instrumento-debelador-da-degradacao-ambiental
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Educação ambiental, degradação ambiental, meio ambiente.
Resumo
A educação ambiental exerce um importante papel na sociedade, a lei instituidora estabelece como principal finalidade a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências convergentes a preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a educação assume uma posição transformadora, influenciando na consciência da população para o desenvolvimento pautado na sustentabilidade. Com isso, a sociedade vai se modificando a fim de estabelecer novos preceitos em relação a justiça social e qualidade ambiental. Diante disso, a educação ambiental assume uma função imprescindível de modificação num contexto de crescente degradação socioambiental existente na hodierna sociedade. O problema constatado é verificado nas atitudes humanas, as quais têm levado o meio ambiente a desmedidas consequências. Quanto a degradação ambiental, deve ser combatida mundialmente com a mudança de mentalidade e consciência, alçando novas percepções sobre a qualidade ambiental, aumentando a qualidade de vida atrelada a preservação ambiental. Nesse talvegue, a aludida degradação é um problema emergente, devendo ser combatido não só por um grupo de pessoas organizado, mas por toda a sociedade. Sob a justificativa de que, se a mentalidade da população não estiver intrinsecamente ligada a preservação ambiental, as consequências poderão ser ainda mais danosas do que já são. Com isso, o principal objetivo desse trabalho é mostrar a efetividade da educação ambiental na diminuição da degradação ambiental, através da sensibilização à questão ambiental no seio da sociedade. Para isso, a metodologia utilizada foi revisão de literatura feita de leis, doutrinas, artigos científicos e demais materiais concernentes ao assunto. Portanto, cabe ao Poder Público, as instituições educativas, os meios de comunicação em massa, as empresas, entidades de classe, instituições públicas ou privadas, bem como os órgãos que compõem o Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) e a sociedade como um todo, a promoção da educação ambiental com caráter transformador em prol da preservação do meio ambiente.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOUVEM, Lígia de Paula et al.. O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS ASSOCIADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DEBELADOR DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/180379-O-USO-DAS-NOVAS-TECNOLOGIAS-ASSOCIADAS-A-EDUCACAO-AMBIENTAL-COMO-INSTRUMENTO-DEBELADOR-DA-DEGRADACAO-AMBIENTAL. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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