IMPLICAÇÕES DO CONCEITO EMBODIMENT NO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS

Publicado em 30/01/2020 - ISSN: 2316-266X

Título do Trabalho
IMPLICAÇÕES DO CONCEITO EMBODIMENT NO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Autores
  • Bárbara de Miranda Abreu
  • NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
[GT 13] Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas
Data de Publicação
30/01/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2019/180530-implicacoes-do-conceito-embodiment-no-desenvolvimento-de-metodologias-para-educacao-de-criancas
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
embodiment, aprendizagem metodologia
Resumo
O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre implicações da concepção embodiment para elaboração de metodologias voltadas para o processo-aprendizagem envolvendo crianças. Propomos aqui, uma breve discussão sobre este conceito, incluindo-se suas significações na literatura e em pesquisas atuais, assim como possíveis impactos para explicações acerca do desenvolvimento humano. A presente reflexão está fundamentada em pressupostos da Psicologia Cultura. Nessa perspectiva, discorremos sobre como o processo ensino-aprendizagem é tradicionalmente explicado a partir da dicotomia cartesiana mente e corpo, priorizando as funções mentais dos aprendizes. Em discretos avanços dos serviços educacionais, esses processos atentam para o papel do corpo na aprendizagem. Porém, neste ensaio, avançamos ainda mais e ressaltamos a necessidade de se atentar para a ação, enquanto fenômeno que integra mente e corpo no desenvolvimento humano. Argumentamos que o conceito embodiment nos encaminha para uma abordagem integrada dos processos de ensino e aprendizagem e, sobretudo, do desenvolvimento humano.
Título do Evento
VIII CONINTER
Cidade do Evento
Maceió
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII CONINTER
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABREU, Bárbara de Miranda; SILVA, NADJA MARIA VIEIRA DA. IMPLICAÇÕES DO CONCEITO EMBODIMENT NO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS.. In: Anais do VIII CONINTER. Anais...Maceió(AL) Unit/AL, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2019/180530-IMPLICACOES-DO-CONCEITO-EMBODIMENT-NO-DESENVOLVIMENTO-DE-METODOLOGIAS-PARA-EDUCACAO-DE-CRIANCAS. Acesso em: 27/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes