LEITURA SIGNIFICATIVA POR MEIO DO GÊNERO MICROCONTO NO TWITTER E NO WHATSAPP: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DOS SMARTPHONES

Publicado em 11/01/2021 - ISSN: 2316-266X

DOI
10.29327/coninter2020.293931  
Título do Trabalho
LEITURA SIGNIFICATIVA POR MEIO DO GÊNERO MICROCONTO NO TWITTER E NO WHATSAPP: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DOS SMARTPHONES
Autores
  • THAIS CERQUEIRA FARIA
  • Analice de Oliveira Martins
  • Andre Fernando Uebe Mansur
Modalidade
Resumo
Área temática
GT-19 PRÁTICAS LITERÁRIAS E CULTURAIS: NOVOS DESAFIOS, NOVOS RUMOS
Data de Publicação
11/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2020/293931-leitura-significativa-por-meio-do-genero-microconto-no-twitter-e-no-whatsapp--uma-proposta-para-os-anos-finais-do
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Leitura Significativa, Microconto, Sequência didática
Resumo
A presente pesquisa apresenta uma estratégia de leitura, estruturada em uma sequência didática (SD), com o objetivo de analisar a Leitura Significativa de Frank Smith relacionada com a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, a partir do gênero microconto e com o auxílio dos smartphones. A SD foi destinada aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro e foram utilizados os ambientes do Twitter e do WhatsApp em algumas etapas. A pesquisa constou uma fase exploratória por meio de um questionário e uma intervenção pedagógica em que foi elaborada, implementada e analisada uma SD. Os instrumentos de análises foram dois questionários e uma atividade avaliativa. Pode-se constatar nos resultados que a maioria dos alunos acionaram seus conhecimentos prévios, compreenderam sobre a estrutura do microconto e se sentiram motivados a leitura de textos mais extensos e complexos, além da adaptação da SD para outros gêneros. Mesmo com a suspensão das aulas devido a COVID-19, a turma continuou participando de forma eficiente.
Título do Evento
CONINTER 2020
Título dos Anais do Evento
Anais do IX Coninter
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

FARIA, THAIS CERQUEIRA; MARTINS, Analice de Oliveira; MANSUR, Andre Fernando Uebe. LEITURA SIGNIFICATIVA POR MEIO DO GÊNERO MICROCONTO NO TWITTER E NO WHATSAPP: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM AUXÍLIO DOS SMARTPHONES.. In: Anais do 9º Coninter. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2020/293931-LEITURA-SIGNIFICATIVA-POR-MEIO-DO-GENERO-MICROCONTO-NO-TWITTER-E-NO-WHATSAPP--UMA-PROPOSTA-PARA-OS-ANOS-FINAIS-DO. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes