PODCASTS COMO FERRAMENTAS IMPULSIONADORAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Publicado em 11/01/2021 - ISSN: 2316-266X

DOI
10.29327/coninter2020.296847  
Título do Trabalho
PODCASTS COMO FERRAMENTAS IMPULSIONADORAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Maria Valéria Barbosa
  • Maria Eduarda de Moraes Torres
  • Daniela Almeida Lira
Modalidade
Resumo
Área temática
GT-17 INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
Data de Publicação
11/01/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/coninter2020/296847-podcasts-como-ferramentas-impulsionadoras-do-ensino-aprendizagem-de-sociologia-no-ensino-medio
ISSN
2316-266X
Palavras-Chave
Podcast; Sociologia; Ensino-aprendizagem; Juventudes.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os podcasts como ferramentas impulsionadoras do ensino-aprendizagem de Sociologia no Ensino Médio. Nesse sentido, a seguinte pesquisa coloca os(as) estudantes como protagonistas do processo de ensinar e aprender e, pela perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, verifica a necessidade de atividades que contribuam para a apreensão dos conteúdos, mediadas pelo(a) professor(a). Pensando nisso, os podcasts podem ser considerados ferramentas que dialogam com as juventudes, uma vez que seu processo de produção e consumo de conteúdo estão na internet, espaço de socialização de muitos(as) jovens. Além de possibilitar a criação de um espaço de fala e escuta das juventudes, visando elucidar sua diversidade e complexidade, assim como expõe Dayrell (2003). Ademais, ainda por esse ponto de vista, a pesquisa visa compreender a escola como ambiente de socialização do conhecimento formal sócio historicamente construído e como espaço em que a Sociologia adquire grande relevância para a formação crítica dos(as) estudantes. Por fim, a partir da análise de uma pesquisa-ação, demonstrar os resultados qualitativamente positivos da utilização dos podcasts como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem de Sociologia em uma escola da rede pública do interior de São Paulo, discutindo o desenvolvimento do podcast “Uma Ciência na Rede".
Título do Evento
CONINTER 2020
Título dos Anais do Evento
Anais do IX Coninter
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BARBOSA, Maria Valéria; TORRES, Maria Eduarda de Moraes; LIRA, Daniela Almeida. PODCASTS COMO FERRAMENTAS IMPULSIONADORAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.. In: Anais do 9º Coninter. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/coninter2020/296847-PODCASTS-COMO-FERRAMENTAS-IMPULSIONADORAS-DO-ENSINO-APRENDIZAGEM-DE-SOCIOLOGIA-NO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes