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Apresentação
O ENP – Diálogos da História Ensinada, realizado pelo ProfHistória da Universidade Regional do Cariri pretendeu estimular o debate em torno do ensino de história a partir de temáticas pujantes de nosso tempo. Desta maneira, o evento colocou em destaque as relações entre ensino e aprendizado estabelecidas na prática cotidiana das/dos profissionais de história e suas próprias experiências, aqui consideradas como fontes para o ensino. Destaca-se ainda, a importância de pensarmos as diferentes regiões do país, os saberes mobilizados e utilizados pelas/pelos professoras e professores de história na sua docência diária. Assim, o ENP - Diálogos da História Ensinada buscou estimular a produção, em conjunto, de saberes e práticas que fundamentam o ato de ensinar no ambiente escolar.
Saberes esses que não estão circunscritos a um conjunto de conteúdos de um campo específico, mas que perpassam os enfrentamentos cotidianos do trabalho docente e das necessidades da produção de elementos que deem sentido às práticas e experiência desses sujeitos.
Nos parece fundamental ainda a relação do ensino e as dimensões públicas deste saber. Nos últimos anos, os debates em torno da história pública têm se tornado um dos temas mais procurados entre professores/professoras e profissionais de áreas afins que passaram a perceber a forte presença de demandas e narrativas históricas em nossa cena pública. Em um momento marcado por negacionismos diversos, especialmente, sobre temas históricos, a reflexão sobre as dimensões públicas da história, e de seu ensino, assumiu um papel fundamental em nossos dias.
O evento ressaltou ainda ainda outra questão importante: os desafios em torno de um posicionamento ético relacionado a esses novos lugares de ensinar a história. Seja através de narrativas produzidas pelas mais variadas mídias, em praças, monumentos, ou em trabalhos do próprio ProfHistória que se propõem a investigar tais práticas, como as narrativas públicas da história voltadas ao ensino, É preciso chamar atenção sobre as investidas reacionárias e negacionistas que tem se tornado um problema cotidiano para professores e pesquisadores. Também se apresentam como desafios fundamentais pensar as possibilidades de ampliação das discussões sobre o ensino e diferenças, aludindo relações étnico-raciais, gêneros e sexualidades, pode nos ajudar a indicar possíveis caminhos de atuação do professor em sala de aula.
A própria reflexão sobre o espaço, em suas várias dimensões, também mobilizaram nossa atenção. As relações tempo e espaço se materializam nas ações humanas e se apresentam nas narrativas históricas, no ritmo das mudanças e permanências do meio histórico, na remodelação e reinterpretação das paisagens, na dinâmica de convivências entre as personagens, nas relações sociais de classe, nos conflitos e resistências do cotidiano. As leituras do tempo e do espaço impressas na articulação entre o trabalho historiográfico e o ensino, os múltiplos espaços: fronteiras, cidades, sertões, regiões do Brasil; os lugares de memórias; tempos diversos da história brasileira, entre os conhecimentos acadêmico e escolar nos desafiam nossas ações.
Por fim, mas não menos importante, o I ENP – Diálogos da História Ensinada chamou para seu primeiro plano, seus professores/professoras/discentes. Sujeitos fundamentais neste processo e que, certamente, ocuparão um lugar central em nosso encontro. Os professores e professoras serão convidados(as) a apresentarem suas experiências ensejadas a partir do processo de formação do ProfHistória; a refletirem sobre seus produtos, suas pesquisas, e as transformações impressas em seu cotidiano escolar a partir do curso. Compreendemos que é a partir dessa troca de experiências que poderemos ressaltar as contribuições do ProfHistória como uma experiência exitosa para a transformação do ensino de história no país.
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Responsável
eprofhistoria@gmail.com
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