{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O IV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO teve como tema a “Diversidade Educativa Latino-americana: contextos, desafios e oportunidades”. Este evento teve a capacidade de aproximar e articular as produções, práticas e saberes de estudantes de pós-graduação e egressos, bem como de professores e pesquisadores que atuam em contextos educativos no Brasil, na Colômbia, no Chile, no Ecuador, em Honduras, no México e no Peru. Foi um momento privilegiado no qual os integrantes da comunidade acadêmica que compõe a REDEPEL (Rede de Estudantes e Egressos da Pós-graduação em Educação na América Latina) puderam interagir, compartilhando conhecimentos e experiências, contribuindo para fomentar o desenvolvimento de pesquisas latino-americanas. Sendo assim, o evento representou uma continuidade do processo de discussão e desenvolvimentos dos saberes Sul-Sul, para aproximar as realidades e contextos das compreensões sobre a formação e transformação do pesquisador em rede. Nesta edição, o evento teve como objetivos gerais: promover o intercâmbio de realidades e ampliar as possibilidades de discussão, interação e conhecimento de pós-graduandos, professores e pesquisadores a respeito do trabalho em rede, formação e práticas docentes numa perspectiva crítica; e compartilhar, discutir e sistematizar experiências educativas e de pesquisas desenvolvidas em diferentes contextos latino-americanos com vistas a contribuir para uma visão mais ampla e profunda da Educação. Reunimos aqui os resumos apresentados nos eixos temáticos: Avaliação Curricular, Desenho Curricular, Educação Comunitária e Intercultural, Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional, Fundamentos da Educação, Formação e Currículo, História da Educação e da Pedagogia, Organizações Educativas, Práticas Curriculares e a Participação de Sujeitos, Qualidade Educacional e Avaliação Institucional, Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação. No total, temos 173 trabalhos que trazem contribuições para novos debates. Desejamos que este livro de resumos seja mais um elo na história da REDEPEL!

Boa leitura!

Comissão organizadora do IV CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

 

El IV CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESTUDIANTES DE POSGRADO Y EGRESOS EN EDUCACIÓN tuvo como tema "Diversidad Educativa Latinoamericana: contextos, desafíos y oportunidades". Este evento tuvo la capacidad de reunir y articular las producciones, prácticas y saberes de estudiantes de posgrado y egresados, así como de docentes e investigadores que trabajan en contextos educativos en Brasil, Colombia, Chile, Ecuador, Honduras, México y Perú. Fue un momento privilegiado en el que miembros de la comunidad académica que conforma REDEPEL (Red de Estudiantes y Egresados del Programa de Posgrado en Educación en América Latina) pudieron interactuar, compartiendo conocimientos y experiencias, contribuyendo a fomentar el desarrollo de la investigación latinoamericana. Así, el evento representó una continuidad del proceso de discusión y desarrollo del conocimiento Sur-Sur, para acercar las realidades y contextos a los entendimientos sobre la formación y transformación del investigador en red. En esta edición, el evento tuvo los siguientes objetivos generales: promover el intercambio de realidades y ampliar las posibilidades de discusión, interacción y conocimiento de estudiantes de posgrado, profesores e investigadores en torno al trabajo en red, la formación y las prácticas docentes desde una perspectiva crítica; y compartir, discutir y sistematizar experiencias educativas y de investigación desarrolladas en diferentes contextos latinoamericanos con miras a contribuir a una visión más amplia y profunda de la Educación. Hemos reunido aquí los resúmenes presentados en los ejes temáticos: Evaluación curricular, diseño curricular, educación comunitaria e intercultural, formación y desarrollo profesional de docentes y directivos en el área educativa, fundamentos de la educación, formación y currículo, historia de la educación y la pedagogía, organizaciones educativas, prácticas curriculares y participación de asignaturas, calidad educativa y evaluación institucional, tecnologías de la información y la comunicación en la educación. En total, contamos con 173 ponencias que aportan contribuciones a nuevos debates. ¡Esperamos que este libro de resúmenes sea un eslabón más en la historia de REDEPEL!

¡Feliz lectura!

Comité Organizador del IV CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESTUDIANTES DE POSGRADO Y POSGRADO EN EDUCACIÓN




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

congresoredepel2024@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}