Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O IV CONGRESSO LATINO-AMERICANO
DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO teve como tema a “Diversidade
Educativa Latino-americana: contextos, desafios e oportunidades”. Este evento
teve a capacidade de aproximar e articular as produções, práticas e saberes de
estudantes de pós-graduação e egressos, bem como de professores e pesquisadores
que atuam em contextos educativos no Brasil, na Colômbia, no Chile, no Ecuador,
em Honduras, no México e no Peru. Foi um momento privilegiado no qual os
integrantes da comunidade acadêmica que compõe a REDEPEL (Rede de Estudantes e Egressos
da Pós-graduação em Educação na América Latina) puderam interagir,
compartilhando conhecimentos e experiências, contribuindo para fomentar o
desenvolvimento de pesquisas latino-americanas. Sendo assim, o evento
representou uma continuidade do processo de discussão e desenvolvimentos dos
saberes Sul-Sul, para aproximar as realidades e contextos das compreensões
sobre a formação e transformação do pesquisador em rede. Nesta edição, o evento
teve como objetivos gerais: promover o intercâmbio de realidades e ampliar as
possibilidades de discussão, interação e conhecimento de pós-graduandos,
professores e pesquisadores a respeito do trabalho em rede, formação e práticas
docentes numa perspectiva crítica; e compartilhar, discutir e sistematizar
experiências educativas e de pesquisas desenvolvidas em diferentes contextos
latino-americanos com vistas a contribuir para uma visão mais ampla e profunda
da Educação. Reunimos aqui os resumos apresentados nos eixos temáticos: Avaliação
Curricular, Desenho Curricular, Educação Comunitária e Intercultural, Formação
e Desenvolvimento Profissional de Professores e Gestores na Área Educacional, Fundamentos
da Educação, Formação e Currículo, História da Educação e da Pedagogia, Organizações
Educativas, Práticas Curriculares e a Participação de Sujeitos, Qualidade
Educacional e Avaliação Institucional, Tecnologias da Informação e Comunicação
em Educação. No total, temos 173 trabalhos que trazem contribuições para novos
debates. Desejamos que este livro de resumos seja mais um elo na história da
REDEPEL!
Boa leitura!
Comissão organizadora do IV
CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDANTES E EGRESSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
EDUCAÇÃO
El IV CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESTUDIANTES
DE POSGRADO Y EGRESOS EN EDUCACIÓN tuvo como tema "Diversidad Educativa
Latinoamericana: contextos, desafíos y oportunidades". Este evento tuvo la
capacidad de reunir y articular las producciones, prácticas y saberes de
estudiantes de posgrado y egresados, así como de docentes e investigadores que
trabajan en contextos educativos en Brasil, Colombia, Chile, Ecuador, Honduras,
México y Perú. Fue un momento privilegiado en el que miembros de la comunidad
académica que conforma REDEPEL (Red de Estudiantes y Egresados del Programa de
Posgrado en Educación en América Latina) pudieron interactuar, compartiendo
conocimientos y experiencias, contribuyendo a fomentar el desarrollo de la
investigación latinoamericana. Así, el evento representó una continuidad del
proceso de discusión y desarrollo del conocimiento Sur-Sur, para acercar las
realidades y contextos a los entendimientos sobre la formación y transformación
del investigador en red. En esta edición, el evento tuvo los siguientes
objetivos generales: promover el intercambio de realidades y ampliar las
posibilidades de discusión, interacción y conocimiento de estudiantes de
posgrado, profesores e investigadores en torno al trabajo en red, la formación
y las prácticas docentes desde una perspectiva crítica; y compartir, discutir y
sistematizar experiencias educativas y de investigación desarrolladas en
diferentes contextos latinoamericanos con miras a contribuir a una visión más
amplia y profunda de la Educación. Hemos reunido aquí los resúmenes presentados
en los ejes temáticos: Evaluación curricular, diseño curricular, educación
comunitaria e intercultural, formación y desarrollo profesional de docentes y
directivos en el área educativa, fundamentos de la educación, formación y
currículo, historia de la educación y la pedagogía, organizaciones educativas,
prácticas curriculares y participación de asignaturas, calidad educativa y
evaluación institucional, tecnologías de la información y la comunicación en la
educación. En total, contamos con 173 ponencias que aportan contribuciones a
nuevos debates. ¡Esperamos que este libro de resúmenes sea un eslabón más en la
historia de REDEPEL!
¡Feliz lectura!
Comité Organizador del IV CONGRESO
LATINOAMERICANO DE ESTUDIANTES DE POSGRADO Y POSGRADO EN EDUCACIÓN
{{item.denominacao}} |
Responsável
congresoredepel2024@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}