Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.
O XXVI EBRAPEM foi realizado de maneira on-line e teve sua organização feita pelos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. O evento ocorreu no período de 09 a 12 de novembro de 2022 com o objetivo de debatermos e refletirmos sobre o Retorno às atividades presenciais: desafios para a Educação Matemática.
O EBRAPEM é pensado para ser um espaço no qual pós-graduandos em Educação Matemática possam compartilhar e divulgar experiências e saberes envolvidos nos processos de elaboração de projetos de pesquisa, delineamento teórico-metodológico, sustentação e aprofundamento teórico, bem como de crítica e amadurecimento de análise de dados construídos nas investigações desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado no âmbito da Educação Matemática dos Programas de Educação/Ensino do Brasil.
Encontramos os pesquisadores em Educação Matemática que, apesar de suas funções serem transformadas a depender das necessidades de grupos, tempo e espaço específicos, nunca deixam os saberes, os conhecimentos e a heterogeneidade das leituras de mundo morrer. Por motivos como esse, a Educação Matemática tem se constituído em um campo fértil para desenvolvimento de pesquisas científicas, além de uma área insaciável de luta em prol da melhoria das condições de existência de tudo aquilo que a compõe. Motivados por essa perspectiva, a cidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, o Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática convidou todos os estudantes de pós-graduação a participarem do XXVI EBRAPEM.
Conheça a História do EBRAPEM
O EBRAPEM iniciou há 25 anos, quando um grupo de estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PGEM, da UNESP/Rio Claro, observou que, apesar dos encontros científicos de Educação Matemática contribuírem para o debate e divulgação das pesquisas da área, apenas as produções científicas já concluídas ou em fase de conclusão eram privilegiadas.
Naquela oportunidade, o grupo se deu conta da falta de um espaço para discutir pesquisas em andamento, observar seus processos, elaborações, tomada de decisões, contribuições para o refinamento de métodos e sustentação teórica de referenciais.
Foi assim que, em 1997, o grupo de estudantes da PGEM e alguns professores realizaram um fórum de debate científico organizado por e para alunos pesquisadores em Educação Matemática, objetivando discussão, troca de experiências e conhecimentos entre os Programas de Educação Matemática.
Desta iniciativa pioneira surge o I Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática (I EBRAPEM), realizado em setembro de 1997, na UNESP, em Rio Claro (SP). Participaram deste encontro estudantes de Pós-Graduação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando UNESP, UNICAMP, UFMG e Universidade Santa Úrsula, contabilizando 23 trabalhos inscritos em comunicações orais.
Conheça nossa trajetória
1997 – I EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP)
1998 – II EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP)
1999 – III EBRAPEM – Universidade de Santa Úrsula (Rio de Janeiro/RJ)
2000 – IV EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: A Educação Matemática como área de estudo
2001 – V EBRAPEM – PUC (São Paulo/SP) – Tema: Educação Matemática: realizações, avanços e perspectivas
2002 – VI EBRAPEM – UNICAMP (Campinas/SP) – Tema: A pesquisa em Educação Matemática – múltiplos olhares sobre sua produção em perspectivas teórico-metodológicas
2003 – VII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: Grupos de estudo e pesquisa em Educação Matemática – formação, consolidação e produção científica
2004 – VIII EBRAPEM – UEL (Londrina/PR) – Tema: Prioridades de Pesquisa em Educação Matemática – quais os próximos desafios?
2005 – IX EBRAPEM – Faculdade de Educação da USP (São Paulo/SP) – Tema: Pesquisa em Educação Matemática e transformação social – perspectivas e interfaces
2006 – X EBRAPEM – UFMG (Belo Horizonte/MG) – Tema: Conhecimento e Inclusão Social
2007 – XI EBRAPEM – UFPR (Paraná/PR) – Tema: Trilhas, caminhos e trajetórias da pesquisa em Educação Matemática no Brasil e suas implicações sociais
2008 – XII EBRAPEM – UNESP (Rio Claro/SP) – Tema: Educação matemática: possibilidades de interlocução
2009 – XIII EBRAPEM – UFG (Goiás/GO) – Tema: Educação Matemática: as relações entre a pesquisa e as práticas pedagógicas na sala de aula
2010 – XIV EBRAPEM – UFMS (Campo Grande/MS) – Tema: Educação Matemática: diversidades e particularidades no cenário nacional
2011 – XV EBRAPEM – UEPB (Campina Grande/PB) – Tema: EBRAPEM em movimento: desafios e perspectivas
2012 – XVI EBRAPEM – ULBRAS (Canoas/RS) – Tema: As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais.
2013 – XVII EBRAPEM – IFES (Vitória/ES) – Tema: Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática
2014 – XVIII EBRAPEM – UFPE (Recife/PE) – Tema: EBRAPEM 18 anos: Maioridade, novos desafios e responsabilidades sociais
2015 – XIX EBRAPEM – UFJF (Juiz de Fora/MG) – Tema: As Relações do Ensino de Matemática e a Sala de Aula
2016 – XX EBRAPEM – UFPR (Curitiba/PR) – Tema: As inter-relações da Educação Matemática
2017 – XXI EBRAPEM – UFPel (Pelotas/RS)
2018 – XXII EBRAPEM – FaE/UFMG (Belo Horizonte/MG) – Tema: Pesquisa em Educação Matemática e Inclusão Social
2019 – XXIII EBRAPEM – UNICSUL (São Paulo/SP) – Tema: Pesquisa em Educação Matemática: Perspectivas Curriculares, Ética e Compromisso Social
2020 – XXIV EBRAPEM – UNIOESTE (Cascavel/PR) – Tema: Epistemologia da Pesquisa em Educação Matemática: Metodologia e Tecnologias
2021 –XXV EBRAPEM – UEPB (Campina Grande/PB – Tema: Educação Matemática: pesquisa, diálogos e saberes em contextos adversos.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Qualquer dúvida, entre em contato via e-mail oficial do evento: ebrapem2022@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}