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Apresentação
A ideia de Clubes de Ciências para crianças e jovens remonta
dos movimentos em prol da ampliação da presença das ciências naturais no
currículo de escolas de educação básica dos EUA, em meados dos anos de 1920.
Desde então muitas escolas, museus e associações científicas americanas abriram
espaços para estimular vocações de crianças e jovens interessados em “se
associar em clubes” e/ou participar de feiras de ciências, onde teriam a
oportunidade de entrar em contato com conhecimentos científicos e satisfazer curiosidades
a respeito de diferentes aspectos do mundo natural e avanços tecnológicos. A
partir do final da década de 1950 – principalmente por conta da crucial necessidade de formação
de cientistas e engenheiros para ajudar os EUA e aliados na corrida espacial com
a antiga URSS – clubes e feiras de
ciências ganharam ainda mais impulso e popularidade nesses países.
No Brasil a inspiração em projetos educacionais
norte-americanos da década de 1960 também
estimulou a criação de clubes e feiras de ciências, onde os estudantes
poderiam aprender e praticar um suposto método científico (que incluía a
observação de fenômenos, experimentação, tabulação e análise de dados). Apesar
das críticas ao empirismo ingênuo por trás das ideias pedagógicas propostas, o
entusiasmo de alguns cientistas brasileiros ligados à UNESCO e acordos de
cooperação entre Brasil e a Organização dos Estados Americanos (OEA) viabilizaram
a tradução e difusão de materiais didáticos de diferentes projetos educativos dessa
natureza (por exemplo, PSSC, BSCS e CBA) e a criação de centros de ciências para
treinamento de professores em alguns Estados da Federação. Tais centros
passaram a implementar e estimular a criação de clubes e a realização de feiras
de ciências em vários lugares do Brasil.
Embora, na época, um centro de ciências não tenha sido
implantado no Estado do Pará, o movimento de clubes de feiras de ciências acabou
sendo defendido e disseminado por um grupo professores e estudantes universitários que, em 1979, criaram o Clube de Ciências da UFPA.
Durante as décadas de 1980 e 1990 o movimento foi se
expandindo e se diversificando no Brasil. Foi nessa época e contexto que
ocorreram os oito primeiros Encontros Nacionais de Clube de Ciências, cuja
primeira edição foi realizada em 1987 na cidade de Porto Alegre, RS e a última na cidade de Nova Friburgo, RJ, em 1998.
Além de resgatar e memória e parte dos ideais do movimento de
clubes e feiras de ciência, o Encontro Nacional de Clubes de Ciências 2019
(ENACC 2019) pôs em pauta aspectos históricos e epistemológicos das diferentes
iniciativas de estímulo à iniciação científica infanto-juvenil e formação de
professores, a fim de compartilhar conhecimentos, estimular a realização de
pesquisas educacionais sobre o tema e fortalecer a colaboração entre docentes,
pesquisadores e estudantes de pós-graduação que atuam e/ou pesquisam em/sobre
Clubes de Ciências no Brasil.
Nos anais do ENACC 2019 estão reunidos trabalhos que apresentam
diferentes focos de discussão: detalhes históricos da criação e evolução de
clubes de ciências, impactos formativos em docentes que participaram como
professores-orientadores nesses espaços, peculiaridades de ações e atividades
educativas em diferentes clubes de ciências e distintas perspectivas teóricas
que subjazem as variadas ações realizadas nesses espaços.
Também não podemos deixar de mencionar as belas e merecidas homenagens
realizadas durante o ENACC 2019, principalmente ao grupo de professores e estudantes
universitários que, sob a liderança da Professora Terezinha Oliver Gonçalves,
ousaram criar o Clube de Ciências da UFPA. Hoje, há 40 anos ativo, tendo sido o
nascedouro de diversos outros programas de formação de professores, o CCIUFPA
continua disseminando conhecimentos e inspirando atuais e futuros professores a
implementar e pesquisar maneiras de aperfeiçoar a alfabetização cientifica de
crianças e jovens em escolas e outros espaços educativos.
Jesus Cardoso
Brabo
Comissão
Organizadora do ENACC
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Responsável
Universidade Federal do Pará
Instituto de Educação Matemática e Científica
Cidade Universitária José da Silveira Netto
Av. Augusto Correa, 01, Guamá, 66075-110, Belém, Pará, Brasil
Telefone: +55 91 32017487
Email: iemci@ufpa.br
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