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Apresentação
O Encontro Estadual da Associação
Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE-PR ocorreu nos dias 23
e 24 de setembro de 2024, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná
(UTFPR), campus Curitiba-PR, Sede Centro.
O evento foi organizado pela
Direção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação
(ANPAE - Paraná) e contou com o apoio do Departamento de Educação do campus
Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (DEPED-UTFPR), da Red
Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe) e
das Linhas de Pesquisa de Políticas Educacionais dos Programas de Pós-Graduação
em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE-UFPR) e Universidade
Estadual do Centro-Oeste do Paraná (PPGE-UNICENTRO).
Destinou-se a mestrandos e
doutorandos de cursos de Pós-Graduação em Educação e áreas afins, acadêmicos de
cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior, profissionais da
Educação Básica e Superior, bem como interessados da comunidade em geral.
A temática que norteou a
realização das atividades do evento “A gestão democrática e o novo Plano
Nacional de Educação (PNE 2024-2034): desafios e perspectivas”, insere-se na
realidade política e educacional brasileira, a qual evidencia a discussão nacional
em torno de um novo projeto para a educação permeado por disputas e
perspectivas para a próxima década. Esse debate pode auxiliar na luta por um
projeto de educação pública disputado num contexto de retrocessos educacionais,
bem como pela ampla atuação do empresariado na condução das políticas
educacionais.
Objetivos:
- Promover a formação
profissional de professores e dirigentes educacionais;
- Realizar ações para o
associativismo, cooperação e intercâmbio entre pesquisadores, dirigentes
educacionais, professores e estudantes;
- Incentivar a pesquisa
científica e a socialização de estudos e experiências inovadoras no campo da
política e gestão da educação e seus processos de planejamento e avaliação.
O evento realizou-se de forma
presencial. Contou com conferência de abertura, mesas redondas, sessões
de apresentação de trabalhos, sessões de intercâmbio e debate sobre Grupos de
Pesquisa de Política Educacional e sobre a realidade e os desafios da gestão
escolar.
Eixos temáticos:
1 – Estado, políticas e gestão da
educação
2 – PNE como epicentro das
políticas educacionais
3 – Trabalho, formação e
valorização dos profissionais da educação
4 – Gestão pedagógica, avaliação,
organização curricular e qualidade da educação
5 – Mecanismos de privatização e
os seus efeitos no processo de gestão das escolas públicas
6 – Estudos teóricos e
epistemológicos em política educacional
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Responsável
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