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Apresentação
No Ensino de Ciências observamos muitos
profissionais da Educação que trabalham com jogos e/ou atividades lúdicas.
Existe uma rede de pesquisadores em diversas Universidades e Institutos
Federais que formam professores com uma abordagem de ensino e pesquisa por meio
de jogos. Ainda temos diversos professores da Educação Básica desenvolvendo e
aplicando uma gama de jogos com seus estudantes. Tal questão corrobora para a
necessidade de desenvolvimento de um corpus teórico-metodológico sobre os jogos
que irá auxiliá-los na formação inicial e continuada, além de apresentar novas
metodologias de ensino e aprendizagem, conhecer e trocar experiências das
aplicações dessas metodologias que estão sendo desenvolvidas no Distrito
Federal e no país. Há em diversos programas de pós-graduação, pesquisadores que
estão orientando em nível de mestrado e doutorado na seara do lúdico com
importantes contribuições para a pesquisa local e nacional. Esses programas,
como por exemplo o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da
Universidade de Brasília, possuem linhas de pesquisa sobre jogos que absorvem
professores da Educação Básica do DF e entorno, que ingressam no programa para
formação continuada a nível de mestrado e doutorado. Esses professores são
oriundos tanto da rede privada como, em sua maioria, da rede pública de
ensino.
Grande parte dessas pesquisas realizadas pelos
professores apresenta como produto final uma intervenção pedagógica realizada
na escola, com o intuito de colaborar com o processo de ensino e aprendizagem
dos estudantes e contribuir com a literatura fornecendo material didático que
possa servir para outros professores que queiram adaptá-lo às suas práticas
pedagógicas. Alguns desses professores egressos dos programas de pós-graduação
também atuam junto às suas Secretarias de Educação como formadores em cursos de
formação continuada, demostrando assim o propósito do evento para os
professores que irão atuar com o lúdico em suas salas de aulas, em cursos de
formação e na pesquisa acadêmica, no Distrito Federal e em outras regiões do
Brasil.
Na perspectiva de congregar representantes de
várias regiões brasileiras, o Jalequim configura-se em evento nacional de
repercussão importante tanto na produção intelectual quanto em práticas
pedagógicas, além de possibilitar trocas de experiências investigativas entre
professores do DF com diversas cidades brasileiras.
O subsídio financeiro, por meio de emenda parlamentar, dará possibilidade ao Instituto de Química da Universidade de Brasília de realizar o evento contando com toda estrutura necessária, como por exemplo, stands para apresentação de trabalhos e exposição de materiais pedagógicos, aquisição de banners e faixas para divulgação, serviços de filmagens e fotografias, alugueis de projetores multimídias. O apoio será importante na aquisição de material gráfico ou eletrônico (folders e cartazes) relacionado ao evento, para uso nas apresentações de jogos e utilização em minicursos, bem como garantir, por meio de passagens e hospedagens, a participação dos palestrantes que virão de diferentes estados brasileiros, possibilitando desta forma rica troca de experiências com professores em formação, professores em busca de formação continuada e pesquisadores do Distrito Federal e do Brasil.
O Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química,
Física e Biologia – JALEQUIM é um evento científico iniciado em 2014 em Goiânia
e acontece bienalmente com a participação de estudantes, professores e
pesquisadores da seara do Lúdico espalhados pelo país. Essa primeira edição
teve 257 inscritos e contou com palestras, mesas redondas, minicursos e
apresentação de 122 trabalhos. Em seu início, o evento foi realizado somente
para Química – Encontro Nacional de Jogos e Atividade Lúdicas para o Ensino de
Química – JALEQUIM. O evento alcançou participações representativas das 05
regiões brasileiras.
A segunda edição também foi realizada na Universidade Federal de Goiás,
em Goiânia, no ano de 2016, com enfoque somente na Química. Além de palestras,
mesas redondas, minicurso e apresentação de trabalhos, contou com uma sessão de
lançamento de livros voltada para o campo do lúdico no Ensino de Química. Ao
total foram registradas 179 inscrições e 74 apresentações de trabalhos. Nesta
edição, surgiu a ideia de congregar outras áreas do conhecimento, como Física e
Biologia.
A terceira edição foi realizada em 2018 na cidade de Foz do Iguaçu –
Paraná, na Universidade Federal da Integração Latino Americano. Foram 500
inscritos e 320 trabalhos apresentados. Foram realizadas palestras,
apresentação de trabalhos, minicursos, mesas redondas e lançamento de livros.
No entanto essa edição foi especial, pois congregou três áreas do conhecimento,
a Química, a Física e a Biologia, aumentando não só o número de participantes,
mas englobando outras áreas da ciência, com outros olhares, referenciais e
metodologias.
Por conta da pandemia, a quarta edição, foi realizada em
2021, de modo remoto, pela UFRJ. O evento contou com 935 inscrições e 226
apresentações de trabalho. O JALEQUIM LEVEL 4 por ter sido realizado no remoto
apresentou um aumento significativo de seus participantes contando com pessoas
de todas as regiões do Brasil e de outros países da América do Sul.
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Responsável
Eduardo Luiz Dias
Cavalcanti
eldcquimica@gmail.com
eldcquimica@yahoo.com.br
(61)982171081
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