{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação


Os Anais do XLIII ENEBD trazem os trabalhos selecionados na edição do evento realizada online, no período de 03 a 18 de setembro. Essa edição inclui 30 trabalhos de alunos de graduação em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação, divididos em 5 grupos de trabalhos: GT 1 - Ensino, currículo, atuação política e profissional revolucionária; GT 2 - Organização e representação da informação, comunicação científica; GT 3 - Gestão de Unidades de Informação; GT 4 - Inclusão social, ética da informação e memória social e GT 5 - Diversos.

Os resumos foram selecionados através de um processo de revisão por pares do tipo double blind review. O comitê científico foi coordenado por Ana Julia Lopes (FURG), Andressa Eloany Brito Rebelo (FURG), Camila de Azevedo Gibbon (FURG), Edna Karina da Silva Lira (FURG), Malú Pereira Rosa (UNIASSELVI), e Tainã da Silva Rodrigues (FURG), que organizaram este volume.


GT 1 - Ensino, currículo, atuação política e profissional revolucionária

O GT 1 é constituído por seis resumos expandidos, no qual o primeiro deles tem por título Teoria x prática: análise do ensino em sala de aula aplicado na prática do estágio, escrito por Eddie Carlos Saraiva da Silva, e traz a análise da teoria aplicada na prática durante o estágio. 

Na sequência, o estudo intitulado Monitoria acadêmica em período de pandemia: desafios, possibilidades e potencialidades, dos autores Italo Teixeira Chaves, Juliana de Sousa Lima e Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra, discorre sobre o desenvolvimento de atividades e ações de monitoria acadêmica de graduandos em Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará, com o objetivo central de apresentar práticas realizadas durante a monitoria no período de pandemia em três disciplinas do curso. 

O terceiro resumo expandido do GT 1, Uma análise da temática da Competência em Informação no currículo do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense, com autoria de João Victor Macedo de Oliveira e  Marielle Barros de Moraes, analisa como o conceito de Competência em Informação tem sido apropriado no currículo de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense e para tanto, foi elaborada uma pesquisa exploratória bibliográfica sobre o tema em algumas bases de dados. 

O trabalho Incidências no estágio extracurricular para além do capital: habilidades para o protagonismo discente na biblioteconomia, da autora Kamilla Pereira Silva, elenca habilidades e práxis para discentes de Biblioteconomia protagonizarem durante o estágio extracurricular.

Em seguida o trabalho dos autores Fernanda de Souza Ferreira, Rúbia Martins, Samira Pessoa Dias e Carla Conforto de Oliveira, titulado O projeto “encontro de vivência profissional”: uma análise de seus resultados, traz sobre O projeto “Encontro de Vivência Profissional”,  um evento anual desenvolvido pelo grupo PET Biblioteconomia, da Unesp, Marília/SP que busca por meio de palestras com alunos egressos dos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, combater a evasão escolar.

Por fim, o último resumo expandido do GT 1 tem por título LETRAMENTO INFORMACIONAL: competência informacional, com autoria de Juliana Alves Da Silveira, Amanda das Neves Pinto e Paola Carvalho da Silveira, onde objetiva elencar formas de pesquisa para aumentar a precisão e relevância para obter a maior quantidade de documentos e informações necessárias de modo a tornar a parte da pesquisa mais simples ao usuário.


GT 2 -  Comunicação científica, organização e representação da informação

O primeiro trabalho do GT 2, tem por título A organização e disseminação da informação nos ementários da Procuradoria Consultiva - PGEPA, com autoria de Eddie Carlos Saraiva da Silva, estuda a organização da informação em ambiente jurídico, com ênfase na disseminação da informação por meio de ementários elaborados. 

Na sequência, a investigação intitulada Mapeamento sobre Altimetria nos periódicos da área da Ciência da Informação no Brasil, com autoria de Juliane da Fonseca Ramires, traz um uma bibliometria a respeito da temática Altimetria, que identificou os periódicos que obtêm trabalhos relacionados ao tema, os autores mais produtivos e do que tratam as pesquisas. 

O resumo nominado Quantitativo de artigos científicos publicados em coautorias por pesquisadores da UFAL em 2019, escrito pelos autores Giuliano Martins Porto de Souza e Marcos Aparecido Rodrigues do Prado, apresenta quantitativo de publicações em coautoria na pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2019.

O trabalho sobre Podcasts e o bibliotecário: as potencialidades educacionais de um novo meio de informação adequado à era tecnológica, redigido por Laís Batista Melo, Gabriel Oliveira Nojosa, traz uma abordagem conceitual sobre Podcast e busca relatar as potencialidades do Podcast com o profissional bibliotecário. 

No resumo denominado Histórias em Quadrinhos - Uma análise bibliométrica, escrito por Fernanda Lacerda Santana, Mariana Rabelo Alves dos Santos, Vinicius Gustavo Franco, investiga a importância das histórias em quadrinhos representadas em artigos científicos, na área da Ciência da Informação. 

O trabalho intitulado Diretrizes para o planejamento de repositórios institucionais: recomendações para bibliotecários, com autoria de Kamilla Pereira Silva, Jorge Luiz Cativo Alauzo, trata sobre diretrizes de planejamento para repositórios institucionais. Além disso, traz cinco diretrizes para orientar o processo de implementação dos repositórios. 

O uso das mídias sociais em bibliotecas: interações e perspectivas, escrito por Carolina Maria Ferreira Ribeiro, apresenta a importância da utilização das mídias sociais enquanto mediadora das interações entre bibliotecas atuais e seus usuários, expondo as necessidades de adaptações no meio digital. 

O resumo nominado Xilogravura “os boiadeiros”: indexação de imagem baseado no modelo Sara Shatford, com autoria de André Luiz da Silva Romão, apresenta a indexação de imagens da obra “Os Boiadeiros’’através do modelo Sara Shatford e trazem apontamentos sobre técnicas que auxiliam na recuperação dessas informações. 


GT 3 - Gestão de Unidades de Informação

O GT 3 é composto por 5 resumos expandidos, onde o primeiro deles é intitulado Gestão da informação documental e as necessidades de preservação digital no SEI e tem com autores Bruna Rodrigues de Lima Praxedes e Italo Teixeira Chaves. O resumo aborda a importância da preservação digital na gestão da informação do Sistema Eletrônico de Informação.

Já o segundo resumo expandido possui o título O Serviço de Referência e o Licenciado em Biblioteconomia, de autoria de Luiz Alberto Pereira Maciel e Dryelle Muller Cardoso Oliveira e discorre a respeito dos profissionais licenciados em Biblioteconomia, em meio às novas tecnologias da informação, atuando no serviço de referência, com o objetivo de demonstrar a importância pedagógica desses profissionais.

Em seguida, apresenta-se o estudo de autoria de Brenda Da Silva Monteiro, Emanueli Nascimento da Costa e Priscila do Socorro dos Santos Gomes, com título O Serviço de Referência Virtual da Biblioteca Central da UFPA realizado através das mídias sociais, onde foi analisado o serviço prestado pela biblioteca por meio de um formulário respondido pelos seus usuários.

Seguidamente, encontra-se o trabalho de Rodrigo Sousa e Sousa, Stephanny Oliveira Mendonça e Thayline Inês Pimentel dos Santos intitulado Serviço de referência em bibliotecas universitárias: descrição de serviços ofertados na pandemia de COVID-19 onde descreve os serviços de referência oferecidos pelas bibliotecas universitárias da região norte do país.

E, para encerrar o GT 3, figura-se o resumo expandido Estudo comparativo da estrutura organizacional de bibliotecas públicas: uma análise sobre a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Pública Benedito Leite, de autoria de Thayna Lobato Melo e Jessyara Rêgo silva de Jesus, que teve como intuito fazer uma comparação das estruturas organizacionais de ambas as bibliotecas e analisar a influência organizacional na gestão e divisão de tarefas desses ambientes.


GT 4 - Inclusão social, ética da informação e memória social

O GT 4 é composto por 3 resumos expandidos, onde o primeiro deles é intitulado  Acesso a livros para deficientes visuais: o uso da plataforma Portal do Livro Acessível, com autoria de Silviane Casemiro, com ênfase na disposição da informação ao acesso e a leitura diante dos indivíduos com deficiência visual, através de revisão de literatura. 

 Na sequência, Reflexões sobre ações culturais na Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes, com autoria de Letícia Ferreira de Jesus, traz uma análise das ações culturais ocorrida no Bairro de Ermelino Matarazzo localizada em São Paulo, com a finalidade de demonstrar a construção da cultura e do pensamento crítico através de ações culturais. 

O resumo nominado O incentivo da leitura por meio da sétima arte: O K-DRAMA IT’S OKAY TO NOT BE OKAY, com autoria de Eddie Carlos Saraiva da Silva, traz uma abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisa bibliográfica e observação direta como procedimentos na coleta de dados junto ao k-drama It’s okay to not be okay, com análise de 16 episódios que fazem parte da produção.


GT 5 - Diversos

O primeiro trabalho do GT 5, intitulado “as concepções sobre e Fake News: atuação do Bibliotecário no combate as notícias falsas” de autoria de Carla Conforto de Oliveira e Eduardo Armando Medina Dyna apresenta uma análise dos conceitos de verdade e fake news a partir da concepção analítica de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault no âmbito da Ciência da Informação. Além disso, os autores investigam o papel do bibliotecário no combate às notícias falsas enquanto disseminador da informação.

Em seguida, o trabalho de Brenda Barbosa dos Santos intitulado “Breve Trajetória da Biblioteconomia em São Carlos”, narra brevemente os principais fatos da trajetória da Biblioteconomia na cidade de São Carlos desde o surgimento do primeiro curso de graduação até o primeiro programa de pós-graduação, segundo a autora esse entendimento é fundamental para a construção e preservação da memória da Biblioteconomia local.

O resumo denominado “Coleção como Constelação: uma observação dos efeitos da transmissibilidade nas linhas Imaginárias da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin” de autoria de Lucas Oliver Rodrigues Pacheco e Maria Eduarda Luporini Bitar observa os efeitos da transição de uma coleção para um novo colecionador visando compreender se as relações entre os objetos se mantêm intactas mesmo após a partida de seu colecionador original.

Ana Beatriz da Silva Santana e Caio Felipe Rocha dos Santos escreveram o resumo “Jogos Eletrônicos: uma fonte de informação atrelada ao desenvolvimento cognitivo”, que trata dos benefícios que os jogos podem trazer, tanto como fonte de informação quanto como desenvolvedores cognitivos.

O trabalho de André Luiz da Silva Romão e Carlos Gabriel Lucena da Silva, de título “paleografia e biblioteconomia: mapeamento de produções científicas na base de dados da BRAPCI”, busca explorar as produções científicas que envolvem a Paleografia e a Biblioteconomia na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI). Os autores verificaram a amplitude de produções visando a sua vinculação e compreensão no meio acadêmico e científico. 

Revisão integrativa sobre sustentabilidade informacional e informação ambiental na BRAPCI” de Stela Andrade Vasconcelos, Cecília Abrahão Nascimento de Santi, Emanueli Nascimento da Costa, Vanessa Marques de Oliveira, Fernanda Kelly Gonçalves Menezes, Leandro de Sousa Rocha e Franciele Marques Redigolo, aborda os conceitos de Sustentabilidade Informacional (SI), Informação Ambiental (IA) e ressalta as suas diferentes definições. O trabalho visa identificar os artigos científicos indexados na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), que contemplam estudos em Sustentabilidade Informacional e Informação Ambiental, na área de Ciência da Informação (CI).

Por fim, o resumo nominado “roteirização do podcast "Biblioquê?": relato de experiência durante a pandemia Covid-19”, escrito por Rayanne Azevedo de Souza, Kamilla Pereira Silva, Levi Antonio Faneco Rabelo,  Rodrigo Sousa e Sousa e Danielly Oliveira Inomata, buscou relatar a experiência no processo de roteirização do podcast “Biblioquê?” durante a pandemia. Para os autores, a pertinência da pesquisa se concentra em expor o processo de roteirização para os demais podcasts de modo a contribuir com suas etapas de criação.



Comissão Científica.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Comissão Científica: 

cocientificaenebd2021@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}