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Apresentação
2020,
um ano que marcará a nossa história, entre tantos desafios, dores e mortes
trazidos pela Pandemia da COVID-19, nós, professores, pesquisadores,
pós-graduandos e licenciandos de todo o país, nos reunimos de forma remota,
para pensar em uma educação científica diferenciada. Essa reunião se deu por
meio do nosso II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (II EnECI), nos
dias 14, 15 e 16 de outubro e foi organizado por professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e com o apoio
de diversas outras instituições (USP, UFABC, UFOP, UFJF, UFES, UFVJM).
O II EnECI contou com conferências e mesas redondas
que promoveram reflexões profundas e fundamentadas relacionadas ao
planejamento, implementação e avaliação do ensino por investigação em nosso
país. Em debates intensos e apaixonados, os nossos convidados nos propiciaram
um panorama amplo sobre a história, pesquisas, concepções, políticas públicas,
mudanças curriculares e práticas pedagógicas que nos forneceram um quadro
complexo e desafiador para o desenvolvimento de atividades investigativas nas
escolas da educação básica ou no ensino superior. Esse panorama também nos
trouxe variados horizontes ricos em experiências exitosas e estimulantes que foram
desenvolvidas em salas de aulas nos mais diferentes níveis de aprendizagem.
Um cenário que se apresentou ainda mais iluminado e
mais promissor por meio de 40 rodas de conversa que contaram com a apresentação
de 232 trabalhos completos, que compõem os Anais do II Encontro de Ensino de
Ciências por Investigação, e que se dividem em Relatos de Pesquisa Acadêmica
ou Relatos de Experiência Docente. Esses relatos foram submetidos e
avaliados por pares, de acordo com os seguintes eixos temáticos: Materiais e
estratégias para o desenvolvimento de atividades investigativas; Ensino e
aprendizagem baseados no ensino por Investigação; Interações discursivas e
argumentação em aulas investigativas; Formação de professores e o Ensino por
Investigação; Alfabetização Científica e abordagem CTS em aulas investigativas;
Práticas investigativas em espaços não formais; As TIC como estratégia para o
ensino por investigação; Inclusão social no Ensino por Investigação; Questões
metodológicas na pesquisa com foco no ensino por investigação.
Ao final do II EnECI, acreditamos que participamos mais
do que de um encontro de sujeitos com histórias e experiências peculiares, mas
que promovemos um movimento que congregou estudiosos do
ensino de ciências por investigação. Uma abordagem de ensino que entendemos
como uma das muitas estratégias essenciais para se promover processos de ensino
e aprendizagem diferenciados e inovadores que possam contribuir na construção
de um país mais igualitário, democrático e pautado por princípios de justiça
social e pelo respeito a todas formas de se viver e de amar.
Comissão Organizadora II EnECI
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Responsável
eneci2020@gmail.com
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