Anais do VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS)

IFSUDESTEMG

Carregando



Anais do VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS)


Apresentação

No VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal foi tratado o tema “Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”.

Na perspectiva educacional, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) têm se tornado importantes espaços para discussão e aprimoramento das discussões da temática étnico-racial.

A proposta foi que discutir o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Reconhecemos no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes, daí levanta-se alguns questionamentos: como os estudantes e os profissionais da educação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão se reconhecendo na sua cultura e diversidades? Como expressam suas visões de mundo nas suas práticas pedagógicas? Como estão se manifestando individual e coletivamente diante dos seus pares? Quais os valores que o Sistema Educacional Brasileiro está orientando sobre a implementação das Políticas Educacionais de Ações Afirmativas? E como os gestores e gestoras estão reconhecendo e valorizando os NEAB’s e NEABI’s e ou Grupos Correlatos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica? 

Se, por um lado  reconhecemos que ainda precisamos resistir pois o Racismo Estrutural e Institucional  permeiam a sociedade e as instituições educacionais, por outro lado vemos uma reabertura do diálogo a nível federal para que as pautas identitárias e os processos de inclusão possam fazer (novamente) parte do cotidiano educacional e isso nos permite pensar em reconstrução.

Ao se oportunizar o encontro de diversas culturas intra e extra institucionais com o propósito de compartilhamento de experiências, possibilita-se o surgimento de estratégias que contribuirão com o processo de fortalecimento das políticas educacionais de ações afirmativas com recorte para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais na Rede Federal.

Os NEAB’s, NEABI’s e Grupos Correlatos têm um compromisso importante neste contexto, que é o de “divulgar e disponibilizar estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada aos órgãos de comunicação dos sistemas de educação” (Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana).

Analisar-se-á, posição estratégica dos NEAB’s, NEABI’s e/ou Grupos Correlatos no enfrentamento aos desafios que surgem no cotidiano da Rede IFs. É importante que sejam analisados os dispositivos legais desta temática nos conteúdos que irão ser debatidos, refletidos e encaminhados, pois as reivindicações e propostas, que haverão de alimentar o diálogo no Encontro, certamente apontarão para a necessidade de se vencer os desafios que ainda insistem em alimentar o Racismo estrutural e institucional no âmbito educacional brasileiro. 

Responsável

Secretaria VII ERAS e VII ENNEABI

enneabi@ifsudestemg.edu.br


Não existem edições anteriores

Comissão Científica
Janaína de Andrade Silva
Pollyana Esteves dos Reis Moreira
Fernanda de Abreu Reiff
Josiane Barbosa Gouvêa
Magda Luiza Mascarello
Eduardo Pereira da Rocha
Maria de Lourdes Cardoso
Silvio Marcos Dias Santos
Gilson Toledo Soares
Gilson José Rodrigues Jr.

Comissão Organizadora
Rosana Machado de Souza
Kaique Osório Alves Neto Silva
Amanda Carolina Costa Silveira
Ana Carolina Corrêa Salvio
Claudete Marques das Neves
Cleverson Ramom Carvalho Silva
Diogo Pereira Matos
Eduardo Caliani Júnior
Eduardo Pereira da Rocha
Felipe do Couto Torres
Fernanda de Abreu Reiff
Herliton Rodrigues Nunes
Huyra Estevão de Araujo
Jacineide Arão dos Santos Profeta
Janaina De Andrade Silva
Janaina Faria Cardoso Maia
João Batista Cardoso Botelho
Josiane Barbosa Gouvêa
Junior Luiz Costa
Lívia Dias de Paula Porfírio
Magda Luiza Mascarello
Margarete Moreira Coutinho e Silva
Maria de Lourdes Cardoso
Maria do Socorro Coelho Botelho
Melyssa Hemelin Gonçalves
Paula Queiroz Dutra
Paulo de Oliveira Nascimento
Pollyana Esteves dos Reis Moreira
Samuel Gabriel Assis
Shyrley de Almeida Alves
Silvio Marcos Dias Santos
Teresinha Moreira de Magalhães
Valdir José da Silva

Periodicidade da publicação
Edição única
Label_Idiomas
Português
Editor
Even3 - R. do Brum, 248 - Segundo andar - Recife, PE, 50030-260
Pôster Clique para baixar
ST - A NEGAÇÃO AOS LUGARES SUBALTERNOS - DESOBEDIÊNCIA ÀS CATEGORIAS COLONIAIS DE RAÇA E GÊNERO A PARTIR DAS VIVÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS Clique para baixar
ST - CULTURA E MOBILIZAÇÕES INDÍGENAS NA SALA DE AULA Clique para baixar
ST - DUAS DÉCADAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E UMA DA LEI DE COTAS Clique para baixar
ST - ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUAS NA REDE FEDERAL: PEDAGOGIAS ANTIRRACISTAS E INTERCÂMBIOS DOCENTES EM PROL DA JUSTIÇA SOCIAL Clique para baixar
ST - IDENTIDADES E DIVERSIDADES: POR UMA ESTÉTICA EXUÍSTICA DE CRUZOS E ENTRECRUZOS Clique para baixar
ST - INTERSECCIONALIDADE, BRANQUITUDE E RELAÇÕES DE TRABALHO Clique para baixar
ST - LETRAMENTO RACIAL PARA GESTORES ESCOLARES: ESTRATÉGIAS PARA A EFETIVAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS Clique para baixar
ST - LITERATURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DE ENSINO, EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO Clique para baixar
ST - OS NEABI’S NOS IF’S: O PAPEL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS Clique para baixar
ST - QUILOMBOS E QUILOMBOLAS: INTERSECÇÕES ENTRE TERRITÓRIO, CULTURA, EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA, CLASSE, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS Clique para baixar
ST - REPRESENTAÇÃO E RECONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES AFROBRASILEIRAS E INDÍGENAS PELAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Clique para baixar
ST - VOU APRENDER A LER, PARA ENSINAR MEUS CAMARADAS: REFLEXÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA Clique para baixar
Branquitude e Relações Raciais
Direitos, ações afirmativas e políticas públicas
Educação para as relações étnico-raciais (ERER)
Mídia e negritude
Negros(as) / in indígenasArte, literatura e culturas afro-brasileiras e africanas ou indígenas, inovação e tecnologias:
Quilombos e quilombolas; Educação escolar quilombola; Saberes e Territorialidades
Raça, corpo, gênero, sexualidades e interseccionalidades
Relações de trabalho
Religiosidades, ancestralidades
Saúde, corpo e diversidades étnico raciais
Sustentabilidade
Territórios e territorialidades afro-indígenas