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Apresentação
No VII Encontro Nacional de NEAB’s e NEABI’s e grupos correlatos da Rede Federal foi tratado o tema “Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”.
Na perspectiva educacional, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) têm se tornado importantes espaços para discussão e aprimoramento das discussões da temática étnico-racial.
A proposta foi que discutir o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Reconhecemos no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes, daí levanta-se alguns questionamentos: como os estudantes e os profissionais da educação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica estão se reconhecendo na sua cultura e diversidades? Como expressam suas visões de mundo nas suas práticas pedagógicas? Como estão se manifestando individual e coletivamente diante dos seus pares? Quais os valores que o Sistema Educacional Brasileiro está orientando sobre a implementação das Políticas Educacionais de Ações Afirmativas? E como os gestores e gestoras estão reconhecendo e valorizando os NEAB’s e NEABI’s e ou Grupos Correlatos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica?
Se, por um lado reconhecemos que ainda precisamos resistir pois o Racismo Estrutural e Institucional permeiam a sociedade e as instituições educacionais, por outro lado vemos uma reabertura do diálogo a nível federal para que as pautas identitárias e os processos de inclusão possam fazer (novamente) parte do cotidiano educacional e isso nos permite pensar em reconstrução.
Ao se oportunizar o encontro de diversas culturas intra e extra institucionais com o propósito de compartilhamento de experiências, possibilita-se o surgimento de estratégias que contribuirão com o processo de fortalecimento das políticas educacionais de ações afirmativas com recorte para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais na Rede Federal.
Os NEAB’s, NEABI’s e Grupos Correlatos têm um compromisso importante neste contexto, que é o de “divulgar e disponibilizar estudos, pesquisas, materiais didáticos e atividades de formação continuada aos órgãos de comunicação dos sistemas de educação” (Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana).
Analisar-se-á, posição estratégica dos NEAB’s, NEABI’s e/ou Grupos Correlatos no enfrentamento aos desafios que surgem no cotidiano da Rede IFs. É importante que sejam analisados os dispositivos legais desta temática nos conteúdos que irão ser debatidos, refletidos e encaminhados, pois as reivindicações e propostas, que haverão de alimentar o diálogo no Encontro, certamente apontarão para a necessidade de se vencer os desafios que ainda insistem em alimentar o Racismo estrutural e institucional no âmbito educacional brasileiro.
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Responsável
Secretaria VII ERAS e VII ENNEABI
enneabi@ifsudestemg.edu.br
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