{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Palavras iniciais


O Encontro de Pesquisa já está na 3ª edição e se afirma como um espaço de diálogo e se realiza pelas diversas conexões que as muitas ciências gastronômicas assumem. É um encontro para estimular o pensamento, por isso não temos recortes pré-definidos, é que emerge do campo que nos interessa.  E porque acreditamos que às vezes é mais fecundo aceitar que não temos certezas.

Acreditamos que “a educação, assim como a vida se fazem de três formas - caminhar, encontrar, celebrar e tudo isso acontece a um só tempo".

É, portanto, um espaço coletivo e por isso mesmo político. Coletivo porque nasce de desejos comuns que estavam dispersos no campo de pensamento das Gastronomias. Não se trata, pois, de um projeto individual, mas sim de encontro desses desejos. O encontro é, então, um convite a pensar juntos!

O que estamos construindo aqui, a cada encontro, é uma Gastronomia outra. Alargando o que sabemos e pensamos sobre ela. É das muitas Gastronomias que estamos falando e problematizando, com desejo de superar as forças conservadoras de outrora, antes atreladas a uma certa gastronomia branca, masculina, europeia, militar e com ideais civilizatórios. E tudo isso acontece pela força dos que se ocupam de pensar sobre elas, sobre as gastronomias e também pelo movimento de muitos pesquisadores, não apenas aqueles que compõem a Organização do evento - que é um projeto de extensão universitária, mas de tantos outros pesquisadores que participam desse encontro.

E também... Não se trata de reivindicação por um lugar para a Gastronomia, posto que reivindicações podem ser satisfeitas. Mas se trata sim, de desejo, porque o desejo obedece a outra lógica...

O desejo tende a expansão,

Ele se espraia,

Contagia,

Prolifera e se multiplica,

E se reinventa, portanto, acima de tudo e sempre à medida que se conecta com outros desejos,

E é isso que temos visto acontecer.

O que equivale dizer que estamos construindo, coletivamente, as Gastronomias que queremos.

É isso!

Profa. Claudia Soares


Agradecimentos

Por fim, na função de coordenadora geral do evento, quero agradecer a todos que estão com a gente que fazem esse evento acontecer:

Capes apoio via PAEP – Programa de apoio a eventos no país

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

INJC – Instituto de Nutrição Josué de Castro

Pr5 - Pró Reitoria de Extensão

Departamento de Gastronomia

PPGG – Programa de pós-graduação em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará – Mestrado em Gastronomia da UFC

REDE – Rede de Bacharelados em Gastronomia do brasil

A todos os pesquisadores e pesquisadoras que compõem a equipe executiva,

Aos mediadores que estiveram conosco nos Grupos de trabalho dialogando com os pesquisadores

Aos palestrantes que oportunizaram momentos de reflexão sobre as Gastronomias

DIRAC – Diretoria de acessibilidade da UFRJ

Ao nosso novo Conselho Científico

A nossa Comissão Científica que está com a gente desde o atendimento ao edital Capes

A nossa Equipe Executiva – todos os pesquisadores e pesquisadoras em Gastronomia que empenham desejos e ações na direção da realização desse evento desde 2020.

 

Sem vocês nada disso teria acontecido!

Boa leitura e boas Gastronomias para todes!


Palavras da coordenação científica

Em mais uma edição do ENPEGASTRO as Gastronomias continuam a nos surpreender.

Ao longo dos três dias intensos de evento tivemos a possibilidade de deparar-nos com perspectivas múltiplas para se pesquisar as inúmeras Gastronomias (algumas delas, acredito eu, até então permanecem não exploradas).

Ao todo foram 82 resumos expandidos submetidos provenientes de incontáveis Instituições de Ensino Superior brasileiras. Mais uma vez o ENPEGASTRO reforça a sua presença em escala nacional, como é de sua proposta desde o início, mesmo com algumas atividades presenciais no último dia de evento. Ao todo, 47 trabalhos foram aprovados (índice de 57% de aprovação) para compor os Anais da 3ª edição do ENPEGASTRO. 

Em geral, pode-se dizer que os trabalhos não aprovados incidiram em erros especialmente voltados à forma do manuscrito, como a não utilização do template do evento, a quantidade superior de caracteres permitidos e as discordâncias com as normas vigentes da ABNT. Este cenário precisa ser observado com mais atenção, visto que condições preliminares de submissão devem ser respeitadas pelos autores que buscam participar ativamente dos processos de publicação em periódicos e outros meios de comunicação científica. São esses critérios preliminares que indicam o cuidado que o autor dispendeu com o seu texto.

Ainda assim, destaco que essas pesquisas foram desenvolvidas em múltiplos cenários de formação, desde a Iniciação Científica até em nível de Doutorado, de extensão e de organização em grupos de pesquisa. Todas elas demonstraram contribuições significativas para o desenvolvimento desse campo científico em construção.

Destaco ainda a maior preocupação dos trabalhos apresentados neste ano com relação aos procedimentos metodológicos e aos embasamentos teóricos. De fato, foi possível observar uma guinada na qualidade e na consistência desses aspectos que são tão caros ao desenvolvimento da pesquisa científica.

É desta forma, com qualidade e seriedade, que observo um caminho profícuo para continuar a despertar o espírito científico próprio da Gastronomia e proporcionar a difusão da pesquisa deste campo para os demais campos correlatos.

Em nome da coordenação científica, aproveito para agradecer aos avaliadores que se dispuseram a analisar criteriosamente os trabalhos submetidos e aos mediadores que estiveram presentes nos oito Grupos de Trabalho (GTs) instigando debates e reflexões sobre as pesquisas apresentadas. Por fim, também agradeço ao Conselho Científico pelos guiamentos no tom dessa edição do ENPEGASTRO, nomeadamente: Prof. Dr. Vander Valduga, Prof. Dr. Guilherme Lobão, Profa. Dra. Elga Batista, Profa. Dra. Thaina Schwan, Profa. Dra. Maria Henriqueta Gimenes-Minasse, Profa. Dra. Débora Previatti, Profa. Dra. Sidiana Macêdo, Prof. Dr. Paulo Machado e Profa. Dra. Juliana Dias.

É com grande alegria que vos apresento os Anais do 3º Encontro de Pesquisa em Gastronomia do Brasil.

Boa leitura!

Prof. Dr. Rafael Ferro




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Quaisquer dúvidas favor entrar em contato via e-mail da Comissão Organizadora:

enpegastro@gmail.com



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}