ARCO-ÍRIS DE LICOPENO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE REAÇÕES ORGÂNICAS

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

DOI
10.29327/1341337.1-12  
Título do Trabalho
ARCO-ÍRIS DE LICOPENO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE REAÇÕES ORGÂNICAS
Autores
  • Raniele Maria Zane Batista
  • Francklin William Dos Santos Parrião
  • Erasmo Sergio Ferreira Pessoa Junior
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia)
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/766521-arco-iris-de-licopeno--uma-proposta-para-o-ensino-de-reacoes-organicas
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
ensino de química, experimentação, halogenação.
Resumo
INTRODUÇÃO A atividade experimental no ensino de química melhora e interação entre os estudantes e esclarece dúvidas que não foram sanadas durante as aulas teóricas. O arco-íris de licopeno é um experimento que demonstra diversos aspectos diferentes da Química Geral (densidade, solubilidade e reatividade), Inorgânica (ácidos, sais e reações de dupla troca) e Orgânica (classificação das cadeias carbônicas e reações de adição). O objetivo desta atividade foi apresentar aos estudantes as Reações Orgânicas de Adição: Halogenação (que se trata da adição de halogênios (F2, Cl2, Br2 ou I2) à dupla ligação do composto), utilizando materiais acessíveis como: água sanitária (hipoclorito de sódio) e suco de tomate caseiro (fonte do licopeno). Esta aula prática envolveu estudantes do 3° ano do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. OBJETIVOS - Promover a compressão dos conceitos sobre reações orgânicas; - Demonstrar a reação de adição halogenação; METODOLOGIA Inicialmente houve uma revisão a cercas dos conceitos de reações orgânicas, foram aplicados exercícios de verificação de aprendizagem utilizando os mecanismos de cada reação orgânica. Dentre todos os conceitos relacionados ao conteúdo Reações Orgânicas buscou-se aquele que seria mais acessível a prática experimental. Para a realização da atividade, houve inicialmente a pesquisa bibliográfica – na qual foi selecionado o experimento mais simples de ser executado, apresentação e explicação dos conceitos, organização dos materiais (reagentes e vidrarias) para a atividade. 1º Separação das vidrarias e teste do experimento; 2º Adequação do experimento a realidade do estudante (simplificação do roteiro do experimento); 3º Preparação do suco de tomate e separação das equipes para a aula experimental; 4º Aplicação da atividade experimental, observação e análise dos resultados. RESULTADOS O licopeno é um composto orgânico pertencente ao grupo dos hidrocarbonetos que apresenta uma cadeia carbônica aberta repleta de ligações duplas alternadas e isoladas e ainda radicais metil, ele fornece aos produtos em que está presente uma cor avermelhada como, por exemplo, o tomate e o pimentão vermelho. Durante o experimento observou-se a presença de compostos químicos diferentes à medida em que os reagentes iam sendo adicionados, os quais, quando dissolvidos em água, promovem diferenças na coloração da solução em análise, as cores observadas durante o experimento foram verde, azul esverdeado e amarelo claro. Como isso, foi possível verificar a presença de licopeno no suco de tomate pela reação orgânica de adição: halogenação, pela reação colorimétrica de adição de Bromo, tornando os resultados satisfatórios. A atividade experimental aproximou os discentes proporcionando maior interação entre eles, pois participaram ativamente do processo de aprendizagem aplicando os conceitos anteriormente explorados. CONCLUSÃO É notável que as aulas experimentais no ensino médio assim como em outras etapas da educação básica despertam o interesse, a curiosidade e o senso crítico dos estudantes, visto que, o desinteresse e a falta de motivação dos estudantes pelo ensino de Química podem interferir profundamente na compreensão dos conceitos dificultando o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a aula experimental proporcionou aos participantes uma nova visão sobre a Química.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BATISTA, Raniele Maria Zane; PARRIÃO, Francklin William Dos Santos; JUNIOR, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa. ARCO-ÍRIS DE LICOPENO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE REAÇÕES ORGÂNICAS.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/766521-ARCO-IRIS-DE-LICOPENO--UMA-PROPOSTA-PARA-O-ENSINO-DE-REACOES-ORGANICAS. Acesso em: 29/04/2025

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