GAMEFICAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA: EXPERIÊNCIA DO CURSO DA PLATAFORMA ESKADA

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0188-5

Título do Trabalho
GAMEFICAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA: EXPERIÊNCIA DO CURSO DA PLATAFORMA ESKADA
Autores
  • Tiago Alves Pereira
  • Guilherme Melo Figueirêdo
  • Hidra Santana E Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino de Ciências
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/779715-gameficacao-do-ensino-de-fisica--experiencia-do-curso-da-plataforma-eskada
ISBN
978-65-272-0188-5
Palavras-Chave
Plataforma Eskada, Ensino, Física.
Resumo
INTRODUÇÃO: Uma proposta inovadora para a gamificação do ensino de física, o curso da plataforma Eskada oferece uma abordagem dinâmica e interativa que visa transformar a experiência educacional dos estudantes. O curso fornece os fundamentos teóricos da gamificação como uma metodologia ativa, além de exemplos práticos e estratégias didáticas para sua aplicação eficaz na física. Seu intuito é capacitar os participantes a entender como a gamificação pode ser usada de forma didática e interdisciplinar, dando-lhes uma visão ampla das maneiras pelas quais essa abordagem pode ser usada no processo de ensino e aprendizagem. Ao colocar o aluno no centro de seu próprio percurso educacional, o curso da plataforma. OBJETIVOS: O objetivo do relato de experiência é apresentar como se deu a proposta de capacitação para os docentes para a gamificação e dinamismo em sala de aula. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Pudemos ver uma mudança significativa na maneira como o curso de Física da plataforma Eskada é ensinado. Os fundamentos teóricos da gamificação são discutidos e a proposta de gamificação é mostrada como uma estratégia envolvente e inovadora. Ele também mostra como essa metodologia pode ser usada de forma ativa na vida real. Ao longo do curso, fomos desafiados a repensar o papel como educador e encontrar maneiras inovadoras de envolver os alunos no aprendizado. A interdisciplinaridade, que consideramos um componente essencial, nos permitiu ver a Física como um componente de um ecossistema educacional mais amplo, em vez de apenas uma disciplina. DISCUSSÃO: A ênfase no papel do aluno como protagonista de seu próprio aprendizado revelou-se particularmente eficaz, o que resultou em uma dinâmica de sala de aula mais envolvente e estimulante. A gamificação como uma abordagem pedagógica capaz de redefinir paradigmas no ensino de física é muito importante ao analisar de forma reflexiva essa experiência. O estudo do curso na plataforma Eskada mostrou que a gamificação representa uma mudança significativa na dinâmica da sala de aula, além de simplesmente incorporar elementos de jogos ao ambiente educacional. A integração eficaz de conceitos físicos com outros campos acadêmicos foi possível graças à abordagem interdisciplinar sugerida. Isso contextualizou o conhecimento e permitiu uma compreensão mais abrangente. CONCLUSÃO: A transformação do aluno em protagonista do processo de aprendizagem revelou-se não apenas um conceito teórico, mas também uma prática útil e enriquecedora. Por fim, o curso da plataforma Eskada fortaleceu a convicção de que a gamificação é uma abordagem transformadora e altamente eficaz para ensinar física. O curso aumentou a compreensão das possibilidades da gamificação e me deu ferramentas práticas para implementá-la com sucesso na sala de aula, oferecendo uma compreensão teórica e prática dessa abordagem.
Título do Evento
Ensino de Ciências e seus novos horizontes - II Edição
Título dos Anais do Evento
Anais do Ensino de Ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PEREIRA, Tiago Alves; FIGUEIRÊDO, Guilherme Melo; SILVA, Hidra Santana E. GAMEFICAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA: EXPERIÊNCIA DO CURSO DA PLATAFORMA ESKADA.. In: Anais do ensino de ciências e seus novos horizontes: compreendendo os avanços no século vinte e um. Anais...Belém(PA) Online, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ensino-de-ciencias-e-seus-novos-horizontes-ii-edicao-391439/779715-GAMEFICACAO-DO-ENSINO-DE-FISICA--EXPERIENCIA-DO-CURSO-DA-PLATAFORMA-ESKADA. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes