DENTRO OU FORA DA RASA: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DO RASABOXES INVESTIGADAS EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DE TEATRO

Publicado em 17/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1124-2

Título do Trabalho
DENTRO OU FORA DA RASA: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DO RASABOXES INVESTIGADAS EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DE TEATRO
Autores
  • Letícia De Almeida Pena
Modalidade
Apresentação oral
Área temática
Artes da Cena e seus Modo(s) de fazer e Maneira(s) de existir
Data de Publicação
17/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/950291-dentro-ou-fora-da-rasa--as-possibilidades-metodologicas-do-rasaboxes-investigadas-em-uma-experiencia-pedagogica-c
ISBN
978-65-272-1124-2
Palavras-Chave
Rasaboxes, teatro, pedagogia.
Resumo
A pesquisa intitulada: Dentro ou Fora da Rasa: As possibilidades metodológicas do Rasaboxes investigadas em uma experiência pedagógica com estudantes de teatro, busca explorar as viabilidades pedagógicas encontradas em sala de aula a partir do Rasaboxes, com estudantes de teatro. Ao iniciar o curso de Teatro na UFPE, em 2019, participei de um curso de interpretação para cinema e TV, onde fui apresentada ao jogo “O Quadrado das Emoções”, que marcaria meu primeiro contato com o Rasaboxes. A técnica, que explora a gestão emocional e a expressão através de um tabuleiro com emoções, despertou meu interesse em aprofundar meus estudos na atuação. Em 2023, me matriculei no curso “Do Ato à Ação”, ministrado por Clébia Sousa e me deparei mais uma vez com o “Quadrado das Emoções”, que me havia gerado tanto interesse. Porém, dessa vez a técnica tinha nome próprio e um teórico para chamar de seu, era o Rasaboxes. Ao estudar Richard Schechner, o pai do Rasaboxes e a Estética do Rasa, percebi a importância e a relevância do exercício na atuação. Schechner, teórico da performance, desenvolveu a “Rasaesthetics”, que busca ampliar o prazer estético na performance, comparando-a à arte culinária na transformação e combinação de elementos. A pesquisa se baseia na análise das práticas pedagógicas com o Rasaboxes e sua aplicação na formação teatral, utilizando uma abordagem qualitativa e um relato de experiência. A investigação abordará como a técnica pode ser implementada e suas implicações na pedagogia do teatro. PALAVRAS-CHAVE: Rasaboxes, teatro, pedagogia. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BEVILAQUA, tradução de A., Moraes, M., & Minnick, M. (2012). O ator como atleta das emoções: o rasaboxes | Michele Minnick Towson University (Towson, MD, USA) e Paula Murray Cole Ithaca College (Ithaca, NY, USA). O Percevejo Online, 3(1). SARMENTO, Júlia Peredo. Enlouquecer o rasaboxes: produção de intensidades no trabalho do ator. 2015. 270 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2015. SCHECHNER, Richard. “Rasaesthetics”. The Drama Review, Cambridge, Mass: MIT Press, Fall 2001 (T136).
Título do Evento
EPA - Encontro de Pesquisas em Andamento 2024
Cidade do Evento
Uberlândia
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PENA, Letícia De Almeida. DENTRO OU FORA DA RASA: AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DO RASABOXES INVESTIGADAS EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ESTUDANTES DE TEATRO.. In: Anais do Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC - UFU). Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epa-ufu-encontro-de-pesquisas-em-andamento-2024-478671/950291-DENTRO-OU-FORA-DA-RASA--AS-POSSIBILIDADES-METODOLOGICAS-DO-RASABOXES-INVESTIGADAS-EM-UMA-EXPERIENCIA-PEDAGOGICA-C. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes