Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A Escola Paranaense de Bioinformática (EPB) tem a proposta de reunir estudantes, pesquisadores e o setor privado para tratar de temas de interesse da comunidade acadêmica nas áreas de Bioinformática e Biologia Computacional. A primeira edição da EPB ocorreu em 2018, em uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR-CP) que desenhou os encontros em um formato de evento itinerante a fim de aproximar instituições que fomentam a área no estado do Paraná.
A EPB2019, em sua segunda edição, deu continuidade ao trabalho iniciado na UTFPR-CP, ampliando a escala e a abrangência do evento, envolvendo quatro instituições do Paraná, nas quais a Bioinformática tem destaque: a UTFPR-CP, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Instituto Carlos Chagas / Fundação Oswaldo Cruz (ICC/FIOCRUZ-PR), e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Nesta nova fase, optou-se por sediar a EPB2019 na UFPR, em Curitiba, com o objetivo de ampliar a divulgação e criar um calendário permanente do evento no estado, com a previsão de realizar encontros rotativos entre as instituições do Paraná. A EPB tem como principal público-alvo alunos de graduação em áreas biológicas, biomédicas, exatas e tecnológicas e alunos de pós-graduação em áreas que demandam a Bioinformática, tais como Bioquímica, Microbiologia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ecologia e Genética. Para mais informações, acesse a página do evento EPB2019.
Em 2020, a EPB teve um formato adaptado para a situação pandêmica gerada pelo vírus SARS-CoV-2, sendo a primeira vez organizado de modo virtual. Ainda, o EPB 2020 (link do evento e sua programaçao: https://x-meeting.com/events/sigs2020/epb) foi o único evento satélite dentro do congresso de bioinformática promovido pela AB3C (ab3c.org.br) chamado X-Meeting eXperience 2020, congresso internacional de Bioinformática. No final a programação contou com sete palestras num slot de duração de um dia. Por ter sido virtual, este fato permitiu um alcance internacional, pois foi a primeira vez também que tivemos a participação de um palestrante internacional, o Prof. Dr. Jungnam Cho (China). Ainda, além de professores do grupo (Profa. Maria Berenice Steffens), as tradicionais palestras de alunos, e convidados externos no Brasil.
Em 2021 devido a pandemia COVID-19 e seus impactos a EPB não foi realizada.
Em 2022, a EPB retorna com sua realização no período de 08 a 10 de agosto realizado no SEPT/UFPR, com formato predominantemente presencial. A EPB 2022 foi uma realização dos Programas de Pós-graduação Associados em Bioinformática UFPR - UTFPR-CP e dos Programas de Pós-Graduação em Bioinformática da UFPR e UTFPR, contou com apoio da Fundação Araucária, FIEP, SEPT, NAPI-Bioinformática, UFPR e UTFPR e recebeu patrocínio da CAPES e Associação Brasileira de Biologia Computacional e Bioinformática (AB3C). Na EPB 2022 foram oferecidos cinco minicursos, sendo três deles no formato presencial e dois no formato EaD. A EPB contou com 10 sessões técnicas, palestras e mesa de discussão com palestrantes da UTFPR, UFPR, ICC-FioCruz, FURG, PUCPR, UFRGS, FioCruz-RJ, FioCruz-RJ e Unicamp. Foram 40 resumos apresentados na forma de posters nas seguintes áreas temáticas: Database and Software Development (4 trabalhos), Omics (17 trabalhos), Phylogeny and Evolution (11 trabalhos), Structural Bioinformatics (2 trabalhos) e Systems Biology and Modeling (6 trabalhos). Ao todo, a EPB recebeu 192 inscritos nas seguintes categorias: Sócios-AB3C (14), Profissionais, Docentes e Pós-Doc (44) e Estudante (graduação e pós-graduação) (134). Entre os inscritos, houve a participação em vários níveis de formação: Ensino Médio (2° grau) (5), Graduação (48), Especialista/Pós-graduado (13), Mestrado (66) e Doutorado (60). A EPB recebeu participantes de diversas instituições de ensino e pesquisa, com destaque para: UFPR (63), UTFPR (30), Faculdades Pequeno Príncipe (16), UNICENTRO (8), FioCruz (7), UEL (6), UEM (5), UNIVERSIDADE POSITIVO (5), USP (4), FURG (3) e PUC-PR (3). Logo, a realização da EPB 2022 vem se consolidando como um importante evento no cenário estadual, reunindo estudantes e pesquisadores nesta importante área de pesquisa que é a bioinformática.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Comissão Organizadora EPB 2022, epb2022@ab3c.org.br.
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}