CIDADE, LABIRINTO E RELAÇÕES LÍQUIDAS NO FILME MEDIANERAS - BUENOS AIRES DA ERA DO AMOR VIRTUAL

Publicado em 02/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0414-5

Título do Trabalho
CIDADE, LABIRINTO E RELAÇÕES LÍQUIDAS NO FILME MEDIANERAS - BUENOS AIRES DA ERA DO AMOR VIRTUAL
Autores
  • Luiz Guilherme dos Santos Junior
  • Danieli Pimentel
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 1 - Narrativas e experiências do contemporâneo
Data de Publicação
02/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epca2023/732930-cidade-labirinto-e-relacoes-liquidas-no-filme-medianeras---buenos-aires-da-era-do-amor-virtual
ISBN
978-65-272-0414-5
Palavras-Chave
Cinema, Cidade, Labirinto, Silêncio, Amores líquidos.
Resumo
APRESENTAÇÃO DO OBJETO Em 2011, o filme Medianeras - Buenos Aires da Era do Amor Virtual, de Gustavo Taretto, trouxe inovações para o tema referente ao mundo das tecnologias e de como os seres humanos interagem a partir desses novos modelos de comunicação. Com um roteiro consistente que une crítica à vida moderna, toques de humor e encontros casuais, o filme foi bem recebido pela crítica internacional, pois tece uma narrativa repleta de alegorias sobre a sociedade contemporânea, sobretudo, apresenta o cotidiano das grandes metrópoles. A câmera de Gustavo Taretto flagra pequenas histórias de dois personagens que vivem em Buenos Aires, mas que poderia ser uma história presente em qualquer metrópole do mundo. PROBLEMA Medianeras traz em seu título uma referência a pequenas janelas que são abertas em paredes laterais dos edifícios, para, justamente, propiciar a entrada de raios solares. Mesmo sendo uma prática proibida, quando chega o verão em Buenos Aires, as pessoas optam pela abertura dessas janelas para sentirem, mesmo que seja por alguns momentos, o contato com a luz; e como forma de iluminar o interior dos apartamentos. A problemática que surge é: de que forma as relações humanas se estabelecem não apenas no filme, mas também no contexto das grandes metrópoles, já que o filme é uma representação da cidade que se expande e, ao mesmo tempo, fecha-se para os sujeitos. Nesse sentido, o filme problematiza pontos sobre a conformação do imaginário social, a partir do advento da sociedade midiatizada, em que os processos de interação ganham novas singularidades, como, por exemplo, o “silenciamento” dos sujeitos frente às relações humanas. Tais questões se engendram, de certa maneira, como sintomas paralelos e complementares das novas condições da sociedade contemporânea. OBJETIVOS Desse modo, objetivamos analisar o filme Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2005), base em pesquisas teóricas no âmbito da Comunicação que colocam em debate questões ligadas à interação humana no mundo contemporâneo. Além disso, de modo mais específico, problematizar as seguintes questões: 1) a cidade contemporânea como uma possível representação da Alegoria da Caverna de Platão, tomando como base Hohlfeldt (2003), Machado (2007) e Lemos (2013); 2) os Amores Líquidos da vida pós-moderna como uma negativa do princípio da comunicação humana, a partir de Bauman (2004). METODOLOGIA APLICADA Com base em Gardies (2006), a técnica de análise dará ênfase aos enquadramentos de câmera, para entendermos de que maneira a relação das personagens se apresentam nos espaços de representação cênica. Consideramos que ao enquadrar um determinado campo visual, a câmera entra num jogo entre o visível, o fora-de-campo, profundidades e distâncias de câmera, tensões emocionais e durações temporais, que operam formas de interpretativas e de sentido. Além disso, ao eleger certo enquadramento, entram em diálogo tensões e afetos em vários níveis, em contraste com linhas, cores, sombras ou luzes que podem colaborar para a figuração dos corpos e espaços encenados no filme Medianeiras. PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Cidade. Labirinto. Silêncio. Amores líquidos. REFERÊNCIAS GARDIES, René. Compreender o cinema e as imagens. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa; Texto e Grafia, 2006. HOHLFELDT, Antonio. As origens antigas: a comunicação e as civilizações. In: HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz; FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013. MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007. FILME Medianeras – Buenos Aires da era do amor virtual. Gustavo Taretto, 2011.
Título do Evento
VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JUNIOR, Luiz Guilherme dos Santos; PIMENTEL, Danieli. CIDADE, LABIRINTO E RELAÇÕES LÍQUIDAS NO FILME MEDIANERAS - BUENOS AIRES DA ERA DO AMOR VIRTUAL.. In: Anais do VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia. Anais...Belém(PA) PPGCOM UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epca2023/732930-CIDADE-LABIRINTO-E-RELACOES-LIQUIDAS-NO-FILME-MEDIANERAS---BUENOS-AIRES-DA-ERA-DO-AMOR-VIRTUAL. Acesso em: 25/04/2025

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