MÍDIA, CONSUMO E ESPORTE: ESTUDO DE CASO DA CAZÉTV, DE CASIMIRO MIGUEL

Publicado em 02/05/2024 - ISBN: 978-65-272-0414-5

Título do Trabalho
MÍDIA, CONSUMO E ESPORTE: ESTUDO DE CASO DA CAZÉTV, DE CASIMIRO MIGUEL
Autores
  • Rodolfo Silva Marques
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
GT 2 - Consumo e Comunicação
Data de Publicação
02/05/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/epca2023/756990-midia-consumo-e-esporte--estudo-de-caso-da-cazetv-de-casimiro-miguel
ISBN
978-65-272-0414-5
Palavras-Chave
convergência de mídias, streaming, CazéTV
Resumo
Este trabalho traz as agendas de pesquisa da convergência de mídias e do uso do streaming no ambiente das transmissões esportivas. Nesse cenário, usa-se o objeto de estudo, pela CazéTV, canal de comunicação no Youtube liderado pelo comunicador carioca Casimiro Miguel – o “Cazé”, que se converteu, nos últimos anos, em uma das principais referências no segmento de streaming no Brasil. O objetivo geral é aprofundar a convergência de mídias, na correlação com as marcas, com o uso da publicidade e com as formas de consumo. A convergência de mídias (JENKINS, 2009) traz uma reflexão a respeito das transformações na sociedade, geradas pelo desenvolvimento tecnológico e pelo uso simultâneo de variados tipos de mídia. A convergência midiática (BITTENCOURT, 2017), consolidada pelas tecnologias, pela velocidade e pela facilidade, modifica a maneira como as pessoas de apropriem dos diferentes tipos de conteúdos pelos canais disponíveis. Através do streaming, ficou cada vez mais palpável assistir a filmes ou escutar músicas de forma online, por demanda, sem a necessidade de baixar os dados – o download. As transmissões dos conteúdos acontecem pelo envio de dados via internet, com os arquivos de vídeo e de áudio sendo subdivididos em grupos menores, com os ajustes, dos seus próprios formatos originais. Streaming foi um termo usado pela primeira vez em fitas produzidas pela Data Eletronics Inc., no final dos anos 1990 (PORTAL CANALTECH, 2020). Nesse contexto das transmissões via streaming, discute-se o caso do canal CazéTV, do comunicador carioca Casimiro Miguel. Ele começou a fazer sucesso com transmissões diárias na plataforma Twitch, entre 2018 e 2019, consolidando-se como influenciador digital, youtuber e streamer. A comunicação de Casimiro fortaleceu sua imagem na conexão com o público e ampliou suas possibilidades na atração de grandes marcas, que passaram a ver nos canais liderados pelo streamer uma grande oportunidade para veicular publicidade e ter mais ganhos. Em janeiro de 2022, já como fenômeno da internet e com vários anunciantes em seus canais de comunicação, Casimiro informou que iniciaria a transmissão de eventos esportivos ao vivo, de forma bem-humorada e com os reacts – reações aos vídeos e às partidas de futebol. No primeiro ano de atuação, realizou parceria para a transmissão de alguns jogos do Campeonato Carioca de Futebol, além de partidas do Athletico Paranaense, atuando em Curitiba-PR. Em novembro de 2022, Casimiro criou a CazéTV, no YouTube e com retransmissão pela Twitch, com eventos esportivos. O canal está disponível em www.youtube.com/c/CazéTV e possuía, em julho de 2023, 8.340.000 inscritos (CazéTV, 2023). O canal, em parceria com a produtora Livemode, fechou um acordo com a FIFA e transmitiu 22 jogos da Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar. Assim, em relação ao desenho de pesquisa proposto, há a opção por dois caminhos. Usam-se a revisão de literatura e o estudo de caso em tela, tendo como base também alguns dados de audiência de transmissões do canal CazéTV entre novembro de 2022 e março de 2023. Como conclusões, identificam-se a ação de vanguarda na CazéTV em relação ao streaming esportivo, no país – mesmo não sendo o pioneiro –, e as diferentes linguagens desenvolvidas para atender cada vez mais diversos consumidores. Palavras-Chave: convergência de mídias; streaming; CazéTV. REFERÊNCIAS ACACIO, F. Mídias digitais: como vender produtos e serviços pela internet. São Paulo: Senac, 2020. BITTENCOURT, M. C. A. Convergência midiática e redes digitais: modelo de análise para pesquisas em comunicação. Curitiba: Appris, 2017. CazéTV, 2023. Disponível em https://www.youtube.com/c/CazéTV . Acesso em: 09.jul.2023. JENKINS, H. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e os novos meios de comunicação. São Paulo: Aleph, 2009. PORTAL CANALTECH, 2020. Disponível em https://canaltech.com.br/internet/o-que-e- streaming/. Acesso em: 25 ago.2022.
Título do Evento
VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais do VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARQUES, Rodolfo Silva. MÍDIA, CONSUMO E ESPORTE: ESTUDO DE CASO DA CAZÉTV, DE CASIMIRO MIGUEL.. In: Anais do VI Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia. Anais...Belém(PA) PPGCOM UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/epca2023/756990-MIDIA-CONSUMO-E-ESPORTE--ESTUDO-DE-CASO-DA-CAZETV-DE-CASIMIRO-MIGUEL. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes