{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

“O futuro do planeta é ancestral”. Com estas palavras, a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, sinalizou recentemente que a reconstrução do Brasil contemporâneo acontecerá somente por meio da recuperação de futuros passados, muitas vezes negligenciados e esquecidos, próprios à vivência de atores e grupos marginalizados na história do país. Após a fratura dos últimos anos na política nacional, surge uma série de perguntas: quais histórias ainda podem ser contadas? Quais histórias precisam ser valorizadas? Que conceitos de tempo, que formas de escrita e que maneiras de atuação historiadoras e historiadores podem desenvolver para se contrapor à ascensão de movimentos políticos autoritários e para não repetir processos históricos de expropriação que nos trouxeram até aqui? Após a catástrofe, quais os fins da história e seus possíveis recomeços?

 

Utopias de passado, lembranças do futuro: a história entre fins e recomeços é o tema do IV Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia (EPETH), que será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento, dedicado ao debate e à formulação de novas ideias na historiografia, trará uma ampla gama de profissionais de campos diferentes da história para refletir sobre a intersecção entre teoria da história, pesquisa histórica e sociedade. 

 

O EPETH nasceu da parceria entre a Comunidade de Estudos de Teoria da História (COMUM/UERJ) e o Núcleo de Estudos de História da Historiografia e Modernidade (NEHM/UFOP), que realizaram as duas primeiras edições: em 2017, na cidade de Mariana/MG, e em 2019, no Rio de Janeiro/RJ. A terceira edição foi organizada pelo Laboratório de Teoria da História e História da Historiografia (LETHIS/UFES) e realizada no ano de 2021 de forma remota, em razão da pandemia.

 

O IV EPETH, realizado pelo Laboratório de Estudos sobre os Usos Políticos do Passado (LUPPA/UFRGS), ocorre nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2023 no Centro Cultural e no Campus Centro da UFRGS. A programação conta com conferências, simpósios e painéis temáticos, assim como oficinas de projeto voltadas a estudantes, pesquisadores e pesquisadoras que desejem discutir seus projetos de pesquisas, permitindo a troca de experiências entre pesquisadores de diferentes áreas de atuação. 

 

Neste IV EPETH, pretendemos trazer uma ampla gama de perspectivas para o debate sobre a prática histórica, ampliando o campo da teoria da história em direção à reflexão sobre a integridade do fazer histórico. Conjunta e coletivamente, buscaremos nas utopias do passado as formas de construir novas memórias do futuro.


Imagem da capa: Nam Hoang (unsplah.com)





 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável




{{'Não existem edições anteriores' | translate}}