Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O momento histórico vivido pelas sociedades no mundo, diante dos desafios causados pela pandemia do Covid-19, colocou-nos diante da busca por epistemologias que promovam o debate em torno das investigações numa acepção crítica, reflexiva e colaborativa, capaz de propiciar a inventividade necessária que possa trazer-nos de volta possibilidades de transformações.
O III Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa – ESTREIADIALOGOS, teve por objetivo fomentar a produção de conhecimentos na área da pesquisa-ação, a partir de abordagens interdisciplinares, colocando em debate os desafios teóricos, epistemológicos e metodológicos dessa perspectiva investigativa, em diálogo com as diversas realidades socioculturais de países de língua portuguesa. A crise social que vivemos no mundo hoje pode nos inspirar para continuar nossas pesquisas em processos coletivos e interdisciplinares.
Será que aprendemos que os conhecimentos nunca são alheios aos interesses humanos, que se dão imersos aos contextos das relações uns com os outros? Aprendemos o suficiente para construir epistemologias de pesquisa que dão conta de captar as sutilezas impressas no mundo da vida? Nunca foi tão pertinente problematizar a pesquisa-ação. A complexidade das relações humanas nos exige cada vez mais incorporar em todas as áreas do conhecimento o pressuposto de que todo conhecimento é proveniente dos interesses humanos e que devem ser socialmente sustentáveis. A pesquisa-ação entendida como processo de construção coletiva que se constitui no contexto das relações e das lutas sociais da atualidade.
O III Congresso da Associação em Rede Internacional Lusófona de Investigação-Ação Colaborativa – ESTREIADIALOGOS, foi realizado virtualmente pela Universidade Federal do Espírito Santo, em parceria com outras universidades do Brasil e de Portugal, nos dias 22 a 26 de novembro de 2021, sob o tema “Interfaces entre a pesquisa-ação e as lutas sociais na atualidade”. Visou constituir um espaço de debate sobre o papel da pesquisa-ação, em diversos contextos socioprofissionais, no desenvolvimento de práticas sociais que promovam a inclusão, o diálogo intercultural, a emancipação, a justiça social e cognitiva. Acreditamos que a pesquisa-ação apresenta-se como possibilidade de ressignificação de práticas sociais fomentando a produção de conhecimentos, a criatividade, o desenvolvimento intelectual e o potencial reflexivo Humano.
{{item.denominacao}} |
Responsável
congressobienal2021@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}