Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Nas páginas a seguir, vocês poderão contemplar a riqueza e qualidade dos trabalhos e das temáticas abordadas na 1ª Edição da Jornada Cientifica Favelades Universitáries, realizada em novembro de 2021 em formato virtual. Organizada para “promover a divulgação sócio-técnico-científica de projetos e iniciativas produtoras de conhecimento, conduzidos por estudantes universitários e lideranças sociais moradores das favelas e periferias da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro”, a Jornada ficará para na história dos congressos científicos ocorridos no Brasil.
A concepção deste tipo de evento, com foco na publicização qualificada da produção de conhecimento protagonizada por moradores de favelas e periferias nasceu nos encontros do Fórum Favela Universidade, ação coletiva esta que recebe o apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio da Pro Reitoria de Extensão (PR-5), e da Fundação Oswaldo Cruz, a partir da Cooperação Social da Presidência e do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz). Ademais, por falar em protagonismo, os universitários e universitárias (com matrículas ativas ou egressos), moradores de favelas e periferias estiveram em todos os processos de concepção, planejamento, execução e avaliação da Jornada, claro, não deixando de explicitar o apoio institucional da Fiocruz e UFRJ.
Desde a sua concepção, o aspecto da transdisciplinaridade se apresentou como crucial, algo identificável na programação das atividades (Conferências, Mesas Redondas, Minicursos, Oficinas, Simpósios Temáticos, Exposições e Apresentações Culturais). A ideia central do evento foi de congregar os e as pesquisadores das favelas e periferias, e não o que tem sido produzido sobre esses territórios, permitindo avançar sobre os limites das disciplinas, constituindo debates a partir de temas e dimensões que possibilitaram abordagens diversificadas.
Cabe apontar que valores e princípios da Jornada foram pactuados no âmbito do Fórum Favela Universidade formando as bases de um projeto político-pedagógico da ação: Valores Democráticos, Reconhecimento dos saberes populares, Ciência Cidadã, Defesa da Universidade Pública, Gratuita, Inclusiva e de Qualidade, Reconhecimento da potência dos moradores das favelas e periferias enquanto produtores de conhecimento, Ação Inter e Multidisciplinar, Postura Anti-Racista e Anti-Sexista, Promoção da Saúde e abordagem ambientalmente responsável.
Nesta primeira edição, optou-se pelo recebimento apenas do resumo e não de texto completo para a participação junto aos Simpósios Temáticos. Tivemos 44 (quarenta e quatro) trabalhos aprovados, organizados em 8(oito) sessões temáticas, a saber: Artes, Música e Literatura; Educação para a vida; Geociências (Antropoceno); Gestão para o Estado e as Empresas; História, Memória e Patrimônio; Saúde e Bem Viver; Tecnologia da Informação e Comunicação; e Viver nas Cidades.
Que este documento sirva para a difusão de conhecimentos assim como para o estabelecimento de novas redes e grupos de pesquisa, envolvendo atores da sociedade civil moradores das favelas e periferias de nosso Brasil, bem como de pesquisadores vinculados às universidades e centros de pesquisa.
{{item.denominacao}} |
Responsável
COMISSÃO ORGANIZADORA
Contato: jornadacientificaffu@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}