“FALA, JURAMENTO!”: A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA IMPULSIONANDO EMPREENDEDORES LOCAIS NA TRANSFORMAÇÃO DE UM BAIRRO VIOLENTADO EM POTÊNCIA EMPREENDEDORA.

Publicado em 21/03/2023 - ISBN: 978-85-5722-679-1

Título do Trabalho
“FALA, JURAMENTO!”: A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA IMPULSIONANDO EMPREENDEDORES LOCAIS NA TRANSFORMAÇÃO DE UM BAIRRO VIOLENTADO EM POTÊNCIA EMPREENDEDORA.
Autores
  • Thais Ulrichsen Fernandes
Modalidade
ORAL
Área temática
Viver nas Cidades
Data de Publicação
21/03/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/favela_universidadeii/506184-fala-juramento--a-comunicacao-comunitaria-impulsionando-empreendedores-locais-na-transformacao-de-um-bairro-v
ISBN
978-85-5722-679-1
Palavras-Chave
urbanismo social; favela; processos urbanos; políticas públicas;
Resumo
O Morro do Juramento é uma favela localizada no bairro de Vicente de Carvalho, fazendo divisa entre Cavalcanti e Vaz Lobo. É ponto de confronto entre facções da favela da primavera e da Serrinha, e atualmente controlada pela facção Comando Vermelho. Sua área começou a ser ocupada em 1945, a partir dos processos de gentrificação e da atuação das indústrias. Possui 311 mil metros quadrados de área ocupada, e aproximadamente 2596 domicílios 8757 moradores, sendo dividido em quatro grandes áreas: Rodo, Miolo, Igrejinha e Lazer. Atualmente é palco de grandes confrontos armados pela ocupação do poder do tráfico local. Vicente de Carvalho, é um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, que faz parte da XIV Zona Administrativa. Segundo dados da Prefeitura, o bairro possui 24.310 habitantes, É um bairro dormitório, localizado entre Irajá e Tomás Coelho, possuindo opções de transporte que ligam o Bairro às outras zonas da cidade. Atualmente, o meio de transporte mais utilizado pelos moradores é o Metrô RJ. Em 2020, a taxa de passageiros transportados no Metrô na estação de Vicente de Carvalho foi de 2443 passageiro/dia, ocupando a 3ª posição de maior circulação de pessoas em plataforma na Linha 2 (Pavuna x Cidade Nova) Foram inauguradas 2 estações de BRT localizadas no Bairro. Atualmente, apenas a estação de Vicente de Carvalho está em funcionamento. O Complexo do Juramento, em Vicente de Carvalho, está situado em uma região com grandes conflitos armados pela disputa de ocupação do território e controle do comércio varejistas de entorpecentes. Teve seus Acessos divididos através do processo de implantação da Estação de metrô de Vicente de Carvalho, em 1996 e das obras do BRT. Sua construção quanto Bairro/Complexo “violentado” reflete à implantação através do levantamento dos muros e retirada de linhas de ônibus que, consequentemente, segregaram e reduziram os acessos de ambos os lados. Diante disso, o território passa a ter uma estrutura de não segurança para aqueles que estavam transitando ali. Com a segregação da parte “favelada” de Vicente de Carvalho, surge a pergunta: O JURAMENTO É SEGURO PRA QUEM? E diante desse cenário de falta de acesso aos serviços e oportunidades, a população começou a se movimentar para desenvolver ações dentro da favela com o objetivo de SOBREVIVER! Com o objetivo de atuar como uma contra narrativa do “olhar” sobre a favela pela mídia tradicional, em 2017 nasce o jornal local “FALA, JURAMENTO!”, atuando com os princípios da COMUNICAÇÃO POPULAR E PERIFÉRICA, apresentando o olhar da favela para o mundo. Diante das diversos cenários e oportunidades apresentadas na construção do trabalho, é possível, através do planejamento urbano e análise territorial, propor coletivamente, soluções para os problemas enfrentados pelos moradores do Complexo do Juramento e do bairro de Vicente de Carvalho.
Título do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Thais Ulrichsen. “FALA, JURAMENTO!”: A COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA IMPULSIONANDO EMPREENDEDORES LOCAIS NA TRANSFORMAÇÃO DE UM BAIRRO VIOLENTADO EM POTÊNCIA EMPREENDEDORA... In: II Jornada Científica Favelades Universitáries: Independências, Descolonização e Territórios. Anais...Rio de Janeiro(RJ) FIOCRUZ e UFRJ, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/favela_universidadeII/506184-FALA-JURAMENTO--A-COMUNICACAO-COMUNITARIA-IMPULSIONANDO-EMPREENDEDORES-LOCAIS-NA-TRANSFORMACAO-DE-UM-BAIRRO-V. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes