Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
A VI edição da Feira de Ciências do Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Confresa ocorreu no dia 29 de junho de 2018, consolidando a importância do evento para a região do Araguaia-Xingu.O evento, que teve sua primeira edição em 2013, tem dado visibilidade à qualidade das produções acadêmico-científicas e artísticas da região noroeste do Mato Grosso.
Na edição de 2018, através do edital 08/2018 e apoio da CNPQ, a VI Feira de Ciências oportunizou a apresentação de trabalhos de diversas categorias, divididas em trabalho científico para apresentação em pôster e demonstrações técnicas – ambas com subcategorias para Ensino Fundamental I (1° ao 5°ano), Fundamental II (6° ao 9° ano), Ensino Médio e Técnico e Ensino Superior, comunicações orais submetidas por alunos do Ensino Superior, pesquisadores e professores; além de apresentações artísticas e culturais.
Com o objetivo de promover o ensino, a prática científica no ambiente escolar, este espaço de divulgação científica tem sido imprescindível para o desenvolvimento da educação, pesquisa e extensão da região, pois propicia aos discentes, desde os anos iniciais do ensino fundamental, a vivência em eventos científicos, bem como possibilita a troca de experiências e a formação de redes entre as comunidades escolares, visto que os trabalhos desenvolvidos em escolas indígenas, urbanas, rurais, com suas identidades distintas, proporcionam um evento em que a diversidade e a inovação são inerentes.
A VI Feira de Ciências também propôs a descoberta de vocações e talentos. Os trabalhos inscritos foram avaliados por um grupo de profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento e os cinco melhores trabalhos de discentes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e o 2° ano do Ensino Médio receberam como premiação Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Cnpq), com intenção de estimular que os jovens promova a continuidade das pesquisas desenvolvidas em áreas científicas e tecnológicas. Os três melhores trabalhos de cada categoria foram premiados com medalhas.
A publicação dos resumos e resumos expandidos através dos Anais da VI Feira de Ciência consolida o processo de difusão científica e documenta a qualidade e diversidade das pesquisas realizadas em uma região do centro-oeste brasileiro que persiste em criar, desenvolver-se e inovar, desafiando o apagamento de sua história, o acesso deficitário e os processos de exclusão sistêmica sofridos. O Araguaia-Xingu vive. E mais do que vive: produz conhecimento científico, tecnológico e artístico de excelência. É o que constatamos nos textos a seguir.
{{item.denominacao}} |
Responsável
Feira de Ciências - Campus Confresa
feira.ciencias@cfs.ifmt.edu.br
(66) 3564-2600
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}