ARQUITETURA ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA NO APRENDIZADO INFANTIL

Publicado em 22/11/2019

Título do Trabalho
ARQUITETURA ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA NO APRENDIZADO INFANTIL
Autores
  • Nayara Pricilla Adriano Ferreira da Silva
  • Igor Monte Alto Rezende
  • guilherme letizio
  • Bárbara Poliana Campos Souza
Modalidade
Resumo
Área temática
A produção do habitar: políticas públicas - O Estatuto da Cidade e seus instrumentos (operações urbanas, ...) • A assistência técnica • Fundos e conselhos municipais de habitação • Regularização fundiária • Planos de Habitação • Planejamento e habitação • Participação e controle social • A cidade invisível / a cidade informal • A habitação no ensino, pesquisa e extensão
Data de Publicação
22/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/forumhabitar2019/197549-arquitetura-escolar--a-influencia-da-arquitetura-no-aprendizado-infantil
ISSN
Palavras-Chave
Arquitetura escolar, Educação infantil, ensino-aprendizagem.
Resumo
O presente trabalho tem como foco estudar a influência da arquitetura no aprendizado das crianças com o objetivo de compreender o espaço escolar voltado para a educação infantil. A importância da educação é reconhecida, como podemos ver no aperfeiçoamento das propostas pedagógicas que cada vez mais vem sendo pauta de discursões, porém poucas vezes relacionam-se a qualidade do ensino com a arquitetura escolar. Mesmo que hajam vários projetos voltados para importância da melhoria dos espaços da educação escolar, verdadeiramente na prática isso pouco acontece. O interior das salas de aulas, os espaços de convivência, as mobílias, dentre outros ambientes, com certeza, precisam se adequar para buscar uma melhoria na educação. A arquitetura e a pedagogia de acordo com os estudos precisam estar atreladas, desde a concepção do projeto arquitetônico até sua execução. É de suma importância que o espaço escolar dialogue com o método pedagógico, que também valorize o brincar, possuindo influência fundamental no desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor da criança (ROLIM, GUERRA; TASSIGNY, 2008). Sendo assim o presente trabalho tem como objetivo compreender como a arquitetura pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem infantil, buscando um diálogo entre a arquitetura e a proposta pedagógica, valorizando o entorno onde está inserida, estimulando o brincar e as demais atividades pedagógicas. Busca também identificar não somente a influência que os espaços bem projetados possuem no desenvolvimento e aprendizado das crianças, mas também a importância do brincar, abordando sua relevância, pois não é só a sala de aula que favorece a aquisição de conhecimento. Apesar da existência de diversos projetos voltados para melhoria dos espaços educacionais, na prática isso pouco acontece, de fato. Para concretização desse trabalho, foram utilizados métodos de pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, fundamentados em coleta de dados referente às pesquisas bibliográficas. Para finalizar, foram usados métodos de pesquisa observacional, com o intuito de adquirir dados dos espaços das creches e escolas municipais da cidade de Itabirinha MG. A pesquisa concluiu que a arquitetura escolar influencia no processo de ensino-aprendizagem das crianças e que aos espaços voltados para a educação infantil na cidade de Itabirinha precisam de mais atenção e melhorias para que, de fato, possa se concretizar o aprendizado de maneira mais divertida e prazerosa.
Título do Evento
Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Nayara Pricilla Adriano Ferreira da et al.. ARQUITETURA ESCOLAR: A INFLUÊNCIA DA ARQUITETURA NO APRENDIZADO INFANTIL.. In: Anais do 5º Fórum HABITAR 2019: Habitação e Desenvolvimento Sustentável. Anais...Belo Horizonte(MG) UFMG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/forumhabitar2019/197549-ARQUITETURA-ESCOLAR--A-INFLUENCIA-DA-ARQUITETURA-NO-APRENDIZADO-INFANTIL. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes