Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Geodesign South America é um evento bianual que objetiva reunir entusiastas em Geodesign, metodologia de planejamento e projeto da paisagem, transdisciplinar, cocriativa e participativa que pode ser aplicada em múltiplas escalas, baseada em proposições e negociações entre profissionais de projeto e das engenharias, das ciências geográficas, da tecnologia da informação e das pessoas do lugar. Esse arranjo de atores corrobora para pensarmos em como podemos colaborar para que as paisagens funcionem melhor e respondam aos desafios de agora e aos que estão por vir, inclusive os que são imprevistos.
A edição de 2023 foi realizada em março de 2024 em Fortaleza (CE), no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (DAUD-UFC). Foram convidados a participar do evento profissionais, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, que ministraram palestras compartilhando suas experiências e conduzindo oficinas de Geodesign, além de participarem da apresentação e da mediação de trabalhos selecionados. A equipe local e anfitriã foi coordenada pelo Prof. Newton Becker, com coordenação executiva das pesquisadoras e mestrandas do programa de pós-graduação do DAUD (PPGAUD), Joana Guedes e Gabriela Appleyard, e com apoio logístico do LED-UFC (Laboratório de Experiência Digital). O recurso de fomento foi cordialmente cedido pela Universidade de Minnesota e administrado eficientemente pela Fundação Cetrede. Nesta introdução aos anais do evento, gostaríamos de registrar nosso pedido de desculpas pela mudança de data, estratégia que resultou dos trâmites para captação do fundo de origem internacional. Agradecemos a todos que se mantiveram firmes ao seu propósito de participação e se adequaram ao novo calendário.
Ao todo, o evento contou com 75 inscritos, sendo 14 palestrantes e 61 participantes. Foram ofertadas oficinas de Geodesign (escala local e sul-americana), uma oficina sobre Landscape Information Modeling (LIM) e uma visita técnica à paisagens do Ceará que inspiraram a compreensão da importância da água para as nossas cidades.
Durante os 3 dias, o GDSA23 contou com 2 mesas-redondas, 5 palestras e 26 apresentações de trabalhos (ao todo foram 34 trabalhos aprovados), abrindo um espaço de trocas e discussões entre os participantes, tornando-o, assim, rico em conhecimento. O evento pequeno, em dimensão adequada ao local de realização, proporcionou uma integração notável e frutífera entre seus oi participantes, seja nos momentos técnicos, seja nos almoços de confraternização, proporcionados durante todos os dias do evento para os convidados, palestrantes e participantes especiais.
Tradição com Inovação
O Geodesign 2023 foi um evento que presou pela tradição, ao preservar o ano de 2023 em sua divulgação como esforço para tentar publicizar que o próximo encontro, em Buenos Aires, possa cumprir o calendário bienal, já consolidado na América do Sul. Também trouxe aplicações tradicionais do método original do Prof. Carl Steinitz, através da oficina conduzida pela precursora na difusão do Geodesign em nosso território, Ana Clara Mourão. Ao mesmo tempo, inovamos ao vislumbrar cada vez mais a modelagem da informação como ferramental que se acopla muito bem ao roteiro idealizado por Steinitz. Ele mesmo, em formato remoto, com apoio da equipe presencial formada por Chiara Cocco e Paulo Pellegrino, proporcionou um precioso momento de experimentação para novas aplicações do Geodesign, dessa vez na grande escala do sul do continente americano. E assim o Geodesign se apresentou como um método promissor e evolutivo.
Perspectivas sul-americanas para o Geodesign
Este encontro ímpar foi acolhido na nossa casa, no nosso cotidiano, com aulas acontecendo simultaneamente ao evento, oportunizando que os alunos e os professores do DAUD e de outros departamentos da UFC, notadamente das Engenharias Hidráulica e Ambiental, interagissem com os nossos honrados visitantes. Logramos também o diálogo dos experts e geodesigners com representantes da gestão local, do município Fortaleza, a quarta maior cidade do Brasil, através do seu instituto de planejamento - Iplan. Em quatro dias, que levaram mais de um ano para serem cuidadosamente planejados, desejamos que tudo transcorresse com felicidade. Como indicador dessa alegria, vemos nos registros fotográficos do evento os muitos sorrisos de uma missão cumprida com êxito e leveza. Juntos, conseguimos demonstrar a força da América do Sul no planejamento da nossa paisagem, pela nossa própria gente, utilizando um método que segue na rota colaborativa para ampla aplicação no mundo todo. Nós, sul-americanos, estamos nos preparando para esse futuro de uma linguagem global colaborativa e criamos, inclusive, a nossa logomarca: nossa identidade como Geodesigners.
Até Buenos Aires! Que o GDSA25 traga renovações de saberes e belos reencontros!
{{item.denominacao}} |
Responsável
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design
Av. da Universidade, 2890 – Campus do Benfica, CEP: 60.120-180 – Fortaleza, CE – Brasil.
tel: (85) 3366-7957
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}