{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

?A Expressão Gráfica em seus saberes e em suas contribuições reflexivas e ativas sobre os temas: Inteligências em Simbiose e Emergências Climáticas

É com grande prazer e sentido de responsabilidade que apresentamos os Anais do Graphica 2024, um congresso promovido pela Associação Brasileira de Expressão Gráfica (ABEG), sediado na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, e organizado de maneira interinstitucional, entre a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Federal Sul-rio-grandense, câmpus Pelotas.

Esta edição carrega um simbolismo e adota uma dinâmica especial, pelas circunstâncias que marcam sua realização: retomada de eventos presenciais e resiliência frente às consequências das enchentes de maio de 2024, ocorridas no Rio Grande do Sul. Desta maneira, por um lado, o evento objetiva celebrar a continuidade de uma tradição de trocas no campo do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica entre os congressistas, na modalidade presencial, interrompida pela pandemia de COVID-19. Por outro lado, foi necessário alterar a data inicialmente prevista, de novembro de 2024 para maio de 2025. Os desastres naturais mencionados abalaram a infraestrutura de muitas cidades, incluindo Pelotas, a ponto de inviabilizar o planejamento, em tempo e custos normais, para os deslocamentos aéreos e terrestres exigidos em um evento internacional e com projeção nacional ampla como o Graphica tem se estabelecido.

Tradicionalmente este evento é caracterizado por temas que advêm dos fundamentos da geometria gráfica e de suas aplicações para a comunicação em diferentes áreas profissionais, e sempre foi atento ao desenvolvimento da informática gráfica, que ao longo do tempo provocou mudanças de paradigmas nos meios de expressão: do desenho manual para um campo híbrido, com a colaboração das máquinas para operar em ambientes bi e tridimensionais digitais e complexos, incluindo até mesmo as interfaces naturais, capazes de capturar gestos e movimentos, transformando a relação entre corpo, mente e representação. Essa integração com o pensamento maquínico não substitui a habilidade manual, mas a complementa, enriquecendo as possibilidades interpretativas e produtivas para as diversas áreas, especialmente para a arquitetura, design, artes e engenharias. O que antes era produzido exclusivamente pela mão, passou a contar com os algoritmos, capazes de potencializar a criatividade humana em tempo real e permitindo que máquinas e pessoas estabeleçam processos colaborativos.

Nesta edição do evento, prosseguindo com a mesma postura, a chamada inicial de trabalhos contou com a adição do tema "Inteligências em Simbiose", com o propósito de intensificar e explicitar reflexões sobre o momento de trânsito e convergência entre diferentes inteligências – humana, individual e coletiva, incluindo a inteligência dita artificial.

E, dada a circunstância, da ocorrência de um tempo adicional para a realização do evento, foi agregada, oportunamente, uma nova provocação, portanto uma segunda chamada de trabalhos, com o tema “Expressão Gráfica e tomada de consciência sobre emergências climáticas”.

Em um tempo marcado por crises, tanto ambientais quanto sociais, e por avanços tecnológicos acelerados, todas as áreas de conhecimento são convocadas a imprimir esforços de ampliação e conexão das múltiplas inteligências. A expressão gráfica focada no desenvolvimento da inteligência espacial é, naturalmente, convocada para qualificar o pensamento humano, em níveis elevados de abstração. Trata-se de compreender sua potência como prática crítica e transformadora para a construção de cenários sustentáveis.

Considera-se que o conjunto dos trabalhos aqui reunidos sugerem um sincronismo entre passado, presente e futuro, pela demonstração do estabelecimento de um diálogo contínuo entre o conhecimento acumulado e as inovações tecnológicas. As reflexões promovidas pela ABEG ao longo de quase sete décadas, considerando as suas origens em 1955, alimentam as pesquisas atuais, oferecendo uma base sólida para compreender o estado da arte do campo. As provocações propostas buscaram desafiar e ampliar essas bases, produzindo pensamentos e ações aqui compartilhados e que reafirmam a importância da expressão gráfica para a tomada de consciência sobre os desafios que enfrentamos neste tempo e espaço.

A equipe que organiza esta edição agradece ao coletivo de pesquisadores que compôs o comitê científico das duas chamadas de trabalhos, artigos e resumos expandidos. Assim como agradece a confiança da ABEG pela oportunidade a ela conferida para a realização deste evento.

Convidamos todos e todas à leitura atenta destes anais, na expectativa que inspire novas reflexões e colaborações, fortalecendo a expressão gráfica como uma prática interdisciplinar e comprometida com um futuro mais justo e sustentável.

Boa leitura!

Adriane Borda Almeida da Silva




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

E-mail: graphica2024@gmail.com

Instagram: @graphica_2024



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}