Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O I Congresso Capixaba de Ensino de Ciências reflete um esforço colaborativo para abordar lacunas identificadas no panorama educacional contemporâneo. No âmbito desta discussão, o debate e a reflexão acerca da formação docente em tempos de BNCC e Educação em Tempo Integral, as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino das ciências, o papel do professor pesquisador na educação básica e os métodos de ensino de ciências da natureza foram os temas principais abordados durante os três dias de encontro.
O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos para a Formação de Professores, da Universidade Federal do Espírito Santo (NEFOP/UFES), e contou com a participação de professores de escolas da educação básica do estado do Espírito Santo (SEDU/ES e Secretarias Municipais de Educação) e de professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições de ensino superior, como o Instituto Federal do Espírito Santo, Universidade de Brasília, Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Para além de se constituir em um fórum de apresentação de resultados e debates sobre iniciativas colaborativas entre diversas instituições, o congresso almejou fortalecer os laços profissionais e promover um espaço de diálogo e troca de experiências. Neste contexto, o evento promoveu a interlocução entre professores da educação básica e superior, juntamente com estudantes de licenciatura, fomentando a troca de experiências e a reflexão conjunta sobre a práxis pedagógica no cotidiano escolar.
Este ambiente foi propício para a reflexão crítica e a troca de ideias sobre os desafios enfrentados no ensino de ciências, bem como sobre as possíveis soluções na busca por aprimoramento das habilidades pedagógicas no contexto educacional, social e cultural e por uma prática educativa relevante, visando a adequação às demandas educacionais e ao estímulo de uma aprendizagem que dialogue com as necessidades contemporâneas.
Por fim, o evento culminou com a realização da assembleia geral para a fundação da Associação Capixaba para o Ensino de Ciências, representando um marco importante na consolidação de uma instância participativa que atue de forma propositiva junto à comunidade educacional capixaba. A associação se propõe a dar continuidade a realização do Congresso Capixaba de Ensino de Ciências a cada dois anos, fortalecer os laços profissionais, promover o compartilhamento de recursos e experiências, e estimular a colaboração entre os profissionais da área. Espera-se que essa iniciativa seja um marco para a formação profissional permanente e para a valorização da educação como um todo, contribuindo assim para a melhoria contínua do ensino de ciências no estado do Espírito Santo
Os anais do I Congresso Capixaba de Ensino de Ciências se apresentam como um espaço de divulgação, não apenas das experiências práticas dos participantes, mas também das reflexões críticas e desafios enfrentados no contexto das políticas e práticas pedagógicas e curriculares relacionadas ao ensino de ciências. A diversidade de perspectivas e experiências, agora publicada, não apenas enriquece ainda mais os debates, mas também traz apontamentos importantes acerca dos desafios enfrentados pelos professores em sua prática pedagógica, proporcionando momentos para uma compreensão mais ampla e aprofundada das complexidades inerentes ao ensino das ciências, considerando as mudanças sociais e culturais que tais práticas são capazes de promover na sociedade.
{{item.denominacao}} |
Responsável
nefop.contato@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}