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Apresentação
As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 representam conquistas de movimentos sociais. São frutos de mobilizações, resistência e resiliência. A ideia de raça, no contexto de relações de dominação, incutiu nas novas identidades sociais produzidas nas Américas – índios, negros, mestiços – lugares e papéis sociais que naturalizaram, como se fossem constitutivas desses grupos, noções e práticas de relações de superioridade e inferioridade.
O I Encontro de Residentes de Matemática da UERJ (I RPMAT) foi fruto de uma parceira das escolas campo EM Coração de Jesus (Duque de Caxias, RJ) e EM Professor Teófilo Moreira da Costa (Rio de Janeiro, RJ) com equipes de diferentes unidades da UERJ e de projetos em andamento. As duas escolas municipais são escolas campo do subprojeto de Matemática do programa de Residência Pedagógica (RP) da UERJ (processo CAPES 8887.697225/2022-00). Seus 10 residentes (alunos de licenciatura em Matemática da UERJ da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF – e do Instituto de Matemática e Estatística – IME) e preceptores (professores das escolas campo) aceitaram o desafio de participar da Chamada CNPq/MCTI Nº 02/2023 e o I RPMat foi a atividade de culminância do projeto Nossas ciências, saberes e tradições (processo CNPq 445987/2023-5). Contamos também com a colaboração da equipe do projeto Pontes entre a Universidade e a Escola Básica: promoção e construção do conhecimento científico (processo FAPERJ E-26/210.177/2022) e dos programas de pós-graduação stricto sensu do IME: Programa de Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) e em Ciências Computacionais e Modelagem Matemática (PPG-CompMat).
Os resumos e trabalhos completos aqui publicados representam uma síntese das experiências vividas nos projetos envolvidos.
Boa leitura!
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Responsável
rp.matematica.uerj.maracana@gmail.com
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