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Apresentação

O Seminário Nacional de Pedagogia (SENPED) foi um evento promovido no âmbito da Rede Nacional de Pesquisadoras/es em Pedagogia (RePPed), coletivo constituído em 2020 com o propósito de articular e desenvolver ações de pesquisa e formação referenciadas na perspectiva da Pedagogia como Ciência da Educação e na defesa do estatuto identitário do trabalho de pedagogas/os alinhado à compreensão da educação como prática social desenvolvida em diferentes contextos sociais e institucionais, escolares e não escolares.

O evento voltou sua programação à problematização do campo da Pedagogia no cenário brasileiro, visando instituir reflexões sobre os dilemas e possibilidades que o atravessam em sua tríplice constituição de ciência, curso e profissão. Desse modo, focalizou, por meio de conferências, mesas redondas, grupos de trabalho e outras atividades de caráter científico e cultural, aspectos históricos, teóricos, curriculares e profissiológicos que colaboram com a crítica propositiva em torno da Pedagogia, reconhecendo seu lugar como um saber estruturante de práticas educativas humanizatórias necessárias à construção de uma sociedade democrática, plural e equânime.

Consideramos que esse mote reflexivo situou o SENPED como um evento estratégico no contexto das (contra)reformas educacionais de base neoliberal implementadas nos últimos anos em nosso país, especialmente a Resolução 02/2019 do Conselho Nacional de Educação, cujos efeitos desconfiguram o curso de Pedagogia, radicalizando sua restrição à formação de professoras/es sob uma concepção utilitarista de currículo alinhada às demandas mercadológicas.

O SENPED objetivou, de modo particular: promover discussões que socializem contribuições teórico-metodológicas aos estudos, pesquisas e experiências de formação e de prática profissional em Pedagogia; aprofundar a compreensão da Pedagogia como Ciência da Educação; articular sujeitos e coletivos envolvidos com o debate sobre a constituição identitária da Pedagogia como campo teórico, curso e profissão; potencializar interlocuções que fomentem a problematização do curso de Pedagogia e seus desafios na atualidade.

Os textos registrados nestes Anais foram apresentados oralmente em três grupos de trabalhos (GT), a saber: 1) Pedagogia e perspectivas epistemológicas; 2) Pedagogia e formação de pedagogas/os e professoras/es; c) Pedagogia e práticas pedagógicas em diferentes espaços.

O GT 1 reuniu trabalhos produções sobre o campo científico da Pedagogia, conferindo espaço para debates sobre referenciais epistemológicos e históricos, bem como acerca das perspectivas teóricas de análise os processos educativos e dos objetos, enfoques e desafios da Investigação Pedagógica. O GT 2, por sua vez, tematizou concepções de formação, processo histórico, políticas curriculares e experiências em cursos de Pedagogia, destacando perspectivas de formação inicial e continuada da/o pedagoga/o como especialista e como docente. O GT 3 preconizou a Pedagogia como campo profissional a partir de discussões sobre finalidades e perspectivas de atuação da/o pedagoga/o em espaços escolares e não escolares, contemplando âmbitos, referenciais e experiências de trabalho pedagógico. i




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Responsável

Rede Nacional de Pesquisa em Pedagogia (RePPed)

repped.brasil@gmail.com

Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

dhp@ce.ufpb.br 


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