UTILIZAÇÃO DO SISTEMA-TESTE DE ALLIUM CEPA PARA AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE, CITOTOXICIDADE, GENOTOXICIDADE E MUTAGENICIDADE DO GENGIBRE (ZINGIBER OFFICINALE)

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0388-9

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA-TESTE DE ALLIUM CEPA PARA AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE, CITOTOXICIDADE, GENOTOXICIDADE E MUTAGENICIDADE DO GENGIBRE (ZINGIBER OFFICINALE)
Autores
  • Djorkaeff Oliveira Fontinele
  • Ana Gabriela Rocha
  • Antonio Neudimar Bastos Costa
  • Alesandro Lima de Vasconcelos
  • Rocélio Silva Vieira
  • Anderson Weiny Barbalho Silva
  • José Jackson do Nascimento Costa
Modalidade
RESUMO
Área temática
Testes in vitro e in vivo de Produtos Bioativos
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-simposio-de-biotecnologia-do-semiarido-383474/753394-utilizacao-do-sistema-teste-de-allium-cepa-para-avaliacao-da-toxicidade-citotoxicidade-genotoxicidade-e-mutagen
ISBN
978-65-272-0388-9
Palavras-Chave
Allium cepa, Plantas Medicinais, Toxicidade, Zingiber officinale.
Resumo
Introdução: O gengibre (Zingiber officinale) tem sido amplamente utilizado para tratar doenças inflamatórias, trombo´ticas e diure´ticas (Kaushal et al., 2019). Tendo como conhecimento os vários efeitos benéficos à saúde humana que as plantas medicinais podem promover, deve-se verificar até que ponto a preparação é tóxica, ou seja, a dose máxima a ser utilizada (Palharin et al., 2008). Com objetivo de avaliar os efeitos tóxicos das infusões de plantas medicinais sobre o ciclo celular, destaca-se o sistema-teste de Allium cepa (cebola). Objetivos: Avaliar os efeitos tóxicos, citotóxicos, genotóxicos e mutagênicos do chá do rizoma de Z. officinale através do sistema-teste A. cepa. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de caráter experimental, quantitativo e observacional, realizada no Núcleo de Bioprospecção e Experimentação Molecular Aplicada (NUBEM) do Centro Universitário INTA (UNINTA). Os tratamentos experimentais foram: 5g (T1), 10g (T2) e 15g (T3) dos rizomas de gengibre cozidos em 200mL de água destilada. Para o controle negativo (T4) foi utilizada água destilada, e para o controle positivo (T5) foi utilizado 800mg/L de paracetamol. Os bulbos das cebolas foram crescidos em contato com os diferentes tratamentos por 7 dias. Após o período de crescimento, as raízes foram coletadas, medidas e processadas histologicamente. As lâminas foram analisadas em microscópio óptico, em objetiva de 40X (Guerra; Souza, 2002). Em cada lâmina foram contadas 500 células e as variáveis analisadas foram: comprimento radicular, que indica a toxicidade; o índice mitótico, que indica a citotoxicidade; as anomalias do ciclo mitótico que revelam a genotoxicidade; e o número de micronúcleos que indica a mutagenicidade. As médias foram comparadas pelo Teste de Tukey e um P<0,05 foi considerado significante. Resultados: Quanto à toxicidade, os tratamentos 2 e 3 inibiram o crescimento dos meristemas das rai´zes, quando comparados ao controle negativo e ao tratamento 1. Ale´m disso, a inibic¸a~o do crescimento radicular promovida pelos tratamentos 2 e 3 foi estatisticamente semelhante ao observado no controle positivo (paracetamol na concentrac¸a~o de 800 mg/L). Quanto à citotoxicidade, foi demonstrado uma diminuic¸a~o significativa no nu´mero de mitoses em todos os tratamentos, a` medida que houve o aumento na concentrac¸a~o de gengibre. Quanto à genotoxicidade, T3 apresentou um nu´mero maior de aberrac¸o~es cromosso^micas, quando comparado ao controle negativo e aos tratamentos 1 e 2. No tocante à mutagenicidade, T3 apresentou maior quantidade de micronúcleos, quando comparado ao controle negativo, T1 e T2. Conclusão: As concentrações de 10 e 15g de rizomas de gengibre podem apresentar conseque^ncias nocivas sobre o ciclo celular de A. cepa, como efeitos to´xicos, citoto´xicos e genoto´xicos. A concentração de 15g de gengibre é capaz de induzir a mutagenicidade nos meristemas de cebola.
Título do Evento
I SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DO SEMIÁRIDO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Biotecnologia do Semiárido
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FONTINELE, Djorkaeff Oliveira et al.. UTILIZAÇÃO DO SISTEMA-TESTE DE ALLIUM CEPA PARA AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE, CITOTOXICIDADE, GENOTOXICIDADE E MUTAGENICIDADE DO GENGIBRE (ZINGIBER OFFICINALE).. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-simposio-de-biotecnologia-do-semiarido-383474/753394-UTILIZACAO-DO-SISTEMA-TESTE-DE-ALLIUM-CEPA-PARA-AVALIACAO-DA-TOXICIDADE-CITOTOXICIDADE-GENOTOXICIDADE-E-MUTAGEN. Acesso em: 21/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes