AVALIAÇÃO DE CITOCINAS PRÓ E ANTI-INFLAMATÓRIAS COMO BIOMARCADORES EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.

Publicado em 08/04/2024 - ISBN: 978-65-272-0388-9

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DE CITOCINAS PRÓ E ANTI-INFLAMATÓRIAS COMO BIOMARCADORES EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Autores
  • Sarah Rodrigues Basílio
  • Hellíada Vasconcelos Chaves
  • Shirley Moreira Alves
  • Mirna Marques Bezerra Brayner
  • Wánderson Cássio Oliveira Araújo
  • Carolina da Silva Carvalho
  • João Marcelo Araújo Paz Vicente Pinto
Modalidade
RESUMO
Área temática
Testes in vitro e in vivo de Produtos Bioativos
Data de Publicação
08/04/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i-simposio-de-biotecnologia-do-semiarido-383474/769730-avaliacao-de-citocinas-pro-e-anti-inflamatorias-como-biomarcadores-em-pacientes-com-fibromialgia--uma-revisao-int
ISBN
978-65-272-0388-9
Palavras-Chave
: Fibromialgia; Biomarcadores; Citocinas anti-inflamatórias; Citocinas pró-inflamatórias.
Resumo
Introdução: A fibromialgia é caracterizada por dor crônica e fadiga generalizada, levando a dificuldades cognitivas e à depressão, prejudicando a qualidade de vida e a capacidade laboral, com graves encargos sociais e econômicos, afetando predominantemente mulheres. Embora a patogênese da fibromialgia ainda não esteja clara, alguns autores sugerem o envolvimento da inflamação nesse processo, e há evidências mostrando que mediadores como citocinas estão envolvidos no início e na persistência da dor que caracteriza a fibromialgia. Objetivos: Realizar uma revisão integrativa a fim de reunir e sintetizar dados na literatura a respeito do potencial papel de citocinas pró e anti-inflamatórias como biomarcadores na fibromialgia. Métodos: . Duas estratégias de busca foram elaboradas através da PCC (População, Conceito e Contexto), uma para as bases de língua inglesa (Medline/PUBMED, Embase, Cochrane, Scopus e Web of Science) utilizando MESH/EMTREE, e outra para base de dados regional Lilacs utilizando o DECS, sem limitação de período para a busca. A qualidade metodológica foi avaliada através da ferramenta Joanna Briggs Institute. Resultados: Foram encontrados um total de 351 estudos, e, após a remoção de duplicatas e aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 5 estudos. Os artigos incluíam métodos prospectivos (n=2), longitudinal (n=2) e ensaio clínico randomizado (n=1), cujos desenhos experimentais abordavam a dosagem dos níveis séricos de citocinas pró ou anti-inflamatórias. Um estudo concluiu que as citocinas TNF-a e IL-8 estão envolvidas, mas aparentemente não provocam a dor diretamente. Ainda, a terapia multidisciplinar da dor modificou o perfil de citocinas em pacientes com fibromialgia durante o período de observação (Wang, Moser, Schiltenwolf, et al., 2008). Os resultados de outro estudo sugeriram que os níveis de IL-8 contribuem para dor em pacientes com fibromialgia (Wang, Buchner, Moser, Daniel, et al., 2009). Já outro estudo concluiu que as hipóteses que sugerem que a fibromialgia é uma condição inflamatória mediada pela expressão positiva de citocinas pró-inflamatórias não foram apoiadas pelo perfil de citocinas encontrado no estudo (Blanco et al., 2010). Um outro estudo revelou níveis plasmáticos aumentados das citocinas IL-1ß e IL-18 em pacientes com fibromialgia, bem como relação positiva com os critérios de dor avaliados (Cordero et al., 2014). Em outro estudo, não foram encontradas diferenças entre o grupo fibromialgia e o grupo controle quanto à dosagem das citocinas IL-1ß, IL-6 e IL-8, e aos parâmetros clínicos de dor, fadiga, distúrbio do sono e humor (Giraldes et al., 2016). Conclusão: Os achados deste estudo demonstram que ainda é controverso a relação entre citocinas pró e anti-inflamatórias com a dor na fibromialgia, sugerindo a necessidade de investigações adicionais com relação ao envolvimento desses mediadores na patogênese da fibromialgia.
Título do Evento
I SIMPÓSIO DE BIOTECNOLOGIA DO SEMIÁRIDO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Biotecnologia do Semiárido
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BASÍLIO, Sarah Rodrigues et al.. AVALIAÇÃO DE CITOCINAS PRÓ E ANTI-INFLAMATÓRIAS COMO BIOMARCADORES EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/i-simposio-de-biotecnologia-do-semiarido-383474/769730-AVALIACAO-DE-CITOCINAS-PRO-E-ANTI-INFLAMATORIAS-COMO-BIOMARCADORES-EM-PACIENTES-COM-FIBROMIALGIA--UMA-REVISAO-INT. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes