GAMIFICAÇÃO BASEADA EM RPG PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Publicado em 13/10/2021 - ISBN: 978-65-5941-356-0

DOI
10.29327/155825.1-4  
Título do Trabalho
GAMIFICAÇÃO BASEADA EM RPG PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO
Autores
  • Carlos Alberto Fiakofski Cadamuro
  • Andre Luis Ribeiro
Modalidade
Resumo Expandido
Área temática
Outras instituições (indústrias, empresas, pesquisas, start-ups, etc) que não se caracterizam como instituições de ensino
Data de Publicação
13/10/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/i_mostraparanaenserobotica/342248-gamificacao-baseada-em-rpg-para-os-itinerarios-formativos-no-novo-ensino-medio
ISBN
978-65-5941-356-0
Palavras-Chave
Itinerário formativo, Novo ensino médio, Gamificação, RPG, Avaliação por Rubrica
Resumo
Com a homologação da versão final da Base Nacional Curricular (BNCC), foram incluídas as diretrizes para a etapa do Ensino Médio. Essas diretrizes trouxeram diversas mudanças, quebras de paradigma e uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) onde o currículo do ensino médio passou a ser composto pela BNCC e por Itinerários Formativos. Os Itinerários Formativos devem ser ofertados para o aprofundamento acadêmico em uma ou mais áreas do conhecimento. Dessa forma surge uma preocupação em gestores e educadores em suprir essa nova demanda com conteúdo adequado e com gerenciamento conveniente para as escolas. Nesse contexto foi selecionado um tipo de desafio, o Jogo de Interpretação de Personagens (RPG), que promove o protagonismo do aluno, a diversidade do Brasil, os contextos locais e a flexibilidade do currículo. Os Itinerários Formativos nessa proposta são compostos por Unidades Curriculares. Para iniciar o ciclo de aprendizagem do estudante, existe a Unidade Curricular Zero, onde o aluno escolhe o Itinerário Formativo que irá seguir. Após a escolha do Itinerário, o aluno escolhe a sua persona, dentre as que possuem afinidade com a escolha, que o acompanhará durante o seu Itinerário Formativo na instituição. Com a finalidade de englobar todas essas ideias e perspectivas, o projeto foi fundamentado nos ideais dos Temas Contemporâneos Transversais, que contribuem com a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como fazem sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades. Esses temas foram definidos para situar o aluno em aplicações reais do cotidiano dentro do contexto local e contemporaneidade, além de permitir o aproveitamento de conteúdos estudados com sucesso no caso de uma mudança de Itinerário. O aluno poderá escolher entre as atividades a que mais se encaixa em seu plano de vida e esteja de acordo com a sua escolha de Itinerário Formativo. As metodologias ativas são a chave para a realização dessas atividades de forma plena com aproveitamento máximo pelo aluno. Todo desenvolvimento do estudante acontece quando ele participa ativamente do processo de ensino-aprendizagem, como preconiza a BNCC. O rendimento individual do estudante será medido por um sistema de avaliação por rubrica, cujos componentes foram pensados no momento da criação da Unidade Curricular. Para facilitar o uso dessa metodologia foi desenvolvido um software em formato web que permite um acesso seguro para o aluno visualizar suas informações e acompanhar seu progresso e pontos de melhoria de forma autônoma. De forma análoga o tutor pode lançar o progresso do educando a cada fim de atividade, também é permitido ao tutor lançar diretamente no sistema uma possível quebra de material ou necessidade de reposição de qualquer tipo, o que facilita muito a gestão dos materiais.
Título do Evento
I Mostra Paranaense de Robótica
Título dos Anais do Evento
Anais da I Mostra Paranaense de Robótica - MPR
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CADAMURO, Carlos Alberto Fiakofski; RIBEIRO, Andre Luis. GAMIFICAÇÃO BASEADA EM RPG PARA OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO.. In: Anais da I Mostra Paranaense de Robótica - MPR. Anais...Pinhais(PR) IFPR, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/I_MOSTRAPARANAENSEROBOTICA/342248-GAMIFICACAO-BASEADA-EM-RPG-PARA-OS-ITINERARIOS-FORMATIVOS-NO-NOVO-ENSINO-MEDIO. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

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