{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

ICOMOS ESPÍRITO SANTO - Núcleo Estadual do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios -, é uma organização não governamental regional, associada ao ICOMOS Brasil. A sua missão é promover a conservação, a proteção, o uso e a valorização de monumentos, centros urbanos e sítios. O ICOMOS Brasil é o organismo consultor do Comitê do Patrimônio Mundial para a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO. 


O Simpósio Científico do ICOMOS - ESPÍRITO SANTO em 2019 é concebido com a intenção de estabelecer um panorama acerca do patrimônio capixaba, na contemporaneidade. Em particular, sua concepção e organização se orientam pela urgência de uma compreensão e um diagnóstico da condição de sua salvaguarda, frente às dinâmicas territoriais compreendidas a partir da Economia, da Política, da Cultura e da Natureza. Com o tema geral Riscos ao Patrimônio. Cenários no Espírito Santo, o ICOMOS-ES contempla práticas e pesquisas dedicadas ao enfrentamento conceitual e metodológico de abordagens orientadas ao desenvolvimento do território concebido, triplamente, como patrimônio, recurso e capital.



Áreas Temáticas


Eixo Temático 1 - Patrimônio & Desenvolvimento: Desdobramentos no Território

Busca problematizar a coexistência de vestígios materiais e manifestações culturais do patrimônio e processos de desenvolvimento econômico, social e tecnológico, destacando interesse sobre investigações de caráter multidisciplinar. Propõe uma reflexão crítica sobre os esforços em identificar, diagnosticar e preservar territórios e lugares em risco. Por reconhecimento, entende-se o termo em sua visão mais ampla, de conexão da sociedade, complexa e múltipla, com seu patrimônio cultural. Neste sentido, ganham protagonismo pesquisas e ações que buscam indagar sobre a importância do conhecimento no enfrentamento da realidade. Como sub-eixos, propõe: 1.1. técnicas construtivas tradicionais e reflexões sobre a formação e transformação do patrimônio edificado; 1.2. teoria, técnica e material de intervenção; 1.3. riscos, avaliação e ferramentas para o patrimônio cultural.?


Eixo Temático 2 - Patrimônio & Sociedade: Refletindo sobre o Lugar 

Busca problematizar a ampliação da noção de patrimônio, integrando saberes, fazeres e a ambiência como ativos em processos de patrimonialização, destacando a construção cotidiana na qual se aderem camadas de diferentes ciclos de territorialização e associada consciência de lugar. Propõe uma reflexão crítica sobre a integração entre valores territoriais e paisagísticos, resultantes de práticas sociais, e a compreensão da memória na legitimação de identidades locais. Neste sentido, ganham protagonismo pesquisas e ações que buscam discutir estratégias de incentivo à proteção e apropriação do patrimônio, fomentando reflexões alternativas para a compreensão do valor patrimonial do território. Como sub-eixos, propõe: 2.1. participação e colaboração social na patrimonialização; 2.2. projetos, políticas e gestão para o patrimônio tangível e intangível; 2.3. proteção e gestão da paisagem e da cidade.


Eixo Temático 3 - Patrimônio & Representação: Reconhecendo Valores

Busca problematizar a representação como um campo ampliado inerente ao debate patrimonial contemporâneo destacando interesse sobre as investigações que coloquem a relação entre suporte material, história e memória no centro da discussão. Propõe uma reflexão crítica a respeito do papel da representação em seu duplo viés - participação cidadã e participação técnico-científica. Neste sentido, ganham protagonismo pesquisas e ações que buscam discutir a representação do patrimônio a partir de diferentes meios, quais sejam conceituais e documentais (analógicos ou digitais), entendendo-os como parte fundamental do reconhecimento de valores patrimoniais e, portanto, da construção da memória da cidade. Como sub-eixos, propõe: 3.1. conceitos e teorias relacionados à representação e ao processo de valoração do patrimônio; 3.2. métodos, técnicas e instrumentos para a leitura, levantamento, inventariação e interpretação do patrimônio; 3.3. novas linguagens digitais, comunicações de mídias e mais amplamente as tecnologias aplicadas.










{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

ICOMOS ESPÍRITO SANTO

Núcleo Estadual do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios 

contato.icomoses@gmail.com



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}