O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SESSÃO DIDÁTICA

Publicado em 14/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0772-6

Título do Trabalho
O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SESSÃO DIDÁTICA
Autores
  • GERMANA CRISTINA CHAGAS MOURA
  • Carlos Renêe Martins Maciel
  • Maria José Costa dos Santos
Modalidade
Comunicação Científica
Área temática
Grande área: Relações entre Teoria da Objetivação e o ensino de Ciências e Matemática
Data de Publicação
14/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iebto2024/790790-o-ensino-de-probabilidade-e-estatistica-a-luz-da-teoria-da-objetivacao--uma-proposta-de-sessao-didatica
ISBN
978-65-272-0772-6
Palavras-Chave
Teoria da Objetivação; Probabilidade e Estatística; Ensino de Matemática.
Resumo
Este estudo tem como objetivo a aplicação da Teoria da Objetivação na criação de uma sequência didática para o jogo africano "mancala", alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na unidade de Probabilidade e Estatística. Utilizando revisão bibliográfica e documentos normativos federais, o artigo explora a interseção entre a Teoria da Objetivação, o ensino de Probabilidade e Estatística e a BNCC, apresentando uma sequência didática para o jogo "mancala". A Teoria da Objetivação promove uma abordagem reflexiva e histórico-cultural no ensino de matemática, estimulando a criticidade e emancipação dos estudantes. Celi E. Lopes destaca a importância de um ensino de probabilidade e estatística contextualizado, alinhando-se com a Teoria da Objetivação, buscando desenvolver saberes que auxiliem na compreensão da realidade, formando sujeitos autônomos e reflexivos, em conformidade com a BNCC. A sequência didática proposta, envolvendo o jogo "mancala", é resultado de um projeto interdisciplinar de Probabilidade e Estatística com os ensinos de Geografia, História e Ciências para o 3º ano dos anos iniciais, em conformidade com a Lei nº 11.645, que torna obrigatório o estudo dos povos originários e afrodescendentes brasileiros. Dessa forma, a Teoria da Objetivação emerge como uma alternativa sensível, promovendo uma aprendizagem contextualizada, reflexiva e emancipadora para além da álgebra.
Título do Evento
I Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação
Cidade do Evento
Recife
Título dos Anais do Evento
Anais do Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MOURA, GERMANA CRISTINA CHAGAS; MACIEL, Carlos Renêe Martins; SANTOS, Maria José Costa dos. O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA À LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UMA PROPOSTA DE SESSÃO DIDÁTICA.. In: Anais do Encontro Brasileiro sobre a Teoria da Objetivação. Anais...Recife(PE) UFRPE, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iebto2024/790790-O-ENSINO-DE-PROBABILIDADE-E-ESTATISTICA-A-LUZ-DA-TEORIA-DA-OBJETIVACAO--UMA-PROPOSTA-DE-SESSAO-DIDATICA. Acesso em: 25/04/2025

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