Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O I Encontro Nacional de Psicologia, Educação e Direitos Humanos na Amazônia aconteceu nos dias de 27 a 29 de fevereiro de 2024, na Universidade Federal do Amazonas com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, Edital PAREV No 05/2023, organizado em parceria com pesquisadoras e pesquisadores da Universidade Estadual do Amazonas, Universidade de Brasília e Universidade Federal de Rondônia. Tais instituições já têm trabalhado em parceria com o LADHU – Laboratório de Educação e Desenvolvimento Humano no Programa de Cooperação Acadêmica - Amazônia da CAPES desde 2018. Nos anos de 2020 e 2021 foram realizados dois seminários com apresentações de pesquisas sobre as trajetórias de escolarização de estudantes Amazônidas. Em 2022, sob a Coordenação da professora Dra. Iolete Ribeiro da Silva, a equipe de pesquisadoras do LADHU assume o compromisso de aprofundar ainda mais o debate entre psicologia, educação e direitos humanos ao ser contemplada com a aprovação de pesquisa no Programa HUMANITAS – CT&I da FAPEAM realizando a pesquisa sobre itinerários formativos de jovens estudantes no Ensino Superior e desafios para a permanência estudantil.
Mediante parceria dos programas de pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI da UFAM, Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI da UNIR e do Programa de Pós-Graduação em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde - PPGPDS da Universidade de Brasília/UnB), dos cursos de graduação e outros parceiros de projetos, que contaram com financiamento da CAPES, do CNPq e da FAPEAM. Destaca-se nesse sentido a importância da realização de eventos de grande porte sediados na capital do Amazonas, fortalecendo ainda mais a UFAM como polo de pesquisas no norte do país.
A discussão sobre os Direitos Humanos que esteve presente no evento visou valorizar elementos referentes a interseccionalidade entre raça e gênero para reduzir desigualdades e promover garantia de direitos que perpassam pelos processos formativos desde a Educação básica ao Ensino superior e que considerando as contribuições da psicologia para reconhecimento dos processos subjetivos específicos nos saberes e fazeres dos povos amazônidas.
Os trabalhos apresentados nesses anais oferecem um panorama geral dos tópicos pautados durante o EDHAMAZONIA. O evento contou com representantes de entidades da psicologia como a ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social, Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-ambiente, Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de Psicologia 20a Região - Amazonas e Roraima e Conselho Regional de Psicologia 10a Região - Pará e Amapá.
Nestes Anais estão os resumos expandidos dos 85 trabalhos apresentados no EDHAMAZONIA, distribuídos nos seguintes Grupos de Trabalhos (GT): GT1 - Psicologia, povos amazônidas, ruralidades e direitos humanos;GT2 - Educação e processos formativos no enfrentamento à violência e discriminação;GT3 - Relações Pessoa-Ambiente, Processos Educativos e Direitos Humanos; GT4 - Interseccionalidades na Psicologia e na Educação;GT5 - Diálogos interdisciplinares e interseccionalidades: educação, psicologia e povos indígenas;GT6 - Educação, saúde e processos psicossociais.
A apresentação dos trabalhos favoreceu o intercâmbio entre pesquisadores e a divulgação científica de pesquisas realizadas no âmbito da Amazônia, em nível nacional com pesquisadores que dialogam com as temáticas referentes à Psicologia, Educação, Direitos Humanos e interseccionalidades; proporcionou colaborações mútuas com outros programas de graduação e pós-graduação; proporcionou a compreensão de que, a despeito das peculiaridades da Psicologia e educação na Amazônia, esta trata-se de uma pauta que precisa ser dimensionada em nível nacional e global no que se refere a promoção de Direitos Humanos; estabeleceu uma rede de pesquisadores de diferentes regiões do país comprometidos com o diálogo entre psicologia, educação e direitos humanos.
Estimamos que os trabalhos aqui apresentados contribuam para o fortalecimento das produções e pesquisas realizadas na região norte do país a partir da troca efetiva com pesquisadores e estudantes de diferentes regiões do país interessados nos impactos e desdobramentos interdisciplinares implicados na promoção de Direitos Humanos na Amazônia.
{{item.denominacao}} |
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}