Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Anais do II Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química,II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales , I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI)
Apresentação
O II Encontro Latino-Americano de Pesquisa em Educação em Química, II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales , I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química ( MOLATEQUI) é um evento bilíngue, criado e organizado pela comunidade de educadores pesquisadores em ensino de ciências latino-americanos que teve a sua primeira edição realizada em 2019 nas dependências da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Uberaba- Minas Gerais- Brasil.
No plano original era para ser um evento de periodicidade bianual, mas a pandemia mundial impossibilitou a congregação dos membros da Rede .
Assim, o II Encontro ReLAPeQ se concretizou apenas no presente ano de 2024 com os providenciais fomentos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) além do suporte técnico da Fundação Espírito Santense de Tecnologia (FEST).
Um dos destaques do ReLAPEQ e de seus eventos agregados é o formato da organização: os palestrantes permanecem durante todo o período de realização das atividades interagindo com o público e nas palestras de seus colegas. Essa prática permite que o palestrante tenha uma visão global das discussões desenvolvidas. .
Outro destaque é o formato das chamadas “rodas de entropia”. A dinâmica consiste na apresentação de duas palestras por palestrantes diferentes sobre um mesmo tempo, porém com diferentes referenciais teóricos que podem ser convergentes ou divergentes. O objetivo é fazer com que o público interaja com os palestrantes concordando ou divergindo dos diferentes olhares apresentados.
O tema central tratado nesses eventos integrados “Interculturalismo, Tecnologia, Inovação na construção da escola democrática: impactos na educação em Ciências Naturais e suas Tecnologias” permitiu discutir especificidades e problemas que envolvem o ensino de química tanto no campo da pesquisa como na atividade docente, a partir da apresentação de trabalhos nas linhas temáticas propostas como : Currículo na Educação em Ciências, Educação Ambiental e do Campo, Educação Inclusiva no Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia das Ciências na Educação Química, Formação de Professores de Ciências, Etnociência, Fundamentos da Química, Geopolítica na Internacionalização e Ciência, Interdisciplinaridade no ensino de Ciências, Metodologias de Pesquisa e Ensino na Educação Química, Tecnologias Digitais na Educação em Ciências.
Recebemos 85 trabalhos que foram avaliados por uma comissão científica atuante e dedicada, a qual agradecemos imensamente. Os trabalhos em formato completo e resumo simples são parte integrante de um conjunto de pesquisas desenvolvidas pelos grupos de pesquisadores latino-americanos e demonstram competência e potencial para discutir a pesquisa e o ensino de Química e das demais Ciências Naturais, bem como as Tecnologias derivadas da interface pesquisa e ensino de ciências.
Desejamos que o material publicado seja fonte profícua de consultas e direcionamento de novas pesquisas, bem como meio de interlocução entre os diversos professores pesquisadores e estudantes que prestigiaram nosso evento.
Que a Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química se expanda, rompendo fronteiras e abrindo horizontes de pesquisa e investigação no ensino das ciências naturais e suas tecnologias!
Mari Inez Tavares
Presidenta da Comissão Organizadora
II Encontro ReLAPeQ
{{item.denominacao}} |
Responsável
Contato:
iiencontrorelapeqvitoria@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}