O USO DO LÍTIO NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR (THB)

Publicado em 08/06/2023 - ISBN: 978-85-5722-784-2

Título do Trabalho
O USO DO LÍTIO NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR (THB)
Autores
  • Sarah Giovanna Rodrigues Gonçalves
  • Samara Gabryela Rodrigues Gonçalves
  • Brenda Ellen Figueiredo Jerônimo
  • Mateus Lodi Do Espírito Santo
  • Camila Ramos Gonzaga
  • Ronny de Tarso Alves e Silva
  • Francine Suely De Oliveira Soares
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMAS LIVRES EM MEDICINA
Data de Publicação
08/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/ii-secrems-307227/625347-o-uso-do-litio-no-tratamento-do-transtorno-de-humor-bipolar-(thb)
ISBN
978-85-5722-784-2
Palavras-Chave
Distúrbio metal, Terapia, Promoção da saúde.
Resumo
Introdução: O transtorno de humor bipolar (THB) é caracterizado por episódios de humor alternados por depressão e, logo em seguida, por mania ou hipomania. Nessa perspectiva, é considerado um grave distúrbio mental responsável por alterações neuroquímicas, psicológicas e socioafetivas. Objetivo: Analisar a utilização do lítio no tratamento do transtorno de humor bipolar, verificando sua eficiência e relevância. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, na qual foram utilizadas as plataformas PubMed e Scielo para buscas de estudos publicados nos últimos 5 anos, com o uso dos descritores: Distúrbio metal; Terapia; Promoção da saúde. A pesquisa foi feita entre abril de 2023, incluindo os idiomas português, inglês e espanhol, sendo encontrados 4 artigos no PubMed e 6 artigos no Scielo. Foram excluídos materiais que não abordavam de forma aprofundada a temática, e, com base em requisitos pré-estabelecidos, foram selecionados cinco (5) estudos de destaque para compor esta revisão. Resultado: Em primeira análise, dos cinco estudos revisados, observou-se que o lítio é o fármaco mais antigo aprovado na terapia para a mania, introduzida em 1949. Todavia, o papel fisiológico do lítio ainda permanece desconhecido, no entanto, sabe-se que é um metal alcalino não essencial para a vida. Outrossim, sua utilização em indivíduos com THB parte do pressuposto de que a presença do lítio no organismo aumenta a captação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de felicidade e conforto, tais como: serotonina, ocitocina e endorfina. Diante disso, a partir de três estudos examinados, nota-se que os efeitos letais do lítio estão relacionados a administração de doses erradas. Conclusões: Portanto, conclui-se que, por intermédio de pesquisas, foi comprovado a eficácia do lítio como profilaxia do transtorno bipolar, uma vez que, estudos afirmam que o metal alcalino reduz crises maníacas e depressivas. Vale ressaltar que, atualmente, é o único medicamento com efeito anti-suicida confirmado. Por fim, estudos mais abrangentes sobre a fisiologia do lítio no corpo são necessários para melhor inteirar a temática e compreendê-la.
Título do Evento
II SECREMS
Título dos Anais do Evento
Anais SECREMS: Semana Científica sobre Residência Multiprofissional em Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Sarah Giovanna Rodrigues et al.. O USO DO LÍTIO NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE HUMOR BIPOLAR (THB).. In: Anais SECREMS: Semana Científica sobre Residência Multiprofissional em Saúde. Anais...Uberlândia(MG) YouTube, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ii-secrems-307227/625347-O-USO-DO-LITIO-NO-TRATAMENTO-DO-TRANSTORNO-DE-HUMOR-BIPOLAR-(THB). Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes