Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O III EnECI marcou nosso retorno a um evento integralmente
presencial, depois de todo o tempo de isolamento e distanciamento social
gerados pela pandemia de COVID-19. Estivemos juntos para compartilhar experiências
e questionamentos acerca do Ensino de Ciências por Investigação. A adesão foi surpreendente!
Recebemos 383 trabalhos, 377 aprovados e apresentados no evento, com a
participação de 504 pessoas entre os dias 15 e 17 de maio de 2024. Considerando
a presença de pessoas das diferentes regiões brasileiras e a representatividade
dessa participação nos trabalhos apresentados, congressistas decidiram, ao
final do evento, alterar o nome de nosso encontro. A partir da próxima edição,
a sigla EnECI corresponderá a Encontro Nacional de Ensino de Ciências por
Investigação.
Nossa terceira edição consolida o objetivo central do
evento: partilhar conhecimento científico e a práxis docente a partir dos
pressupostos do ensino por investigação no campo de pesquisa em Educação em
Ciências. O III EnECI, na mesma direção de edições anteriores, reafirmou o
compromisso com a formação docente e a disseminação científica no que diz
respeito ao ensino por investigação. A busca por uma maior aproximação
entre universidade e escola nos levou a propor uma nova modalidade de
submissões. Além dos Relatos de pesquisa e dos Relatos de experiência,
modalidades já existentes nas edições anteriores, foi introduzida a modalidade Recursos
educacionais. Esses recursos incluíram a proposição de sequências didáticas
e outras propostas (e.g. jogos didáticos, vídeos, atividades práticas)
orientados pelo ensino por investigação. Tivemos 67 recursos educacionais
apresentados ao longo dos três dias de evento.
Nesta edição, em particular, almejamos ampliar processos formativos
em diferentes níveis. Primeiro, fomentar discussões sobre condições para a
inserção do ensino por investigação em aulas de ciências na formação docente,
inicial e continuada, e na educação básica. Segundo, impulsionar o diálogo
entre docentes da educação básica, docentes em formação e formadores de
docentes sobre suas experiências práticas relacionadas ao ensino por
investigação. Terceiro, proporcionar aos participantes condições favoráveis
para o avanço das pesquisas sobre o uso da abordagem investigativa na escola.
O final de nosso evento, com a conferência da professora
Danusa Munford, deu o tom para nossos próximos passos junto ao ensino por
investigação: “o ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma
dádiva. É por isso que se chama presente!”. Pensarmos o futuro do ensino
por investigação depende diretamente de nos questionarmos sobre quem somos hoje,
o que queremos e como nos posicionamos diante dos desafios que enfrentamos.
Comissão Organizadora do III EnECI
AGRADECIMENTOS
ORGANIZAÇÃO
{{item.denominacao}} |
Responsável
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}