{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O III EnECI marcou nosso retorno a um evento integralmente presencial, depois de todo o tempo de isolamento e distanciamento social gerados pela pandemia de COVID-19. Estivemos juntos para compartilhar experiências e questionamentos acerca do Ensino de Ciências por Investigação. A adesão foi surpreendente! Recebemos 383 trabalhos, 377 aprovados e apresentados no evento, com a participação de 504 pessoas entre os dias 15 e 17 de maio de 2024. Considerando a presença de pessoas das diferentes regiões brasileiras e a representatividade dessa participação nos trabalhos apresentados, congressistas decidiram, ao final do evento, alterar o nome de nosso encontro. A partir da próxima edição, a sigla EnECI corresponderá a Encontro Nacional de Ensino de Ciências por Investigação.

Nossa terceira edição consolida o objetivo central do evento: partilhar conhecimento científico e a práxis docente a partir dos pressupostos do ensino por investigação no campo de pesquisa em Educação em Ciências. O III EnECI, na mesma direção de edições anteriores, reafirmou o compromisso com a formação docente e a disseminação científica no que diz respeito ao ensino por investigação.  A busca por uma maior aproximação entre universidade e escola nos levou a propor uma nova modalidade de submissões. Além dos Relatos de pesquisa e dos Relatos de experiência, modalidades já existentes nas edições anteriores, foi introduzida a modalidade Recursos educacionais. Esses recursos incluíram a proposição de sequências didáticas e outras propostas (e.g. jogos didáticos, vídeos, atividades práticas) orientados pelo ensino por investigação. Tivemos 67 recursos educacionais apresentados ao longo dos três dias de evento.

Nesta edição, em particular, almejamos ampliar processos formativos em diferentes níveis. Primeiro, fomentar discussões sobre condições para a inserção do ensino por investigação em aulas de ciências na formação docente, inicial e continuada, e na educação básica. Segundo, impulsionar o diálogo entre docentes da educação básica, docentes em formação e formadores de docentes sobre suas experiências práticas relacionadas ao ensino por investigação. Terceiro, proporcionar aos participantes condições favoráveis para o avanço das pesquisas sobre o uso da abordagem investigativa na escola.

O final de nosso evento, com a conferência da professora Danusa Munford, deu o tom para nossos próximos passos junto ao ensino por investigação: “o ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente!”. Pensarmos o futuro do ensino por investigação depende diretamente de nos questionarmos sobre quem somos hoje, o que queremos e como nos posicionamos diante dos desafios que enfrentamos. 

Comissão Organizadora do III EnECI


AGRADECIMENTOS



ORGANIZAÇÃO








{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

eneci2024@gmail.com

{{'Não existem edições anteriores' | translate}}