O ESTÁGIO SUPERVIONADO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR SOBRE A PASTORAL DA CRIANÇA DE SANTA LUZIA DO PARÁ (KM47)

Publicado em 03/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-738-5

Título do Trabalho
O ESTÁGIO SUPERVIONADO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR SOBRE A PASTORAL DA CRIANÇA DE SANTA LUZIA DO PARÁ (KM47)
Autores
  • Judite Nascimento Da Silva
  • Deyverson Luener de Oliveira Ferreira
Modalidade
Comunicações Orais - Resumo Expandido
Área temática
GT 4 - Currículo, Formação de Professores, Relações éticos raciais, Infancias e cultura material nas territorialidades amazônicas
Data de Publicação
03/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iii-silssa/616511-o-estagio-supervionado-em-ambientes-nao-escolares-e-a-formacao-de-professores-no-curso-de-pedagogia--um-olhar-sob
ISBN
978-85-5722-738-5
Palavras-Chave
Estágio supervisionado, ambientes não escolares, formação de professores
Resumo
INTRODUÇÃO O estágio supervisionado em ambientes não escolares é um componente curricular obrigatório e essencial para o formando do curso de pedagogia, uma vez que o campo de atuação deste profissional vai muito além dos espaços formais de ensino. Scalabrin & Molinari (2013) compreendem o estágio como um processo que aproxima o acadêmico do campo de atuação de sua área de formação. Neste sentido, o estágio supervisionado em ambientes não escolares possui diversos campos em que o pedagogo pode inserir-se, como por exemplo, a pedagogia hospitalar, a pedagogia empresarial e a pedagogia social. Segundo Caliman (2010, p. 17) a “[...] pedagogia social tem sido definida como uma disciplina que produz, para as instituições socioeducativas, soluções educacionais prioritariamente preventivas e curativas para situações conflituosas e problemáticas vividas por indivíduos ou grupos”. Em vista disso, salientam-se as afirmações de Libâneo (2001) sobre a sociedade contemporânea estar intrinsicamente ligada ao conhecimento e ao teor educativo em busca de aprimoramento em favor da expansão da ação educativa, assim, compreende-se que a ação pedagógica “[...] perpassa toda a sociedade extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo uma esfera mais ampla da educação informal e não-formal, criando forma de educação paralela, desfazendo praticamente todos os nós que separavam escola e sociedade. (LIBANEO, 2001. p, 5). OBJETIVOS A vigente pesquisa tem como objetivo demonstrar o importante papel do estágio supervisionado em ambientes não escolares, especialmente no tocante a pedagogia social na formação dos pedagogos, além de fomentar a importância da atuação deste profissional na pastoral da criança do municio de Santa Luzia do Pará (Km 47). METODOLOGIA O estudo partiu de uma premissa qualitativa, a qual é importante salientar que possui “[...] características multimetodológicas, utilizando um número variado de métodos e instrumentos de coleta de dados” (QUEIROZ, 2007, p.277). Foi dada prioridade para o método de pesquisa de observação participante, o qual (CRUZ NETO, 2002, p.59) discorre ser caracterizada pelo contato direto do pesquisador com o ambiente ou fenômeno observado para obter dados acerca da realidade e atores socias estudados. DESENVOLVIMENTO O estudo foi realizado por meio do estágio supervisionado em ambientes não escolares que ocorreu na Pastoral da Criança de Santa Luzia do Pará. A pastora da criança é uma ONG (Organização Não Governamental) comunitária que atua dentro e fora do País. No Brasil está ligada à igreja católica, realizando trabalhos de prevenção e promoção a saúde para pessoas principalmente em situação de vulnerabilidade social. A atuação do pedagogo neste espaço dar-se-á principalmente por meio da elaboração, aplicação e mediação de projetos e ações pedagógicas que se desdobram de diversas maneiras, as quais destacam-se as palestras, rodas de conversas, reuniões e visitas domiciliares, sempre seguindo a orientação do Guia do Líder , este tido como maior norteador das ações básica da organização e seus coordenadores, que buscam trabalhar os apontamentos propostos pelo documento no desenvolvimento de ações integrais, especialmente para gestante e criança, nas área da saúde, nutrição, educação e cidadania. Com o intuito de contribuir para a construção de saberes e relações entre os conhecimentos teóricos e práticos, foi elaborado um plano ação que efetivou-se na comunidade Santo Antônio, situada no Bairro Novo em Santa Luzia do Pará, a líder comunitária e supervisora do estágio coordenou a ação que abrangeu 17 (dezessete) crianças entre 0 a 06 anos de idade distribuídas em 14 famílias, e teve como foco a promoção da alimentação saldável, uma vez que em conversa com a supervisora, foi discutido um alarmante problema referente ao consumo de industrializados pelas crianças da comunidade, sobre este assunto o guia do líder discute que “[...] alimentos industrializado devem ser evitados no dia a dia, pois contem muito açúcar, gordura, sal e conservantes, que não faz bem para a saúde [...]” (GUIA DO LIDER, 2017. p, 35). O plano ação, realizado na celebração da vida, – evento que ocorre uma vez por mês com as famílias cadastrada na pastoral da criança – contou com roda de conversa, palestras e brincadeiras com a temática alimentação saudável. Foram realizadas dinâmicas com alimentos in natura, (banana, mamão, laranja, pepino, batata...) e ultra processado, (macarrão instantâneo, refrigerante, skilhos...) para demonstrar a disparidade da qualidade de vida de quem ingeri alimentos saudáveis e não saudáveis. A atividade demonstrou-se positiva, mediante os critérios avaliativos pré-estabelecidos no plano ação, e conseguiu uma boa repercussão dentre os membros da comunidade, além de contribuir significativamente para formação pedagógica e tomada de uma postura profissional mediante os desafios encontrados pelo pedagogo nestes espaços. Analisou-se que a pastoral da criança é um espaço repleto de possibilidades pedagógicas, e no caso da filial de Santa Luzia do Pará, o papel desta entidade dar-se-á principalmente no combate a carência de medidas assistencialistas básicas – saúde, economia e inclusão. A inserção do pedagogo neste espaço permite o fortalecimento na organização e coordenação de projetos e ações - como a ação referente a alimentação saudável implementada no decorrer do estágio - que busquem assistir as famílias atendidas pela pastoral através da adoção de estratégias e metodologias que favoreçam a promoção da coletividade, saúde, alimentação saudável, cidadania dentre outros direitos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que o estágio supervisionado em ambientes não escolares é um componente curricular indispensável para a formação do pedagogo, pois assim como os demais estágios permite que o discente realize uma análise reflexiva acerca do seu próprio saber fazer pedagógico ao aliar os conhecimentos obtidos em sala com as vivências e práticas experienciadas no estágio, além de facilitar a participação em processos de organização e gestão de projetos e ações que auxiliam a perceber qual comportamento este profissional deve ter ao gerir estas iniciativas. No campo da pedagogia social, a atuação do pedagogo pode ocorrer de diversas maneiras, mas suas estratégias e práticas devem sempre contemplar as necessidades do público alvo da instituição social em que ele atua. Destarte, no que se refere a pastoral da criança, infere-se a relevância do seu papel, especialmente na organização de ações voltadas para a promoção da saúde, lazer, bem estar individual e coletivo, e construção de boas relações entre os membros da comunidade atendida.
Título do Evento
III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Cidade do Evento
Bragança
Título dos Anais do Evento
Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Judite Nascimento Da; FERREIRA, Deyverson Luener de Oliveira. O ESTÁGIO SUPERVIONADO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM OLHAR SOBRE A PASTORAL DA CRIANÇA DE SANTA LUZIA DO PARÁ (KM47).. In: Anais do III Silssa - Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia. Anais...Bragança(PA) UFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iii-silssa/616511-O-ESTAGIO-SUPERVIONADO-EM-AMBIENTES-NAO-ESCOLARES-E-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES-NO-CURSO-DE-PEDAGOGIA--UM-OLHAR-SOB. Acesso em: 25/04/2025

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