Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Apresentação
dos Anais do III SPCPAM/2024
O
Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores na PanAmazônia – GPPCPAM, registrado
no CNPQ, realizou, no auditório Sumaúma, da
Faculdade de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Amazonas, no período
de 8 a 11 de maio, o III Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia, que
traouxe como tema Tecnização e Modus Vivendi na Amazônia, aprovado no Edital N.
005/2023 – PAREV, patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do
Amazonas/FAPEAM, com o Termo de Outorga 451/2023 – Concessão de Apoio
Financeiro para Eventos Técnico-Científicos 1. IDENTIFICAÇÃO Processo:
01.02.016301.05248/2023-03, assinado pela Universidade Federal do Amazonas.
Teve como objetivo propiciar debates,
reflexões acerca de processos sociais
de longo prazo na Amazônia,
com estudantes e profissionais das diversas área do conhecimento da Região Norte e dos outros países da PanAmazônia.
Uma
Amazônia dinâmica e heterogênea está no palco das discussões acadêmicas,
políticas, econômicas, ambientais e
sociais. De uma natureza exuberante, extensa em seu espaço geográfico, habitada
por populações autóctone, não indígenas, migrantes
e imigrantes fazendo
desse lugar múltiplo, com desafios ao seu
entendimento, ao seu desenvolvimento. Por suas peculiaridades naturais, de rios e florestas
e de sua miscigenação exigem uma abordagem
e conexões das mais diversas
áreas do conhecimento em busca de compreender melhor essa região. Numa
perspectiva processual e
figuracional, a teoria de Norbert Elias vem contribuir na compreensão dos
processos civilizadores, os efeitos
da tecnização e do modus vivendi no universo amazônico.
Em sua primeira edição,
o Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia/ I SPCPAM foi realizado nos dias
26 e
27 de Novembro de 2018 na Universidade Federal do Amazonas,
localizada na cidade de Manaus, estado do Amazonas, Brasil. Com a
divulgação nas redes sociais alcançou um público de 1700 pessoas do Brasil,
Estados Unidos, Itália, México e
Colômbia e teve a participação de 107 inscritos, divididos entre ouvintes (57
pessoas) e de 42 trabalhos (50
pessoas) em quatro GTs discutindo temáticas referentes à Práticas
Socioculturais e Processos
Sociais na PanAmazônia; Pesquisa social e educação em tempos de (in)certezas: dilemas
e perspectivas; Meio Ambiente, Diversidade Cultural e Comunidades
Amazônicas; Esporte, Lazer e Educação
Física sob a teoria de Norbert Elias.
Em
sua segunda edição, o II Simpósio Processos Civilizadores na PanAmazônia “Figurações,
Interculturalidade e Relação de Poder”, projetado para ser presencial, desdobrou-se para o modelo virtual em
decorrência da Pandemia da COVIC-19. O evento teve a participação de 926 inscritos,
sendo 59 trabalhos inscritos de 122 pessoas em 9 gts discutindo
temáticas referentes à políticas linguísticas e políticas educacionais na
pan-amazônia; ambiente: sustentabilidade, povos tradicionais, comunidades
amazônicas; território e territorialidades na amazônia: teorias, processos e
conflitos; processos civilizadores e educação na pan-amazônia; o lazer sob o
viés do processo civilizador; desenvolvimento socioeconômico: processos
sociais, colonialidades e decolonialidades; práticas socioculturais e processos
civilizadores na pan-amazônia; estado, desenvolvimento e direitos
humanos:desafios sociais e políticos e saúde - etnoconhecimento e
ciências no enfrentamento da pandemia.
No III Simpósio Processos
Civilizadores na Panamazônia – tecnização e modus vivendi
na Amazônia, ocorrido de 8 a 11 de maio de 2024 em Manaus, no modelo híbrido, proporcionou, por meio
das mesas
redondas, conferências e grupos de trabalhos o debate sobre temas relevantes
para a Amazônia como os processos
civilizadores no modelo ocidental/europeu, domínio da natureza, isto é, uso dos recursos naturais e suas consequências num
processo de longo prazo, a tecnização e suas implicações para as questões
sociais, educação, lazer, turismo,
temas ambientais, religião, sociedades complexas e econômicas da região e o modus vivendi, no qual está imbricada
suas normas e regras de boas maneiras.
O
evento contou com a participação de instituições, estudiosos, pesquisadores,
profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação
(Lato Sensu e Stricto Sensu) de diversas áreas do conhecimento, buscando uma interação no
vasto campo interdisciplinar e multidisciplinar para estudos Pan-Amazônicos em uma perspectiva das
conexões, peculiar à teoria sociológica de Norbert Elias.
Para o aprofundamento dos temas, convidamos professores e pesquisadores multidisciplinares, a saber: Dr. Adrian Jitschin (Fundação
Norbert Elias); Nico Wilterdink ( Universidade de Amsterdã); Dra. Anna Rooselvet
(Universidade de IIIinois de Chicago); Prof.
Dr. Ademir Gebara (UNICAMP); Dra. Maria Beatriz Rocha Ferreira (UNICAMP); Prof. Dr. Tony Honorato (Universidade
Estadual de Londrina); Dra. Magda Sarat (Universidade Federal da Grande
Dourados); Dra. Helena Pinto Lima (Museu Paraense Emílio Goeldi); DR. Justino Sarmento
Rezende (NEAI/UFAM; PPGAS/UFAM; Ms.
Gaudêncio Gomes Campos e Dr. Gláucio Campos Gomes de Matos (Líder do GPPCPAM)
O
objetivo formulado para o III SPCPAM, foi: o de oportunizar aos participantes e
profissionais dos mais variados campos investigativos um ambiente propício para
provocar reflexões sobre as sociedades da Pan-Amazônia e outras realidades, bem
como o intercâmbio de conhecimentos teóricos-metodológicos acerca dos processos
civilizadores no modelo ocidental/europeu, tecnização e modus vivendi que
envolvem o universo amazônico de maneira integradora à atualidade.
Na
modalidade híbrida – presencial e on-line – conseguimos ampliar o alcance do
III SPCPAM com a transmissão para a apresentação
de trabalhos provindos da Hinterlândia Amazônica, especificamente dos
municípios de São Gabriel da Cachoeira, Parintins e Tabatinga, via parceria, para transmissão da FOIRN (Federação das
Organizações Indígenas do Rio Negro) e do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM/ Campus Tabatinga e Parintins.
No
aspecto INOVAÇÃO, o III SPCPAM, permitiu a participação de alunos secundaristas
se aproximarem do debate científico, em esfera internacional, numa instituição
de ensino superior/UFAM. Das escolas presentes, tivemos o Colégio Militar da
Polícia Militar -IV CMPM, com alunos do Ensino Médio ouvintes e com
apresentação de trabalhos Científicos; Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga -
IV CMPM Manaus - Alunos do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental; Escola particular
IDAAM Morada do Sol, com apresentação de
trabalho na forma de banner;
Escola Municipal Padre João D'vries - Alunos participantes do Programa
Ciência na Escola da FAPEAM– PCE (Ensino Fundamental e Médio) com apresentação
de trabalhos Científicos; Escola Municipal
Ana Maria de Souza Barros - Alunos participantes do Programa Ciência na
Escola – PCE (Ensino Fundamental) Comunidade Rural do Mauazinho e do Colégio
Militar de Manaus - CMM - Professores e Estudantes do Ensino Médio com
apresentação de trabalhos Científicos.
Os jovens
secundaristas tiveram participação importante, dentre elas, na abertura do III
SPCPAM, ouvintes da conferência de abertura, participaram da oficina
“Sociologia por Meio do Jogo” e a apresentação de trabalhos, resultados de
pesquisas, estimuladas e patrocinados pela FAPEAM.
O
III SPCPAM permitiu a troca de conhecimento científico entre pesquisadores
brasileiros e estrangeiros de diversas áreas do conhecimento – sociologia,
antropologia, arqueologia, professores, historiadores, geógrafos, entre outros
– sobre a abordagem processual/figuracional para estudos das civilizações
amazônicas e seus processos civilizadores. Permitiu, abordar temas sociais, educacionais,
ambientais, econômicos e tecnológicos, para o desenvolvimento técnico,
científico e social da Amazônia.
No rol
dos resultados, a participação de instituições de outros estados brasileiros:
Universidade Federal do Pará, Campus Belém – PA; Universidade Federal de
Rondônia, Campus Porto Velho – RO; Universidade Federal de Roraima, Campus Boa
Vista – RR; Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís – MA;
Universidade Estadual de Londrina; Universidade Federal da Fronteira Sul
(UFFS), Campus Chapecó – SC; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
Campus Florianópolis -SC; Universidade Federal do Paraná, Campus Curitiba – PR;
Universidade Federal do Tocantins, Campus Arraias – TO; Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (UFRN), Campus Lagoa Nova Natal – RN; Universidade Federal
do Amapá (UNIFAP), Campus Macapá – AP; Universitário da Universidade Federal da
Grande Dourados (UFGD), Campus Dourados – MS; Universidade Federal de Mato
Grosso (UFMT), Campus Sorriso – MT;
Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste – RO; Instituto Federal
de Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus
Belém – PA e Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, Paranaguá - Núcleo de Educação Permanente da Hospital
Regional do Litoral.
No
III SPCPAM, tivemos a apresentação de 14 trabalhos no GT Jovem pesquisador e 35
trabalhos nos diversos GTs, destinados a alunos da pós-graduação e
profissionais de diversas áreas. Dos trabalhos apresentados, a produção desse
Anais e, posteriormente de um livro (e-book) com as conferências dos expertises
nacionais, internacionais e regionais.
O
presente Anais do III SPCPAM, reúne:
GT
- JOVEM PESQUISADOR E A FORMAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO
(836091)
“VAMOS BRINCAR GUILHERME!!!”: CRIAÇÃO DE JOGOS PARA A INCLUSÃO Daniel de
Almeida Bringel Nunes, Apresentadores: Daniel de Almeida Bringel Nunes;
(836090)
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA DISTORÇÃO DA IMAGEM CORPORAL Francisco Samuel Rocha da
Silva Rodrigues, Apresentadores: Francisco Samuel Rocha da Silva Rodrigues;
(836084)
A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA AUTOIMAGEM CORPORAL Júlia Oliveira,
Apresentadores: Júlia Oliveira;
(836089)
A QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES DO SÉCULO XXI Jasmyn Azevedo, Apresentadores:
Jasmyn Azevedo;
(836085)
ACADEMIA POR ESTÉTICA OU SAÚDE? Any Sybelly de Castro Leal, Apresentadores: Any
Sybelly de Castro Leal;
(836092)
BARRABOL: EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Andre Luís de Souza Lima,
Adenildo Vieira de Souza., Apresentadores: Adenildo Vieira de Souza;
(836094)
BRINGELBOL: A CRIAÇÃO DE UM JOGO PARA EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Daniel de Almeida Bringel Nunes, Apresentadores: Daniel de Almeida Bringel
Nunes;
(828202)
CONFECÇÃO DE CAIXA ENTOMOLÓGICA E IDENTIFICAÇÃO DA CLASSE INSECTA COMO RECURSO
DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DA ESCOLA MUNICIPAL ANA MARIA DE SOUZA BARROS,
LOCALIZADA NA CIDADE DE MANAUS-AM. Adryanne Karolynne Moreno de Matos, Rayca
Arruda da Silva, Marcos César da Costa Borges Filho, Herik da Silva e Silva,
Apresentadores: Rayca Arruda da Silva,
Marcos César da Costa Borges Filho,
Herik da Silva e Silva;
(816475)
Futebol e ensino de ciências: uma experiência com estudantes em uma escola
ribeirinha de Manaus/Am no ensino de matemática e física Andreza de Souza
Barbosa, Luna Whissu Éowys Vaz Blankenhorn, Lucas Lopes Moçambique;
Apresentadores: Luna Whissu Éowys Vaz Blankenhorn e Lucas Lopes Moçambique;
(836087)
MULHERES DE CHUTEIRAS: A VISIBILIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA NAS COPAS DO MUNDO
DE FUTEBOL FEMININO (1991 – 2023) Jaqueline Monique Marinho da Silva,
Apresentadores: Jaqueline Monique Marinho da Silva;
(832071)
PROCESSO CIVILIZADOR NA AMAZONIA: ENTRE O APOLÍNEO E O DIONÍSIACO – PARTE 1
Gabriel Porto Texeira, Miguel Martins Pessoa Cruz, Ianeis de Jesus da Silva
Xavier, José Celso de Mello Sampaio Filho: Gabriel Porto Texeira e Miguel
Martins Pessoa Cruz;
(832075)
PROCESSO CIVILIZADOR NA AMAZONIA: ENTRE O APOLÍNEO E O DIONÍSIACO – PARTE 2
Lucas de Freitas Werneck, Isaque Silva da Silveira, Ianeis de Jesus da Silva
Xavier, José Celso de Mello Sampaio Filho. Apresentadores: Lucas de Freitas
Werneck e Isaque Silva da Silveira;
(836083)
QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO Itaciara Magalhães Felicia
Batista, Apresentadores: Itaciara Magalhães Felicia Batista;
(831027)
REDES SOCIAIS: UMA REFLEXÃO PARA O EU E O NÓS ADOLESCENTE DA AMAZÔNIA ALICE
SANTOS DE ALBUQUERQUE GOMES DE MATOS, Apresentadores: ALICE SANTOS DE
ALBUQUERQUE GOMES DE MATOS.
GT1
- MODUS VIVENDI E PROCESSOS SOCIAIS DE LONGO PRAZO NA PAN-AMAZÔNIA
(816499)
HABITAÇÃO RIBEIRINHA UMA CULTURA AMAZÔNICA Angélica de Matos Carvalho,
Apresentadores: Angélica de Matos Carvalho;
(830345)
ENTRE DESAFIOS E ESPERANÇAS: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE INDÍGENA EM COARI-AM Cristiane
Braz Pereira, Cláudio Afonso Peres, Adelson da Costa Fernando, Apresentadores:
Cristiane Braz Pereira;
(833891)
O MODUS VIVENDI NA FEIRA DA PANAIR NA CIDADE DE MANAUS-AM Elisângela Monteiro
Teixeira, Apresentadores: Elisângela Monteiro Teixeira;
(827384)
O SERVIÇO PÚBLICO NO PRISMA DE NORBERT ELIAS Guilherme de Sousa Bueno, Marcos
Antônio Rodrigues de Oliveira, Carla Cristina Pereira de Sousa dos Santos,
Apresentadores: Carla Cristina Pereira de Sousa dos Santos;
(830986)
A SUBSUNÇÃO DE ANIMAIS COMO MEMBRO FAMILIAR A PARTIR DE UMA ANÁLISE
JURISPRUDENCIAL E DE PROJETOS DE LEI Taiana Santos de Albuquerque Gomes de
Matos, Apresentadores: Taiana Santos de Albuquerque Gomes de Matos;
(831613)
CULINÁRIA TRADICIONAL DAS MULHERES INDÍGENAS DO ASSENTAMENTO AGRÍCOLA TEOTÔNIO
FERREIRA DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA/AM Jurandir Farias da Silva, Gláucio
Campos Gomes de Matos, Apresentadores: Jurandir Farias da Silva;
(830918)
FIGURAÇÃO ENTRE OS KORIPAKO DO ALTO IÇANA Esly Camico Mandu, Apresentadores:
Esly Camico Mandu;
(831789)
O COTIDIANO DAS MULHERES HUPDA DO ALTO RIO NEGRO Jociela Vasconcelos Araujo,
Apresentadores: Jociela Vasconcelos Araujo;
GT
2 - A EDUCAÇÃO DE INDÍGENAS E NÃO INDÍGENAS NO PROCESSO CIVILIZADOR NA
PAN-AMAZÔNIA
(828089)
BRINCADEIRAS E JOGOS DE MATRIZ INDÍGENA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: BRINCANDO
E APRENDENDO COM A CULTURA INDÍGENA EDUARDO NUNES FOGASSO, Apresentadores:
EDUARDO NUNES FOGASSO;
(830294)
PSICÓLOGO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA - TEA. Afrânio Alves da Silva, Waldeliz de Freitas Rodrigues,
David da Silva Ribeiro, Apresentadores: David da Silva Ribeiro;
(829116)
A Escolarização e suas transformações no processo de aprendizagem na
perspectiva eliasiana Luana Gonzalez de Paiva, Apresentadores: Luana Gonzalez
de Paiva;
(808110)
PROCESSO DE CIVILIZAÇÃO DA SOCIEDADE AMAZONENSE: AS DIVERSIDADES EDUCACIONAIS
Ana Beatriz Alves da Silva, Waldeliz de Freitas Rodrigues, David da Silva
Ribeiro, Apresentadores: David da Silva Ribeiro;
(831959)
A EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA INDIGENA NA COMUNIDADE DE UMARIAÇÚ II Alberto
Araújo Antônio, Eliel Jorge Zaguri, Gabriela Neco Araujo, Apresentadores: Eliel
Jorge Zaguri;
(831244)
A VIAGEM DA LEITURA DE SI COMO FORMAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO DE ELIAS E LARROSA
Nilton Paulo Ponciano, Apresentadores: Nilton Paulo Ponciano;
(832272)
A representação simbólica dos indígenas nos livros didáticos: uma interpretação
a partir de Norbert Elias Ana Flávia Braun Vieira, Apresentadores: Ana Flávia
Braun Vieira;
GT
3 - LAZER, MEIO AMBIENTE E TURISMO
827524)
Configuração do Turismo de Base Comunitária em comunidades do Baixo Rio Negro
Shirley Sá Peixoto, Gláucio Campos Gomes de Matos, Apresentadores: Shirley Sá
Peixoto;
(836098)
O potencial do lazer, meio ambiente e turismo nas Terras Indígenas do povo
Ma-güta: Uma análise das atitudes e impactos socioambientais futuros Carla
Lopes Lima Manoel Shileni, Apresentadores: Carla Lopes Lima Manoel Shileni;
GT
4 - TECNIZAÇÃO/TECNOLOGIA E SEUS AVANÇOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA
AMAZÔNIA
Gláucio
Campos Gomes de Matos
Coordenador
Geral do III SPCPAM/ Líder do GPPCPAM
{{item.denominacao}} |
Responsável
EMAIL: glauciocampos62@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}