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Apresentação
APRESENTAÇÃO ANAIS III CONEDUPE
O
Congresso da Universidade de Pernambuco (ConedUPE) teve a sua primeira edição
em 2017, a segunda em 2019 e a terceira foi adiada um pouco em função da
pandemia, sendo realizada em 2022, cujos ANAIS estão sendo convidados a apreciar.
A
terceira edição do congresso (III CondUPE) teve como objetivo contribuir para o
fortalecimento de espaços de reflexão,
elaboração e interação entre os estudantes, professores e gestores da educação,
considerando os processos de formação presencial e virtual na perspectiva da
produção compartilhada do conhecimento e da transformação democrática da
realidade.
A escolha do tema Educação Transformadora: diálogos
de processos formativos em ensino presencial e virtual como fio
condutor do evento reflete justamente a urgência de se (re)discutir a formação
acadêmica, a prática docente e o papel
social do mesmo, possibilitando desenvolver novas pedagogias e plataformas
tecnológicas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos futuros
professores e daqueles que já atuam. A intenção do III ConedUPE foi contribuir para o permanente
redescobrimento da docência, compreendendo cada professor como potencial
pesquisador/a de sua realidade, de sua função pedagógica e social, e das
possibilidades existentes para o educador(a). A ideia é que cada professor(a) (re)construa
sua prática e reflita sobre ela, inovando pedagogicamente e socialmente,
compartilhando-a para disseminar as práticas bem avaliadas.
Socializar experiências de docência ligadas a
processos formativos em ensino presencial e virtual, com perspectiva
transformadora, e discutir possibilidades de inovação pedagógica constituiu uma
das principais dimensões do Congresso.
Por um lado, o cenário está extremamente
potencializado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC),
mas, por outro, não permite que se desconsidere a realidade presencial,
local e que se esqueça das possibilidades pedagógicas convencionais que podem
ser permanentemente inovadas.
A temática da educação
transformadora é fundamental para enfrentar toda sorte de desigualdades sociais
(classe, gênero, raça, renda, emprego, acesso universal a bens de consumo coletivo,
dentre outros) que marcam nosso país, trazendo à tona questionamentos
necessários a uma educação verdadeiramente humana. Nessa perspectiva, a
contribuição dos processos formativos, presenciais e virtuais, centra-se em
fomentar nos estudantes atitudes, conhecimentos e habilidades que se baseiem no
respeito à diversidade e permitam mais justiça social.
Desse modo, a educação
transformadora deve pautar-se em ações efetivas que conduzam à redução das
desigualdades sociais, garantindo espaço e participação para todos e todas na
sociedade. Na atualidade, o professor não deve ser visto como um simples
técnico transmissor de informações, ele é um educador que cultiva as
possibilidades de criação e de transformação dos saberes nos estudantes e em si
mesmo. E esses saberes são os responsáveis por mobilizar os sujeitos a
refletirem sobre si e sobre a sociedade. Por meio da compreensão da sociedade e
dos discursos sobre os quais se fundamenta, podemos vislumbrar a possibilidade
da experiência, do diferente, em direção à tão necessária transformação social.
Para que esta ocorra, é preciso que os professores sejam mobilizados a refletir
sobre os paradigmas que sustentam suas práticas, bem como lhes seja
proporcionado formação consistente que permite a apropriação de conteúdos,
metodologias e estratégias, tanto do ponto de vista teórico quanto prático,
para que possam, de fato, operar como agentes na transformação da educação e da
sociedade.
A educação transformadora, bem como
a docência comprometida, implicará estudantes e comunidades com a cidadania e
com iniciativas sociais, políticas, econômicas e culturais diversas, o que
certamente, a médio e longo prazo, contribuirá no desenvolvimento local e
regional, contribuindo, principalmente, com o estado de
Pernambuco.
O incentivo à participação de docentes da rede pública local teve por objetivo aproximar os sujeitos da educação básica da universidade, promovendo a integração e a reflexão orgânica, a partir da realidade educacional local e regional, na formação docente inicial e continuada, refletindo sobre os processos formativos presencial e virtual.
A articulação entre os campi da
Universidade de Pernambuco, para socialização das dificuldades e das
potencialidades na formação docente, pôde favorecer parcerias e contribuir para
o fortalecimento institucional comprometido com a educação transformadora,
perpassando o ensino, a pesquisa e a extensão, potencializando o presencial e o
virtual e sua integração e complementação.
O III ConedUPE constituiu-se como espaço
de formação dos estudantes e profissionais, através dos debates, conferências,
mesas-redondas, comunicações, minicursos e oficinas, e a troca entre estudantes,
professores e a comunidade em geral, fomentou a problematização e as
possibilidades da produção compartilhada do conhecimento e da educação
dialógica e transformadora da realidade cultural, social, política e econômica
do estado e do país.
Em nome da Comissão Organizadora e da Comissão Científica, agradecemos a todos os convidados e participantes do
Congresso e aos autores dos trabalhos que constituem os Anais do evento.
Boa leitura!
Volmir
José Brutscher
Deliane Macedo Farias de Sousa
Vera Lúcia Chalegre de Freitas
(Organizadores)
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Responsável
conedupe@upe.br
volmir.brutscher@upe.br
deliane.sousa@upe.br
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