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Apresentação

APRESENTAÇÃO ANAIS III CONEDUPE

 

O Congresso da Universidade de Pernambuco (ConedUPE) teve a sua primeira edição em 2017, a segunda em 2019 e a terceira foi adiada um pouco em função da pandemia, sendo realizada em 2022, cujos ANAIS estão sendo convidados a apreciar.

A terceira edição do congresso (III CondUPE) teve como objetivo contribuir para o fortalecimento de espaços de  reflexão, elaboração e interação entre os estudantes, professores e gestores da educação, considerando os processos de formação presencial e virtual na perspectiva da produção compartilhada do conhecimento e da transformação democrática da realidade.

A escolha do tema Educação Transformadora: diálogos de processos formativos em ensino presencial e virtual como fio condutor do evento reflete justamente a urgência de se (re)discutir a formação acadêmica, a prática docente  e o papel social do mesmo, possibilitando desenvolver novas pedagogias e plataformas tecnológicas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos futuros professores e daqueles que já atuam. A intenção do III ConedUPE foi contribuir para o permanente redescobrimento da docência, compreendendo cada professor como potencial pesquisador/a de sua realidade, de sua função pedagógica e social, e das possibilidades existentes para o educador(a). A ideia é que cada professor(a) (re)construa sua prática e reflita sobre ela, inovando pedagogicamente e socialmente, compartilhando-a para disseminar as práticas bem avaliadas.

Socializar experiências de docência ligadas a processos formativos em ensino presencial e virtual, com perspectiva transformadora, e discutir possibilidades de inovação pedagógica constituiu uma das principais dimensões do Congresso.

            Por um lado, o cenário está extremamente potencializado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), mas, por outro, não permite que se desconsidere a realidade presencial, local e que se esqueça das possibilidades pedagógicas convencionais que podem ser permanentemente inovadas.

            A temática da educação transformadora é fundamental para enfrentar toda sorte de desigualdades sociais (classe, gênero, raça, renda, emprego, acesso universal a bens de consumo coletivo, dentre outros) que marcam nosso país, trazendo à tona questionamentos necessários a uma educação verdadeiramente humana. Nessa perspectiva, a contribuição dos processos formativos, presenciais e virtuais, centra-se em fomentar nos estudantes atitudes, conhecimentos e habilidades que se baseiem no respeito à diversidade e permitam mais justiça social.

         Desse modo, a educação transformadora deve pautar-se em ações efetivas que conduzam à redução das desigualdades sociais, garantindo espaço e participação para todos e todas na sociedade. Na atualidade, o professor não deve ser visto como um simples técnico transmissor de informações, ele é um educador que cultiva as possibilidades de criação e de transformação dos saberes nos estudantes e em si mesmo. E esses saberes são os responsáveis por mobilizar os sujeitos a refletirem sobre si e sobre a sociedade. Por meio da compreensão da sociedade e dos discursos sobre os quais se fundamenta, podemos vislumbrar a possibilidade da experiência, do diferente, em direção à tão necessária transformação social. Para que esta ocorra, é preciso que os professores sejam mobilizados a refletir sobre os paradigmas que sustentam suas práticas, bem como lhes seja proporcionado formação consistente que permite a apropriação de conteúdos, metodologias e estratégias, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, para que possam, de fato, operar como agentes na transformação da educação e da sociedade. 

        A educação transformadora, bem como a docência comprometida, implicará estudantes e comunidades com a cidadania e com iniciativas sociais, políticas, econômicas e culturais diversas, o que certamente, a médio e longo prazo, contribuirá no desenvolvimento local e regional, contribuindo, principalmente, com o estado de Pernambuco.

        O incentivo à participação de docentes da rede pública local teve por objetivo aproximar os sujeitos da educação básica  da universidade, promovendo a integração e a reflexão orgânica, a partir da realidade educacional local e regional, na formação docente inicial e continuada, refletindo sobre os processos formativos presencial e virtual.

                A articulação entre os campi da Universidade de Pernambuco, para socialização das dificuldades e das potencialidades na formação docente, pôde favorecer parcerias e contribuir para o fortalecimento institucional comprometido com a educação transformadora, perpassando o ensino, a pesquisa e a extensão, potencializando o presencial e o virtual e sua integração e complementação.

           O III ConedUPE constituiu-se como espaço de formação dos estudantes e profissionais, através dos debates, conferências, mesas-redondas, comunicações, minicursos e oficinas, e a troca entre estudantes, professores e a comunidade em geral, fomentou a problematização e as possibilidades da produção compartilhada do conhecimento e da educação dialógica e transformadora da realidade cultural, social, política e econômica do estado e do país.

                Em nome da Comissão Organizadora e da Comissão Científica, agradecemos a todos os convidados e participantes do Congresso e aos autores dos trabalhos que constituem os Anais do evento.

            Boa leitura!

 

            Volmir José Brutscher

Deliane Macedo Farias de Sousa

Vera Lúcia Chalegre de Freitas

(Organizadores)




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Responsável

conedupe@upe.br

volmir.brutscher@upe.br

deliane.sousa@upe.br


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