A TEORIA QUEER, O DOCENTE DO SÉCULO XXI E SUA “LIBERDADE”

Publicado em 17/01/2023 - ISBN: 978-85-5722-537-4

DOI
10.29327/1176361.1-2  
Título do Trabalho
A TEORIA QUEER, O DOCENTE DO SÉCULO XXI E SUA “LIBERDADE”
Autores
  • Raphael de Andrade Ribeiro
  • Lucas Capita Quarto
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
GT 04 - Formação de Professores
Data de Publicação
17/01/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiicope2022/479257-a-teoria-queer-o-docente-do-seculo-xxi-e-sua-liberdade
ISBN
978-85-5722-537-4
Palavras-Chave
Teoria Queer, Formação Docente Emancipatória, Educação; Gênero Sexu,alidade.
Resumo
Nos atuais dias, é notório a falta do real conhecimento sobre gênero e sexualidade por parte de um grupo significativo de docentes, os quais ainda utilizam a “Educação Bancária” em sua atuação nas salas de aula. Nesse patamar, tendo a temática gênero e sexualidade como pauta deste estudo, a Teoria Queer ajuda o docente, uma vez que sua natureza é fundamentada em questionamentos, incertezas, desconstruções de paradigmas e a competência de indagar conceitos estipulados pela sociedade e pelo próprio currículo escolar como “verdades absolutas”. Outrossim, estudos como a “Pedagogia da Autonomia” (FREIRE, 2000); “História da Sexualidade” (FOUCALT, 2021) e “Por uma Concepção Multicultural dos Direitos Humanos (SANTOS, 1997), demostram que os docentes continuam “presos” ao questões teóricas que já foram desconstruídas e ainda, as entendem como “verdade”, no que tange gênero e sexualidade. Não obstante, a justificativa que gerou o presente estudo, tem como base a pertinência sobre a formação dos que os docentes que atuam nas “Unidades Escolares do século XXI (ano de 2022)”, devem possuir sobre gênero e sexualidade. A Teoria Queer como base para estudos para gênero e sexualidade tende a efetivar uma “Educação que Liberta”. Assim sendo, é possível concluir que o docente ao conhecer a Teoria Queer e suas ramificações esse poderá descontruir suas “tendencias teóricas”, sendo capaz de construir um saber contemporâneo (libertador) e consequentemente, poderá construir com seus discentes um saber crítico, reflexivo, respeitador, pautado na cidadania no qual o gênero e a sexualidade não serão considerados pelos alunos como “algo desconhecido”.
Título do Evento
III Congresso Online de Pedagogia - COPe - A Emergente pedagogia popular na concepção Freiriana e as lutas sociais em contexto escolar.
Título dos Anais do Evento
Congresso Online de Pedagogia: A emergente pedagogia popular na concepção freiriana e as lutas sociais em contexto escolar
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

RIBEIRO, Raphael de Andrade; QUARTO, Lucas Capita. A TEORIA QUEER, O DOCENTE DO SÉCULO XXI E SUA “LIBERDADE”.. In: Congresso Online de Pedagogia: A emergente pedagogia popular na concepção freiriana e as lutas sociais em contexto escolar. Anais...Santa Inês(MA) Online, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/iiicope2022/479257-A-TEORIA-QUEER-O-DOCENTE-DO-SECULO-XXI-E-SUA-LIBERDADE. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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