METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: USO DO ARCO DE MAGUEREZ COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Publicado em 22/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0280-6

Título do Trabalho
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: USO DO ARCO DE MAGUEREZ COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Autores
  • Kezia Cristina Batista dos Santos
Modalidade
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Área temática
EIXO 6 – TECNOLOGIAS, INFORMAÇÃOE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
Data de Publicação
22/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiimostracientifica/735890-metodologia-da-problematizacao--uso-do-arco-de-maguerez-como-tecnologia-educacional-na-atencao-primaria-a-saude
ISBN
978-65-272-0280-6
Palavras-Chave
Educação em Saúde, Resolução de Problemas, Atenção Primária à Saúde.
Resumo
Contextualização: A metodologia da problematização (MP) é considerada um modelo inovador de tecnologia educacional, pois utiliza problemas reais como estratégias de ensino-aprendizagem fazendo com que os discentes interajam de forma ativa, como atores do processo de construção do conhecimento, resultando em uma aprendizagem significativa. A primeira referência para a MP é o Método do Arco de Charles Maguerez. O campo escolhido foi a Atenção Primária à Saúde (APS) dentro do tema “Carteira de serviços da Atenção Primária à Saúde - CaSAPS”. Metodologia: Relato de experiência que empregou o Arco de Maguerez em uma atividade de campo desenvolvida durante a preceptoria de alunos do Programa de Integração Básica em Saúde, vivenciada de março a junho de 2023 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paço do Lumiar/MA, onde participaram um preceptor e seis discentes. Os dados foram coletados por meio de observação participante durante a rotina do serviço. Objetivo Geral: Relatar a experiência do uso da MP com o Arco de Maguerez na apresentação da CaSAPS à comunidade, bem como os resultados alcançados. Resultados: Observou-se que a população adscrita desconhecia serviços essenciais oferecidos pela UBS, ocasionando déficits na procura e baixa utilização dos serviços. Diante deste problema identificado, foram implementadas as cinco etapas do Arco de Maguerez: 1. Observação da realidade; 2. Pontos-chave; 3. Teorização; 4. Hipótese de solução; 5. Aplicação à realidade - prática. A experiência resultou no aumento da procura por serviços pela população e maior satisfação na utilização dos mesmos, bem como o fortalecimento do vínculo entre equipe da APS, discentes e comunidade. Aprendizados e Análise Crítica: Ressalta-se que o Arco de Maguerez mostrou-se uma ferramenta educacional efetiva para a integração ensino-serviço-comunidade, permitindo a identificação de problema real e mudança da realidade vivenciada, favorecendo o processo de ensino-aprendizado dos alunos e melhoria da assistência prestada à população.
Título do Evento
I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e a III Mostra Científica da SES-MA
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Kezia Cristina Batista dos. METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: USO DO ARCO DE MAGUEREZ COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.. In: Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA. Anais...São Luís(MA) SES-MA / ESPMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIImostracientifica/735890-METODOLOGIA-DA-PROBLEMATIZACAO--USO-DO-ARCO-DE-MAGUEREZ-COMO-TECNOLOGIA-EDUCACIONAL-NA-ATENCAO-PRIMARIA-A-SAUDE. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

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