UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO NA SAÚDE

Publicado em 22/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0280-6

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Autores
  • Emmanuele de Jesus Balata Sousa Alves
  • José Jailson de Almeida Júnior
  • Josafá Barbosa Marins
  • João Vyctor Silva Fortes
  • Carla Priscilla Belchior Marques
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
EIXO 5 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Data de Publicação
22/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiimostracientifica/758650-utilizacao-de-metodologias-ativas-para-potencializar-a-educacao-na-saude
ISBN
978-65-272-0280-6
Palavras-Chave
Educação na saúde, Educação Permanente em Saúde, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, Sistema Único de Saúde.
Resumo
A educação é um instrumento potente para corrigir o descompasso entre a orientação da formação, o desenvolvimento dos profissionais de saúde e os princípios e as diretrizes do SUS, portanto, promover ações direcionadas aos trabalhadores que articulem as competências individuais aos objetivos institucionais e que gerem valor público sustentável é necessário. Estimular a autonomia, a reflexão, a criticidade e a capacidade de solucionar problemas a partir da apropriação do conhecimento nas ações de educação na saúde com a utilização de metodologias ativas é uma excelente estratégia para a aprendizagem significativa. O apoio às práticas educativas voltadas para os profissionais do SUS foi desenvolvido por Supervisores de Ensino de uma empresa pública. Dentre as estratégias de padronização dos Núcleos de Educação Permanente das unidades, o incentivo à utilização de metodologias ativas nas ações educativas foi um grande diferencial, tendo em vista que a dinâmica de aprender e ensinar requer a oportunidade e o estímulo ao exercício da liberdade de expressão, de ação e o diálogo para todos. Ao realizarem as visitas diagnósticas nas unidades, no período de julho a setembro de 2023, os supervisores identificaram o uso de metodologias ativas nas ações de educação permanente em saúde desenvolvidas pelo NEP. Com o objetivo de descrever como o uso de metodologias ativas corrobora para as ações, identificou-se durante as visitas a utilização de gamificação (ludo, pescaria, jogo da memória, 7 erros), gincanas e simulação realística. Observou-se que o uso destas metodologias melhora a adesão das equipes à proposta educativa e impacta na efetividade da temática abordada. As metodologias ativas inserem o participante no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o construtor do seu próprio conhecimento, permitindo um olhar articulado entre a teoria e a prática, rompe a unidirecionalidade na relação facilitador-participante e traz a luz dimensões subjetivas, sociais e culturais.
Título do Evento
I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e a III Mostra Científica da SES-MA
Cidade do Evento
São Luís
Título dos Anais do Evento
Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALVES, Emmanuele de Jesus Balata Sousa et al.. UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA POTENCIALIZAR A EDUCAÇÃO NA SAÚDE.. In: Anais do I Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica SES-MA. Anais...São Luís(MA) SES-MA / ESPMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIImostracientifica/758650-UTILIZACAO-DE-METODOLOGIAS-ATIVAS-PARA-POTENCIALIZAR-A-EDUCACAO-NA-SAUDE. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes