O IMAGINÁRIO CHINÊS NO BARROCO BRASILEIRO.

Publicado em 05/06/2019

Título do Trabalho
O IMAGINÁRIO CHINÊS NO BARROCO BRASILEIRO.
Autores
  • LUIZ PHILIPPE PERES TORELLY
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/iiisimposioicomosbrasil/145408-o-imaginario-chines-no-barroco-brasileiro
ISBN
Palavras-Chave
patrimônio; barroco; influência chinesa
Resumo
O IMAGINÁRIO CHINÊS NO BARROCO BRASILEIRO É curioso o processo mental que dá início a uma ideia. As observações, indagações e imagens vão se concatenando aos poucos. Não nascem prontas, são processos mentais onde as conexões se estabelecem gradativamente e naturalmente um fio condutor se configura. Vão se juntando olhares, impressões, pesquisas, leituras, garimpando para encontrar o ouro, ou quem sabe até um diamante. Foi assim com esse tema que agora, irei apresentar a vocês. Não é novo, já foi destacado por vários autores que como eu, perceberam sua presença curiosa em meio aos rígidos cânones do barroco e do rococó. As vezes surge com intensidade magnífica, como na Capela de Nossa Senhora do Ó, em Sabará/MG, considerada por Germain Bazin como a “rosa mística do Brasil”1, registrada magistralmente por Sylvio de Vasconcellos em obra homônima, ora sutilmente em molduras da excepcional coleção de arte sacra do século XVIII, no museu do Convento de Santo Antônio, em Igarassu/PE. Desde criança e já vai um bom tempo, me encanta o ambiente das velhas igrejas. Sua atmosfera de recolhimento e silêncio, as imagens, as alegorias, as metáforas que estão expressas desde o passar de seus umbrais, em paredes, altares, adornos, imagens. De início tinha um encanto religioso que foi substituído pela arte, pelas formas, pela luz diáfana, pelas estórias que esses lugares de contemplação, recolhimento, exaltação e deslumbramento evocam. É como se fossem organismos vivos, onde os milhares ou milhões de orações, súplicas, confidências, pedidos, angústias, agradecimentos, impregnassem as paredes, tetos, estatuas e as pedras do chão. Com os passar dos anos e a procura de alento para a formação de um arquiteto, conheci muitas igrejas, por esse Brasil e mundo afora, o que me ajudou a perceber a relevância artística e mística de nossa arquitetura religiosa e seu papel na sociedade colonial. Em seu livro Barroco e Rococó, Germain Bazin afirma que os melhores exemplos da arte portuguesa no século XVIII, se encontram no Brasil. Bazin é também autor de “A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil”, obra escrita no final dos anos 50 do século passado, mas ainda hoje referência obrigatória para o estudo do barroco entre nós. Trata-se na verdade de resgatar entre outras, uma influência aparentemente exótica em nossa arquitetura religiosa, que pode passar por um certo modismo de época, sem maiores consequências, mas que permite leituras mais lúdicas e audaciosas, sobre a influência chinesa na ornamentação de igrejas em diversos pontos do território brasileiro, na arquitetura e morfologia urbana, onde comentaremos entre outros, o caso de Diamantina/MG. Identificados em afrescos e desenhos, mobiliário, cerâmica, quadros, porcelanas, estatuária religiosa, telhados e detalhes arquitetônicos, os chinesismos ou chinesices, estão presentes em templos e edifícios religiosos, e até na arquitetura civil, em vários estados brasileiros, especialmente em Minas Gerais.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORELLY, LUIZ PHILIPPE PERES. O IMAGINÁRIO CHINÊS NO BARROCO BRASILEIRO... In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/145408-O-IMAGINARIO-CHINES-NO-BARROCO-BRASILEIRO. Acesso em: 30/04/2025

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