A ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS E O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DE COLATINA/ES

Publicado em 05/06/2019 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
A ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS E O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DE COLATINA/ES
Autores
  • Luana Moutinho de Matos
  • Aline Vargas da Silveira
  • Juliana de Souza Freitas
Modalidade
Resumo
Área temática
TEMA GERAL: Sub-tema 1: Documentação, conservação e restauração (1.1. Documentação da arquitetura 1.2. Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico 1.3. Arquitetura em terra, em pedra e em madeira 1.4. Arquitetura vernacular 1.5. Fortificações e patrimônio militar 1.6. Patrimônio religioso 1.7. Patrimônio industrial 1.8. Patrimônio arqueológico e arte rupestre 1.9. Patrimônio cultural subaquático 1.10. Pinturas murais)
Data de Publicação
05/06/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
www.even3.com.br/Anais/IIISimposioICOMOSBrasil/147538-A-ESTRADA-DE-FERRO-VITORIA-A-MINAS-E-O-PATRIMONIO-FERROVIARIO-DE-COLATINAES
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Colatina; patrimônio industrial; preservação.
Resumo
O município de Colatina, localizado na região noroeste do estado do Espírito Santo, está a 135 km da capital Vitória, e possui 121.580 mil habitantes (IBGE, 2018). O município, que é cortado pelo Rio Doce, teve muita influência da imigração europeia, principalmente a italiana, e após a chegada da estrada de ferro, de migrantes de outras partes do Brasil. No início do século XX houve a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), cortando o centro da antiga Vila de Colatina, e também da Vila de Itapina, atual distrito do município e um dos Sítios Históricos tombados a nível estadual. Com o advento da ferrovia, o processo industrial foi impulsionado, pois a mesma possibilitou o escoamento de mercadorias e o transporte de pessoas tanto à capital Vitória quanto a Minas Gerais. Junto aos trilhos, surgiram evidências da arquitetura ferroviária industrial em Colatina como a antiga Estação, o terminal de cargas, a ponte de ferro Agenor Alves e o vagão de trem, localizados na região central da cidade. Ademais, em Itapina, os elementos que compõem essa arquitetura são a antiga Estação de Itapina, a ponte inacabada e os trilhos do trem. Essas edificações descrevem o processo de industrialização ocorrido na região e hoje caracterizam seu Patrimônio Industrial que, segundo a Carta de Nizhny Tagil (2003 s.p.) entende-se pelos “(...) vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitetônico ou científico”, as quais configuram tipologias construtivas ferroviárias expressas em estruturas feitas pela EFVM ao longo da linha férrea Vitória-Minas. Inicialmente, a EFVM tinha como percurso o centro do município de Colatina e com a evolução urbana da cidade, foi necessário remodelar o traçado dos trilhos, levando-os para a região periférica. A partir disso, o antigo conjunto ferroviário perdeu suas características iniciais -o de ser um entreposto ferroviário-, e passou a sofrer com a degradação de sua estrutura e a mudança de uso. Além disso, com a crise cafeeira na década de 70, Colatina passou por um processo de êxodo populacional, o qual teve grande impacto em Itapina, pois o distrito possui hoje uma população flutuante - onde a maioria não reside no local-, o que pode levar ainda mais o vilarejo ao descaso e abandono. Vale ressaltar que, embora Itapina seja tombada como Sítio Histórico Estadual, o município de Colatina não apresenta legislações específicas que protejam seu patrimônio ferroviário acarretando a constante degradação das edificações. Isto posto, pode-se observar que a EFVM, por sua inserção, possibilitou seu desenvolvimento histórico, econômico, social e permite a interpretação do uso simbólico da ferrovia como Patrimônio Industrial da cidade. Assim, o presente trabalho, expõe a real necessidade da proteção, conservação, restauro e valorização destes complexos ferroviários já que eles retratam a identidade local, compõem a memória coletiva e requerem seu reconhecimento como valor patrimonial.
Título do Evento
3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
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Como citar

MATOS, Luana Moutinho de; SILVEIRA, Aline Vargas da; FREITAS, Juliana de Souza. A ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS E O PATRIMÔNIO FERROVIÁRIO DE COLATINA/ES.. In: Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Centro de Atividades Didáticas 2 - CAD2 | Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha - Belo Horizonte/MG, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/IIISimposioICOMOSBrasil/147538-A-ESTRADA-DE-FERRO-VITORIA-A-MINAS-E-O-PATRIMONIO-FERROVIARIO-DE-COLATINAES. Acesso em: 28/03/2024

Trabalho

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